Realize uma busca, utilizando
as teclas:
CONTROL+F
Ou procure pela lista alfabética abaixo,
organizada por autor
A
| B | C |
D | E | F
| G | H |
I | K | L
| M | N |
P | R | S
| T | V |
Z
A
TOPO
B
BOSCHILIA, B. ; MARCHI JR,
Wanderley . Futebol, Democracia e Arbitragem:
algumas leituras figuracionistas. Esporte e
Sociedade, v. 8, p. 3, 2008.
BRANDAO, C. F. . A teoria
dos processos de civilização e
o controle das emoções.. Conexões
(UNICAMP), Campinas, v. 1, n. 1, p. 79-89, 2003.
BRANDAO, C. F. . A teoria
dos processos de civilização e
o controle das emoções.. Conexões
Revista da Faculdade de Educação
Física da Unicamp, Campinas, v. 1, n.
1, p. 79-89, 2003.
BRANDAO, C. F. . Considerações
sobre a qualidade da produção
científica da Educação
Física brasileira.. Revista Brasileira
de Ciências do Esporte, Campinas - S.P.,
v. 21, n. 2/3, p. 103-107, 2000.
BRANDAO, C. F. . O controle
das emoções e o aperfeiçoamento
da democracia.. Vertentes, Assis - SP, n. 4,
p. 145-153, 1998.
BRANDAO, C. F. . Política
educacional para a educação superior
brasileira na última década..
Impulso, Piracicaba, v. 16, n. 40, p. 69-80,
2005.
TOPO
C
CANTORANI, J. R. H. ; OLIVEIRA
JR, C. R. de . Expansão das atividades
físicas de aventura na atureza: análise
sócio-histórica das necessidades
desencadeadas pelo processo civilizador . Lecturas
Educación Física y Deportes, Buenos
Aires, v. 1, n. 100, p. 1-1, 2006.
CANTORANI, J. R. H. ; OLIVEIRA
JR, C. R. de . O Avanço da Civilização
e as Atividades Físicas de Aventura como
Meio de Lazer: a tecnologia como fator de afastamento
e aproximação da natureza.. Conexões
(UNICAMP), Campinas, v. 3, n. 2, p. 109-122,
2005.
CANTORANI, J. R. H. ; PILATTI,
L. A. . O nicho Esportes de Aventura: um processo
de civilização ou descivilização?.
Lecturas Educación Física y Deportes,
Buenos Aires, v. 10, n. 87, 2005.
CANTORANI, J. R. H. ; PILATTI,
L. A. . Teias de interdependência entre
a vida em sociedade, a rotina e o prazer: o
estudo do lazer sob a perspectiva da teoria
elisiana. Lecturas Educación Física
y Deportes, v. 11, p. 102, 2006.
COSTA, Márcia Rosa da.
As configurações das infâncias
e as culturas das crianças de periferia
urbana In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA
E PRÁTICA DE ENSINO, 2008, PORTO ALEGRE.
ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA
DE ENSINO Trajetórias e Processos de
Ensinar e Aprender: lugares, memórias
e culturas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. v.1.
p.1 – 11
COSTA, Márcia Rosa da.; POOLI, João
Paulo. Desafios no desenvolvimento de pesquisas
sobe a infância no contexto das ciências
sociais In: 1º Congresso Internacional
em Estudos da Criança, 2008, Braga. Infâncias
Possíveis, Mundos Reais: 1º Congresso
Internacional em Estudos da Criança.
Braga, Portugal: Universidade do Minho, 2008.
COSTA, Márcia Rosa da.
Infância, educação e processos
culturais: um estudo a partir da sociologia
configuracional de Norbert Elias In: 3º
Seminário Brasileiro de Estudos Culturais
e Educação, 2008, Canoas. 3º
Seminário Brasileiro de Estudos Culturais
e Educação: Pedagogias sem fronteiras.
Canoas: ULBRA, 2008.
COSTA, Márcia Rosa da.
