em construção
 

INFORMES

 

ARTIGOS

 

Realize uma busca, utilizando as teclas:
CONTROL+F
Ou procure pela lista alfabética abaixo, organizada por autor

A | B | C | D | E | F | G | H | I | K | L | M | N | P | R | S | T | V | Z

 


A

 

TOPO


B

BOSCHILIA, B. ; MARCHI JR, Wanderley . Futebol, Democracia e Arbitragem: algumas leituras figuracionistas. Esporte e Sociedade, v. 8, p. 3, 2008.

BRANDAO, C. F. . A teoria dos processos de civilização e o controle das emoções.. Conexões (UNICAMP), Campinas, v. 1, n. 1, p. 79-89, 2003.

BRANDAO, C. F. . A teoria dos processos de civilização e o controle das emoções.. Conexões Revista da Faculdade de Educação Física da Unicamp, Campinas, v. 1, n. 1, p. 79-89, 2003.

BRANDAO, C. F. . Considerações sobre a qualidade da produção científica da Educação Física brasileira.. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas - S.P., v. 21, n. 2/3, p. 103-107, 2000.

BRANDAO, C. F. . O controle das emoções e o aperfeiçoamento da democracia.. Vertentes, Assis - SP, n. 4, p. 145-153, 1998.

BRANDAO, C. F. . Política educacional para a educação superior brasileira na última década.. Impulso, Piracicaba, v. 16, n. 40, p. 69-80, 2005.

TOPO


C

CANTORANI, J. R. H. ; OLIVEIRA JR, C. R. de . Expansão das atividades físicas de aventura na atureza: análise sócio-histórica das necessidades desencadeadas pelo processo civilizador . Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v. 1, n. 100, p. 1-1, 2006.

CANTORANI, J. R. H. ; OLIVEIRA JR, C. R. de . O Avanço da Civilização e as Atividades Físicas de Aventura como Meio de Lazer: a tecnologia como fator de afastamento e aproximação da natureza.. Conexões (UNICAMP), Campinas, v. 3, n. 2, p. 109-122, 2005.

CANTORANI, J. R. H. ; PILATTI, L. A. . O nicho Esportes de Aventura: um processo de civilização ou descivilização?. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v. 10, n. 87, 2005.

CANTORANI, J. R. H. ; PILATTI, L. A. . Teias de interdependência entre a vida em sociedade, a rotina e o prazer: o estudo do lazer sob a perspectiva da teoria elisiana. Lecturas Educación Física y Deportes, v. 11, p. 102, 2006.

COSTA, Márcia Rosa da. As configurações das infâncias e as culturas das crianças de periferia urbana In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2008, PORTO ALEGRE. ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. v.1. p.1 – 11

COSTA, Márcia Rosa da.; POOLI, João Paulo. Desafios no desenvolvimento de pesquisas sobe a infância no contexto das ciências sociais In: 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança, 2008, Braga. Infâncias Possíveis, Mundos Reais: 1º Congresso Internacional em Estudos da Criança. Braga, Portugal: Universidade do Minho, 2008.

COSTA, Márcia Rosa da. Infância, educação e processos culturais: um estudo a partir da sociologia configuracional de Norbert Elias In: 3º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, 2008, Canoas. 3º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação: Pedagogias sem fronteiras. Canoas: ULBRA, 2008.

COSTA, Márcia Rosa da. As configurações da infância e a cultura In: 2º. Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, 2006, Canoas. 2º. Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação CD-ROM. , 2006. v.único. p.1 - 9

 

TOPO


D

TOPO


E

TOPO


F

FASSHEBER, J. R. M. ; FERREIRA, M. B. R. . Etnofutebol indígena. ComCiência, v. 79, p. 79-80, 2006.

TOPO


G

GEBARA, A. . Anotações para a Teoria do Progresso Civilizador: Proposições para a História da Educação. Comunicações (Piracicaba), Piracicaba, v. 5, n. 2, p. 140-151, 1998.