As configurações da infância
e a cultura In: 2º. Seminário Brasileiro
de Estudos Culturais e Educação,
2006, Canoas. 2º. Seminário Brasileiro
de Estudos Culturais e Educação
CD-ROM. , 2006. v.único. p.1 - 9
TOPO
D
TOPO
E
TOPO
F
FASSHEBER, J. R. M. ; FERREIRA,
M. B. R. . Etnofutebol indígena. ComCiência,
v. 79, p. 79-80, 2006.
TOPO
G
GEBARA, A. . Anotações
para a Teoria do Progresso Civilizador: Proposições
para a História da Educação.
Comunicações (Piracicaba), Piracicaba,
v. 5, n. 2, p. 140-151, 1998.
GEBARA, A. . Diálogo
com Aguirre Rojas sob Norbert Elias: Hisoriador
e Crítico da Modernidade. Diálogos
(Maringá), Maringá, v. 2, n. 2,
p. 29-34, 1998.
GEBARA, A. . Educação
e Lazer na Teoria do Processo Civilizador: primeiros
contatos entre portugueses e brasileiros. Revista
da II Semana de História, Unicentro/Guarapuava,
v. 2, p. 134-144, 2004.
GEBARA, A. . Esportes - Elementos
para uma História. Stress, Campinas,
v. 1, n. 1, p. 44-46, 1970.
GEBARA, A. . Estigma. Revista
da Sociedade Brasileira de Atividade Motora
Adaptada, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 45-46, 2001.
GEBARA, A. . Fontes Históricas
e Oralidade. Movimento (Porto Alegre), Porto
Alegre, v. 10, n. 3, p. 133-154, 2004.
GEBARA, A. . Norbert Elias
in Brazil:an Initial Impact. Figurations, Dublin,
v. 11, p. 2-3, 1999.
GEBARA, A.; Matos, Eloísa
A. S. A. Tecnologia e História: Johan
Goudsblom e Norbert Elias. Revista Gestão
Industrial (Online), v. 03, p. 186-196, 2007.
GEBARA, A. . Educação
e Lazer na Teoria do Processo Civilizador: primeiros
contatos entre portugueses e brasileiros. Revista
Historiografia Brasileira Contemporânea,
Unicentro/Guarapuava, v. 2, p. 134-144, 2004.
GEBARA, A. . Fontes Históricas
e Oralidade. Revista Movimento, Porto Alegre,
v. 10, n. 3, p. 133-154, 2004.
TOPO
H
HARO, Fernando Ampudia de.
Una aproximación al proceso civilizatorio
español. In Praxis Sociológica,
Nº 9, 2005; pp. 91-122. (ISSN: 1575-08-17)
HARO, Fernando Ampudia de. Administrar el Yo:
Literatura de Autoayuda y gestión del
comportamiento y los afectos. In Revista Española
de Investigaciones Sociológicas (REIS).
Nº 113, Janeiro-Março, 2006, pp.
49-75. (ISSN: 0210-5233)
HARO, Fernando Ampudia de. Ética y estética
de la conducta en los manuales de buenas maneras
españoles. In Política y Sociedad.,
Vol. 43- Nº 3, 2006, pp. 67-85 (ISSN: 1130-8001)
HARO, Fernando Ampudia de. La duda de Norbert
Elias: ampliaciones en la teoría del
proceso civilizatorio. In Política y
Sociedad. Vol. 45, Nº 3, 2008, pp.181-201
(ISSN: 1130-8001)
HARO, Fernando Ampudia de. Civilización,
descivilización, informalización
y gubernamentalidad: nuevas aportaciones al
modelo teórico de Norbert Elias. In Ponencias
y Comunicaciones. XIICongreso Nacional de Sociología
en Castilla-La Mancha “Castilla La-Mancha:
25 años de autonomía”. Toledo:
ASCM, 2007; pp. 187-196 (ISBN: 978-84-690-5365-2)
HARO, Fernando Ampudia de. Distinción
social y franquismo: la dicotomía vencedor/vencido.
In Actas del II Congreso Internacional de Historia
de Nuestro Tiempo. Logroño, Universidad
de La Rioja (no prelo).
HONORATO, Tony ; SIMÕES,
José Luis . Individualização
Skatista e Poder na Escola. In: Conferência
Internacional Educação, Globalização
e Cidadania: novas perspectivas da Sociologia
da Educação, 2008, João
Pessoa/PB. Conferência Internacional Educação,
Globalização e Cidadania: novas
perspectivas da Sociologia da Educação.
João Pessoa/PB : UFPB, 2008. v. 1. p.
1-8.
HONORATO, Tony . Elementos
para uma história do poder na instituição
escolar no esforço civilizador brasileiro.
In: XVII Encontro Regional de História
- O historiador e seu tempo, 2006, Assis/SP.
O historiador e seu tempo - ANPUH/SP/2006. Assis/SP
: UNESP, 2006. v. 01.
HONORATO, Tony . Contribuições
do conceito de individualização
para o estudo da história do esporte
e lazer. In: XXIII Simpósio Nacional
de História - ANPUH, 2005, Londrina/PR.
XXIII Simpósio Nacional de História:
Guerra e Paz- ANPUH. Londrina : Editorial Mídia,
2005.
HONORATO, Tony . Tribo Skatista:
rede relacional e poder configuracional. In:
XXIII Congresso Latino Americano da Associação
Latina Americana de Sociologia-ALAS, 2005, Porto
Alegre/RS. XXIII Congresso Latino Americano
da Associação Latina Americana
de Sociologia-ALAS. Porto Alegre : UFGRS, 2005.
HONORATO, Tony . Uma história
do Skate no Brasil: do lazer à esportivização.
In: XVII Encontro Regional de História
- O lugar da história., 2004, UNICAMP-Campinas.
ANPUH São Paulo, 2004. v. 01. p. 01-14.
HONORATO, Tony . Saber de
'rua'e poder na escola. In: IV Simpósio
de Dissertações e Teses-PPGE/UNIMEP,
2004, Piracicaba-SP. IV Simpósio PPGE.
Piracicaba-SP : UNIMEP, 2004. v. 01. p. 172-176.
HONORATO, Tony ; GEBARA, Ademir
. Esportes radicais e tecnologização.
In: III Congresso Científico Latino-Americano
de Educação Física - UNIMEP.,
2004, Piracicaba-SP. III Congresso UNIMEP..
Piracicaba-SP : UNIMEP, 2004. v. 01.
HONORATO, Tony ; GEBARA, Ademir
. A individualização de uma prática
cultural e o poder escolar. In: 2a. Mostra Acdêmica
UNIMEP. 2 Congresso de Pós-Graduação-UNIMEP,
2004, Piracicaba. 2a. Mostra Acdêmica
UNIMEP. 2 Congresso de Pós-Graduação-UNIMEP.
Piracicaba : UNIMEP, 2004.
TOPO
I
TOPO
K
KOWALSKI, Bel . A Liderança
da Popularidade no Futebol: Flamengo, Real Madrid
e Boca Juniors. IV Encuentro Deporte Y Ciencias
Sociales, 2002.
KOWALSKI, Bel ; FERREIRA, M.
B. R. . Estética Corpo e Cultura. Conexões
(UNICAMP), v. 5, p. 98-125, 2007.
KOWALSKI, Bel ; ROCHA FERREIRA,
Maria Beatriz . Estética, corpo e cultura.
Conexões (UNICAMP), v. 5, p. 7o artigo,
2007.
TOPO
L
LANDINI, Tatiana Savoia . A
sociologia de Norbert Elias. BIB. Revista Brasileira
de Informação Bibliográfica
em Ciências Sociais, v. 61, p. 91-108,
2006.
LANDINI, Tatiana Savoia . Envolvimento
e Distanciamento na Produção Brasileira
de Conhecimento sobre Pornografia Infantil na
Internet. São Paulo em Perspectiva, v.
21, p. 80-88, 2007.
LANDINI, Tatiana Savoia . Escritos
& Ensaios: Norbert Elias em perspectiva
(resenha). Revista Brasileira de Ciências
Sociais, v. 22, p. 169-173, 2007.
LANDINI, Tatiana Savoia . Violência
sexual contra crianças na mídia
impressa: gênero e geração.