GEBARA, A. . Diálogo com Aguirre Rojas sob Norbert Elias: Hisoriador e Crítico da Modernidade. Diálogos (Maringá), Maringá, v. 2, n. 2, p. 29-34, 1998.

GEBARA, A. . Educação e Lazer na Teoria do Processo Civilizador: primeiros contatos entre portugueses e brasileiros. Revista da II Semana de História, Unicentro/Guarapuava, v. 2, p. 134-144, 2004.

GEBARA, A. . Esportes - Elementos para uma História. Stress, Campinas, v. 1, n. 1, p. 44-46, 1970.

GEBARA, A. . Estigma. Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 45-46, 2001.

GEBARA, A. . Fontes Históricas e Oralidade. Movimento (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 10, n. 3, p. 133-154, 2004.

GEBARA, A. . Norbert Elias in Brazil:an Initial Impact. Figurations, Dublin, v. 11, p. 2-3, 1999.

GEBARA, A.; Matos, Eloísa A. S. A. Tecnologia e História: Johan Goudsblom e Norbert Elias. Revista Gestão Industrial (Online), v. 03, p. 186-196, 2007.

GEBARA, A. . Educação e Lazer na Teoria do Processo Civilizador: primeiros contatos entre portugueses e brasileiros. Revista Historiografia Brasileira Contemporânea, Unicentro/Guarapuava, v. 2, p. 134-144, 2004.

GEBARA, A. . Fontes Históricas e Oralidade. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 10, n. 3, p. 133-154, 2004.

TOPO


H

HARO, Fernando Ampudia de. Una aproximación al proceso civilizatorio español. In Praxis Sociológica, Nº 9, 2005; pp. 91-122. (ISSN: 1575-08-17)

HARO, Fernando Ampudia de. Administrar el Yo: Literatura de Autoayuda y gestión del comportamiento y los afectos. In Revista Española de Investigaciones Sociológicas (REIS). Nº 113, Janeiro-Março, 2006, pp. 49-75. (ISSN: 0210-5233)

HARO, Fernando Ampudia de. Ética y estética de la conducta en los manuales de buenas maneras españoles. In Política y Sociedad., Vol. 43- Nº 3, 2006, pp. 67-85 (ISSN: 1130-8001)

HARO, Fernando Ampudia de. La duda de Norbert Elias: ampliaciones en la teoría del proceso civilizatorio. In Política y Sociedad. Vol. 45, Nº 3, 2008, pp.181-201 (ISSN: 1130-8001)

HARO, Fernando Ampudia de. Civilización, descivilización, informalización y gubernamentalidad: nuevas aportaciones al modelo teórico de Norbert Elias. In Ponencias y Comunicaciones. XIICongreso Nacional de Sociología en Castilla-La Mancha “Castilla La-Mancha: 25 años de autonomía”. Toledo: ASCM, 2007; pp. 187-196 (ISBN: 978-84-690-5365-2)

HARO, Fernando Ampudia de. Distinción social y franquismo: la dicotomía vencedor/vencido. In Actas del II Congreso Internacional de Historia de Nuestro Tiempo. Logroño, Universidad de La Rioja (no prelo).

HONORATO, Tony ; SIMÕES, José Luis . Individualização Skatista e Poder na Escola. In: Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: novas perspectivas da Sociologia da Educação, 2008, João Pessoa/PB. Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: novas perspectivas da Sociologia da Educação. João Pessoa/PB : UFPB, 2008. v. 1. p. 1-8.

HONORATO, Tony . Elementos para uma história do poder na instituição escolar no esforço civilizador brasileiro. In: XVII Encontro Regional de História - O historiador e seu tempo, 2006, Assis/SP. O historiador e seu tempo - ANPUH/SP/2006. Assis/SP : UNESP, 2006. v. 01.

HONORATO, Tony . Contribuições do conceito de individualização para o estudo da história do esporte e lazer. In: XXIII Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2005, Londrina/PR. XXIII Simpósio Nacional de História: Guerra e Paz- ANPUH. Londrina : Editorial Mídia, 2005.