Cadernos Pagu, v. 26, p. 225-252, 2006.
LANDINI, Tatiana Savoia .
A sociologia de Norbert Elias. BIB. Revista
Brasileira de Informação Bibliográfica
em Ciências Sociais, v. 61, p. 91-108,
2006.
LANDINI, Tatiana Savoia .
Pedófilo, quem és? A pedofilia
na mídia impressa. Cadernos de Saúde
Pública, Rio de Janeiro, v. 19, n. supl.
2, p. S273-S282, 2003.
LEAO, A. B. . A Nação
e os Livros Infantis - Autoria, Edição
e Leitura. Tensões Mundiais, v. 3, p.
391-428, 2008.
LEAO, A. B. . Civilização
da Obediência: por uma Sociologia do livro
escrito para crianças na República
das Letras. Revista de Letras (Fortaleza), Fortaleza,
v. 1, p. 12-18, 1998.
LEAO, A. B. . Cultura e Imaginação
Nacional: o nacionalismo e o livro didático
na Primeira República brasileira. Cadernos
de Educação, Fortaleza, 2000.
LEAO, A. B. . Publicar contos
de fadas na Velha República, um compromisso
com a nação - Revista do curso
de Gestão da Comunicação
- Ano XII - N.3 Set/dez 2007 - USP -ECA- CCA
- Paulinas. Comunicação &
Educação, v. 1, p. 15-22, 2007.
LEAO, A. B. . A Livraria Garnier
e a história dos livros infantis no Brasil
- gênese e formação de um
campo literário (1858 - 1920) - História
da Educação / ASPHE. Fae, UFPel
(Jan/Abr 2007). História da Educação
(UFPel), v. 1, p. 159-184, 2007.
LEAO, A. B. . Universos da
devoção, sabedoria e moral - as
Bibliotecas Juvenis Garnier (1858 e 1920). Revista
do Programa de Pós-Graduação
em Educação da FAE/UFMG. Educação
em Revista (UFMG), Minas Gerais, v. 43, p. 189-208,
2006.
LEAO, A. B. . Ler, Obedecer,
Instruir-se: uma pedagogia analítica
da alma feminina. Educação em
Debate, Fortaleza, v. 1, p. 38-47, 2002.
LEAO, A. B. . Cultura e Imaginação
Nacional: o nacionalismo e o livro didático
na Primeira República brasileira. Cadernos
de Educação, Fortaleza, 2000.
LOMBARDI, M. R. . Correo Directo:
una experiencia de su uso en investigaciones
tipo follow-up en la area de la formación
profesional. Boletín Cinterfor Oit, Uruguai,
v. 99, n. jul-set, p. 50-67, 1987.
LOMBARDI, M. R. . Le genre
et ses frontières. Les femmes ingénieures
dans le Brésil d aujourd hui. Cahiers
du Genre (Paris), v. 42, p. 159-182, 2007.
LOMBARDI, M. R. . Mulheres
engenheiras no mercado de trabalho brasileiro:
qual seu lugar?. Mulher e Trabalho (Porto Alegre),
Porto Alegre, v. 4, p. 45-60, 2004.
LUCENA, R. F. . A crônica
com gênero que introduziu o esporte no
Brasil. Revista Brasileira de Ciências
do Esporte, Campinas/SP, v. 25, n. 1, p. 159-171,
2003.
LUCENA, R. F. . Elias: Solidão
e morte. Conexões (UNICAMP), Campinas/Unicamp,
v. 1, n. 1, p. 71-78, 2003.
LUCENA, R. F. . Jogo e Esporte:
uma conversa com Huizinga e Elias. Conexões
(UNICAMP), UNICAMP/ Campinas, v. 1, n. 1, p.
22-29, 1998.
LUCENA, R. F. . Elias: Solidão
e morte. Conexões, Campinas/Unicamp,
v. 1, n. 1, p. 71-78, 2003.
LUCENA, R. F. . Esporte e
lazer no desenvolvimento da cidade. Revista
Scape, Vitória/ES, v. 1, n. 1, p. 69-72,
2002.
TOPO
M
MARCHI JÚNIOR, W. .
A teoria do jogo de Norbert Elias e as interdependências
sociais: um exercício de aproximação
e envolvimento. Conexões (UNICAMP), Campinas/SP,
v. 1, n. 1, p. 101-113, 2003.
MARCHI JÚNIOR, W. .
Jogo, Esporte e Sociedade: considerações
preliminares para uma análise correlacional.
Anais do IX Simpósio Internacional Processo
Civilizador, cd room - Ponta Grossa, 2005.
MARCHI JÚNIOR, W. .
Subsídios para uma discussão sociológica
sobre a evolução do Voleibol.
Conexões (UNICAMP), Campinas, n. 4, p.
128-135, 2000.
MARCHI JÚNIOR, W. .
Uma análise sociológica do voleibol
brasileiro. Anais do Xxv Congresso da Associação
Latino Americana de Sociologia, UFRGS, 2005.
MATOS, E. A. S. A. . Tecnologia,
educação e processo civlizador:
primeiras aproximações. Faculdade
Sant'Ana em Revista, v. 2, p. 18-20, 2007.
MATOS, Eloísa A. S.
A. ; GEBARA, A. . Tecnologia e História:
Johan Goudsblom e Norbert Elias. Revista Gestão
Industrial (Online), v. 03, p. 186-196, 2007.
MATOS, G. C. G. . ATIVIDADES
CORPORAIS COMO MEDIADORAS DA INTERAÇÃO
HOMEM E MEIO AMBIENTE NUMA COMUNIDADE RURAL
DO AMAZONAS. Coleção Prata da
Casa (UFMA), São Luiz - Maranhão,
v. 9, p. 113-117, 2002.
MATOS, G. C. G. . Atividades
Corporais: uma adaptação biocultural
num micro universo amazônico. Conexões
(UNICAMP), Campinas, v. 4, p. 48-56, 2000.
MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque
de . A razão ilustrada e a diversidade
humana. Educação e Sociedade,
São Paulo; Campinas, v. 27, n. n. 95,
p. 341-360, 2006.
MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque
de . As origens da imagem do caipira. IHGP -
Revista do Instituto Histórico e Geográfico
de Piracicaba, v. 14, p. 51-58, 2007.
MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque
de . Significado político da tolerância
em Locke e Voltaire. Filosofia Unisinos, v.
8, p. 287-299, 2007.
96.
MORAIS, J. J. V. ; ANJOS, M.
. Picasso Visita o Recife; a Exposição
da Escola de Paris em Março de 1930.
Estudos Avançados, São Paulo,
v. 12, n. 34, p. 313-335, 1998.
MORAIS, J. J. V. ; ARAÚJO,
T. A. V. B. . As Regras do Futebol e o Uso de
Tecnologias de Monitoramento (NO PRELO). Estudos
de Sociologia (Recife), v. 14, p. 129-156, 2008.
MORAIS, J. J. V. ; ARAÚJO,
T. A. V. B. ; RATTON JR, J. L. A. . De Serinhaém
Para o Recife e o Brasil: a Trajetória
do Artilheiro Ramón, do Santa Cruz (NO
PRELO). Estudos de Sociologia (Recife), v. 14,
p. 219-221, 2008.
MORAIS, J. J. V. ; RATTON JR,
J. L. A. ; ARAÚJO, T. A. V. B. . Futebol,
Cultura e Sociedade: Contribuições
Para uma Sócio-Antropologia da Bola (NO
PRELO). Estudos de Sociologia (Recife), v. 14,
p. 11-16, 2008.
MORAIS, J. J. V. ; ARAÚJO,
T. A. V. B. . As Regras do Futebol e o Uso de
Tecnologias de Monitoramento (NO PRELO). Estudos
de Sociologia (Recife), v. 14, p. 131-158, 2008.
MORAIS, J. J. V. ; RATTON
JR, J. L. A. ; ARAÚJO, T. A. V. B. .
Introdução: Futebol, Cultura e
Sociedade: Contribuições Para
uma Sócio-Antropologia da Bola (NO PRELO).