HONORATO, Tony . Tribo Skatista: rede relacional e poder configuracional. In: XXIII Congresso Latino Americano da Associação Latina Americana de Sociologia-ALAS, 2005, Porto Alegre/RS. XXIII Congresso Latino Americano da Associação Latina Americana de Sociologia-ALAS. Porto Alegre : UFGRS, 2005.

HONORATO, Tony . Uma história do Skate no Brasil: do lazer à esportivização. In: XVII Encontro Regional de História - O lugar da história., 2004, UNICAMP-Campinas. ANPUH São Paulo, 2004. v. 01. p. 01-14.

HONORATO, Tony . Saber de 'rua'e poder na escola. In: IV Simpósio de Dissertações e Teses-PPGE/UNIMEP, 2004, Piracicaba-SP. IV Simpósio PPGE. Piracicaba-SP : UNIMEP, 2004. v. 01. p. 172-176.

HONORATO, Tony ; GEBARA, Ademir . Esportes radicais e tecnologização. In: III Congresso Científico Latino-Americano de Educação Física - UNIMEP., 2004, Piracicaba-SP. III Congresso UNIMEP.. Piracicaba-SP : UNIMEP, 2004. v. 01.

HONORATO, Tony ; GEBARA, Ademir . A individualização de uma prática cultural e o poder escolar. In: 2a. Mostra Acdêmica UNIMEP. 2 Congresso de Pós-Graduação-UNIMEP, 2004, Piracicaba. 2a. Mostra Acdêmica UNIMEP. 2 Congresso de Pós-Graduação-UNIMEP. Piracicaba : UNIMEP, 2004.

TOPO


I

TOPO


K

KOWALSKI, Bel . A Liderança da Popularidade no Futebol: Flamengo, Real Madrid e Boca Juniors. IV Encuentro Deporte Y Ciencias Sociales, 2002.

KOWALSKI, Bel ; FERREIRA, M. B. R. . Estética Corpo e Cultura. Conexões (UNICAMP), v. 5, p. 98-125, 2007.

KOWALSKI, Bel ; ROCHA FERREIRA, Maria Beatriz . Estética, corpo e cultura. Conexões (UNICAMP), v. 5, p. 7o artigo, 2007.

TOPO


L

LANDINI, Tatiana Savoia . A sociologia de Norbert Elias. BIB. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, v. 61, p. 91-108, 2006.

LANDINI, Tatiana Savoia . Envolvimento e Distanciamento na Produção Brasileira de Conhecimento sobre Pornografia Infantil na Internet. São Paulo em Perspectiva, v. 21, p. 80-88, 2007.

LANDINI, Tatiana Savoia . Escritos & Ensaios: Norbert Elias em perspectiva (resenha). Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 22, p. 169-173, 2007.

LANDINI, Tatiana Savoia . Violência sexual contra crianças na mídia impressa: gênero e geração. Cadernos Pagu, v. 26, p. 225-252, 2006.

LANDINI, Tatiana Savoia . A sociologia de Norbert Elias. BIB. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, v. 61, p. 91-108, 2006.

LANDINI, Tatiana Savoia . Pedófilo, quem és? A pedofilia na mídia impressa. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 19, n. supl. 2, p. S273-S282, 2003.

LEAO, A. B. . A Nação e os Livros Infantis - Autoria, Edição e Leitura. Tensões Mundiais, v. 3, p. 391-428, 2008.

LEAO, A. B. . Civilização da Obediência: por uma Sociologia do livro escrito para crianças na República das Letras. Revista de Letras (Fortaleza), Fortaleza, v. 1, p. 12-18, 1998.

LEAO, A. B. . Cultura e Imaginação Nacional: o nacionalismo e o livro didático na Primeira República brasileira. Cadernos de Educação, Fortaleza, 2000.

LEAO, A. B. . Publicar contos de fadas na Velha República, um compromisso com a nação - Revista do curso de Gestão da Comunicação - Ano XII - N.3 Set/dez 2007 - USP -ECA- CCA - Paulinas. Comunicação & Educação, v. 1, p. 15-22, 2007.