Estudos de Sociologia (Recife), v. 14, p. 00-9999,
2008.
MORAIS, J. J. V. ; RATTON
JR, J. L. A. . Gilberto Freyre e a Articulação
dos Níveis Micro e Macro Na Sociologia.
Revista Brasileira de Ciências Sociais,
São Paulo, v. 20, n. 58, p. 129-144,
2005.
TOPO
N
TOPO
P
PAGANI, Regina Negri ; PILATTI,
Luiz Alberto . TECNIZAÇÃO E CIVILIZAÇÃO.
Revista Gestão Industrial (Online), Ponta
Grossa, v. 2, n. 2, p. 1-33, 2006.
PASTRE, Tais Glauce de Lima
; FERREIRA JÚNIOR, Rolando ; MARCHI JÚNIOR,
W. . Associação Paranaense de
Basquetebol Veteranos: história, emoções
e significado social. The FIEP Bulletin, Foz
do Iguaçu, v. 76, p. 200-203, 2006.
PIMENTA, Thiago Fonseca ; MARCHI
JÚNIOR, W. . A constituição
de um sub-campo do esporte: o caso do taekwondo.
Movimento (Porto Alegre), v. 15, p. 193-216,
2009.
POOLI, J. P. ; COSTA, M. R.
; NOGUEIRA,F. . Cultura e processos de socialização
na produção das infâncias
de classes populares. Revista de Iniciação
Científica da ULBRA, v. 1, p. 157-165,
2008.
PRONI, M. W. . Duas Teses sobre
o Trabalho no Capitalismo. Ciência e Cultura
(SBPC), v. 58, p. 1-5, 2006.
8, 2001.
PRONI, M. W. . Marketing e
organização esportiva: elementos
para uma história recente do esporte-espetáculo.
Conexões, Campinas, SP, v. 1, n. n. 1,
p. 74-84, 1998.
PRONI, M. W. . O império
da concorrência: uma perspectiva histórica
das origens e expansão do capitalismo.
Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba,
PR, n. n. 92, p. 03-32, 1997.
TOPO
R
ROCHA FERREIRA, Maria Beatriz
. Jogos dos Povos Indígenas: tradição
e mudança. Revista Brasileira de Educação
Física e Esporte, v. 20, p. 50-52, 2006.
ROCHA FERREIRA, Maria Beatriz
. Jogos e Esportes em sociedades Indígenas:
Kaingangkadiwéu.. www.cereja.org.br,
v. 38, p. 1-12, 2005.
ROCHA FERREIRA, Maria Beatriz
; VAZQUEZ, M. H. ; Camargo, Vera Regina Toledo
; von simson, o.r. . Jogos indígenas,
realizações urbanas e construções
miméticas. Ciência e Cultura (SBPC),
v. 60, p. 47-49, 2008.
TOPO
S
SARAT, M. . A INFÂNCIA
DE MOZART E MEMÓRIAS DE VELHOS: CONTRIBUIÇÕES
DE NORBERT ELIAS. Intermeio (UFMS), v. 14, p.
92-109, 2008.
SARAT, M. . A INFÂNCIA
NO BRASIL DO SÉCULO XIX: PERCEPÇÕES
DOS VIAJANTES NA LITERATURA DE VIAGEM. REVISTA
EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS, v. 01,
p. 85-103, 2007.
SARAT, M. . CRIANÇAS
BRASILEIRAS NO SÉCULO XIX: MAL EDUCADAS,
MAL CRIADAS OU (DES)CIVILIZADAS. Revista Conexões
Educação Esporte E Lazer, CAMPINAS-SP,
v. 05, p. 59-67, 2000.
SARAT, M. . A INFÂNCIA
NO BRASIL DO SÉCULO XIX: PERCEPÇÕES
DOS VIAJANTES NA LITERATURA DE VIAGEM. REVISTA
EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS, v. 01,
p. 85-103, 2007.
SARAT, M. . EDUCAÇÃO
INFANTIL EM CUBA: APONTAMENTOS DE UM DIÁRIO
DE VIAGEM. Comunicações Revista
do Ppge da Unimep, PIRACICABA, v. 2, p. 41-55,
2004.
SARAT, M. . O NOME DA ESCOLA:
AS PERCEPÇÕES DE INFÂNCIA
EM EXPOSIÇÃO. Comunicações
Revista do Programa de Pós Graduação
Em Educação da Unimep, Piracicaba,
v. 9, p. 37-48, 2002.
SARAT, M. . A ESCOLA DA MINHA
INFÂNCIA: HISTÓRIA, MEMÓRIA
E EDUCAÇÃO. Analecta Revista do
Cch da Unicentro, GUARAPUAVA, v. 3, p. 135-148,
2002.
SARAT, M. . MORTE, VIDA E
MISTÉRIO: UMA HISTÓRIA CONTADA
NAS LEMBRANÇAS DE INFÂNCIA. Revista
Resgate (Centro de Memória da UNICAMP),
CAMPINAS/SP, v. 10, p. 71-88, 2001.
SEGNINI, L. R. P. . Construindo
um campo de pesquisa. Pro-Posições
(Unicamp), Campinas, v. 13, n. 1, p. 11-17,
2002.
SEGNINI, L. R. P. . Entre le
chômage et l'engrenage des emplois precaires.
Travailler, Paris, v. 07, p. 23-43, 2001.
SEGNINI, L. R. P. . Relação
sociais no trabalho e subjetividade do trabalhador.
Revista de Administração de Empresas
(FGV), São Paulo, v. 44, n. 3, p. 124-125,
2004.
SEGNINI, L. R. P. . Vivências
de Mulheres em Situação de Desemprego.
São Paulo em Perspectiva, v. 20, p. 58-73,
2006.
SIMÕES, J. L. . A Contribuição
de Norbert Elias para o Entendimento da Sociedade
do Autocontrole. Comunicações
(Piracicaba), Editora Unimep, v. 01, p. 158-162,
1999.
SIMÕES, J. L. . Educação
para as elites, escola para os vadios e violência
para todos. Dialogia (UNINOVE), v. 05, p. 93-100,
2006.
SIMÕES, J. L. . Norbert
Elias e la Sociedad Cortesana. Conexões
(UNICAMP), Editora Unicamp, v. 01, p. 77-84,
2000.
SIMÕES, J. L. . Educação
para as elites, escola para os vadios e violência
para todos. Dialogia (UNINOVE), v. 05, p. 93-100,
2006.
SIMÕES, J. L. . Norbert
Elias e la Sociedad Cortesana. Conexões
(UNICAMP), Editora Unicamp, v. 01, p. 77-84,
2000.
SIMÕES, J. L. . A Contribuição
de Norbert Elias para o Entendimento da Sociedade
do Autocontrole. Comunicações
(Piracicaba), Editora Unimep, v. 01, p. 158-162,
1999.
SOUZA, Edilson. . MOZART: UM
MANÍACO-DEPRESSIVO EM VIENA. Revista
Atuação Revista da Faculdade de
Educação Física da Ufu,
UBERLÂNDIA, v. 1, 2000.
SOUZA, Edilson. . OS OUTSIDERS
AFRO-BRASILEIROS E SUAS DANÇAS ANCESTRAIS.
ArtCultura (UFU), Uberlândia, v. 4, n.
5, p. 46-55, 2002.
SOUZA, Edilson. . PROIBIÇÃO
DE BATUQUES NO SÉCULO XIX: A Etiqueta
Religiosa Presente em seu Discurso. Revista
Brasileira de Ciências do Esporte, SANTA
CATARINA, v. 21, p. 1329-1334, 1999.
SOUZA, Edilson. . TRABALHO,
LAZER E EMOÇÃO. Revista Atuação,
v. 1, 2000.
SOUZA, Edilson. . WEBER E ELIAS:PONTOS
E CONTRAPONTOS NA METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS
SOCIAIS. Conexões (UNICAMP), CAMPINAS,
v. 1, n. 1, p. 13-21, 1998.
SOUZA, Edilson. . OS OUTSIDERS
AFRO-BRASILEIROS E SUAS DANÇAS ANCESTRAIS.
ArtCultura, Uberlândia, v. 4, n. 5, p.
46-55, 2002.
SOUZA, Edilson. . TRABALHO,
LAZER E EMOÇÃO. Revista Atuação,
v. 1, 2000.
SOUZA, Edilson. . PROIBIÇÃO DE
BATUQUES NO SÉCULO XIX: A Etiqueta Religiosa
Presente em seu Discurso. Revista Brasileira
de Ciências do Esporte, SANTA CATARINA,
v. 21, p. 1329-1334, 1999.
SOUZA, Edilson. . WEBER E
ELIAS:PONTOS E CONTRAPONTOS NA METODOLOGIA DAS
CIÊNCIAS SOCIAIS. Conexões Educação
Esporte Lazer, CAMPINAS, v. 1, n. 1, p. 13-21,
1998.
TOPO
T
TAVARES, M. A. . Onde está
Kelly? O trabalho oculto de crianças
e adolescentes nos serviços domésticos
em Recife. Recife: CENDHEC, 2002. 111 p.
TOPO
V
VEIGA, Cynthia Greive . A escolarização
como projeto de civilização. Revista
Brasileira de Educação, São
Paulo, v. 21, p. 90-103, 2002.
VEIGA, Cynthia Greive . Escola
de alma branca: o direito biológico à
educação no movimento da Escola
Nova. Educação em Revista (UFMG),
Belo Horizonte, MG, n. especial, p. 123-150,
2000.
VEIGA, Cynthia Greive ; FARIA
FILHO, L. M. . Instrução e processo
civilizatório. Brasil 500 anos, Editora
Imprensa Oficial, Belo Horizonte, p. 18-29,
2000.
VEIGA, Cynthia Greive . Escola
Pública para os negros e os pobres no
Brasil: uma invenção imperial.
Revista Brasileira de Educação,
v. 13, p. 502-517, 2008.
VEIGA, Cynthia Greive . A
produção da infância nas
operações escriturísticas
da administração da instrução
elementar no século XIX. Revista brasileira
de história da educação,
São Paulo, v. 9, p. 73-108, 2005.
VEIGA, Cynthia Greive . A
escolarização como projeto de
civilização. Revista Brasileira
de Educação, São Paulo,
v. 21, p. 90-103, 2002.
VIESTEL, Roberto Marin . ACONTECIMENTO
AMBIENTAL: UMA VISÃO CIVILIZADORA. II
SIMPÓSIO SUL BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO
AMBIENTAL, UNIVALI - ITAJAÍ - SC, 2003.
VIESTEL, Roberto Marin . Educações
Ambientais: Classificação, Experiência
e Prática. Publicação CDTN,
2002.
VIESTEL, Roberto Marin . ENCONTROS
AMBIENTAIS E EDUCAÇÃO: O PROCESSO
CIVILIZADOR SOB A PERSPECTIVA DE NORBERT ELIAS.
VI ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO
DA REGIÃO SUDESTE, RIO DE JANEIRO, 2004.
VIESTEL, Roberto Marin . Pensando
com Norbert Elias - "Última Fase
de Transformação da Natureza:
natureza não-tocada, amiga e generosa?.
Papyrum Sapientiae, v. V.5 N1, p. 29-37, 2004.
VIESTEL, Roberto Marin. Educação
Ambiental: encontros e vertentes na perspectiva
civilizadora de Norbert Elias. IN: REVISTA AGROGEOAMBIENTAL.
Vol01, N.01, 2009. Inconfidentes - MG, REVISTA
AGROGEOAAMBIENTAL, 2009. INSTITUTO FEDERAL DE
EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
SUL DE MG - CAMPUS INCONFIDETENS – MG
VINHA, M. . A re-significação
das brincadeiras tradicionais e da prática
esportiva entre os índios Kadiwéu..
Conexões, Campinas, v. 3, p. 111-118,
1999.
VINHA, M. . O Conceito de Configuração
e Poder em Norbert Elias.. Revista Conexões:Educação,Esporte
e Lazer, FEF-UNICAMP, v. 5, p. 85-90, 2001.
TOPO
Z
TOPO