LEAO, A. B. . A Livraria Garnier e a história dos livros infantis no Brasil - gênese e formação de um campo literário (1858 - 1920) - História da Educação / ASPHE. Fae, UFPel (Jan/Abr 2007). História da Educação (UFPel), v. 1, p. 159-184, 2007.

LEAO, A. B. . Universos da devoção, sabedoria e moral - as Bibliotecas Juvenis Garnier (1858 e 1920). Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG. Educação em Revista (UFMG), Minas Gerais, v. 43, p. 189-208, 2006.

LEAO, A. B. . Ler, Obedecer, Instruir-se: uma pedagogia analítica da alma feminina. Educação em Debate, Fortaleza, v. 1, p. 38-47, 2002.

LEAO, A. B. . Cultura e Imaginação Nacional: o nacionalismo e o livro didático na Primeira República brasileira. Cadernos de Educação, Fortaleza, 2000.

LOMBARDI, M. R. . Correo Directo: una experiencia de su uso en investigaciones tipo follow-up en la area de la formación profesional. Boletín Cinterfor Oit, Uruguai, v. 99, n. jul-set, p. 50-67, 1987.

LOMBARDI, M. R. . Le genre et ses frontières. Les femmes ingénieures dans le Brésil d aujourd hui. Cahiers du Genre (Paris), v. 42, p. 159-182, 2007.

LOMBARDI, M. R. . Mulheres engenheiras no mercado de trabalho brasileiro: qual seu lugar?. Mulher e Trabalho (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 4, p. 45-60, 2004.

LUCENA, R. F. . A crônica com gênero que introduziu o esporte no Brasil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas/SP, v. 25, n. 1, p. 159-171, 2003.

LUCENA, R. F. . Elias: Solidão e morte. Conexões (UNICAMP), Campinas/Unicamp, v. 1, n. 1, p. 71-78, 2003.

LUCENA, R. F. . Jogo e Esporte: uma conversa com Huizinga e Elias. Conexões (UNICAMP), UNICAMP/ Campinas, v. 1, n. 1, p. 22-29, 1998.

LUCENA, R. F. . Elias: Solidão e morte. Conexões, Campinas/Unicamp, v. 1, n. 1, p. 71-78, 2003.

LUCENA, R. F. . Esporte e lazer no desenvolvimento da cidade. Revista Scape, Vitória/ES, v. 1, n. 1, p. 69-72, 2002.

 

TOPO


M

MARCHI JÚNIOR, W. . A teoria do jogo de Norbert Elias e as interdependências sociais: um exercício de aproximação e envolvimento. Conexões (UNICAMP), Campinas/SP, v. 1, n. 1, p. 101-113, 2003.

MARCHI JÚNIOR, W. . Jogo, Esporte e Sociedade: considerações preliminares para uma análise correlacional. Anais do IX Simpósio Internacional Processo Civilizador, cd room - Ponta Grossa, 2005.

MARCHI JÚNIOR, W. . Subsídios para uma discussão sociológica sobre a evolução do Voleibol. Conexões (UNICAMP), Campinas, n. 4, p. 128-135, 2000.

MARCHI JÚNIOR, W. . Uma análise sociológica do voleibol brasileiro. Anais do Xxv Congresso da Associação Latino Americana de Sociologia, UFRGS, 2005.

MATOS, E. A. S. A. . Tecnologia, educação e processo civlizador: primeiras aproximações. Faculdade Sant'Ana em Revista, v. 2, p. 18-20, 2007.

MATOS, Eloísa A. S. A. ; GEBARA, A. . Tecnologia e História: Johan Goudsblom e Norbert Elias. Revista Gestão Industrial (Online), v. 03, p. 186-196, 2007.

MATOS, G. C. G. . ATIVIDADES CORPORAIS COMO MEDIADORAS DA INTERAÇÃO HOMEM E MEIO AMBIENTE NUMA COMUNIDADE RURAL DO AMAZONAS. Coleção Prata da Casa (UFMA), São Luiz - Maranhão, v. 9, p. 113-117, 2002.

MATOS, G. C. G. . Atividades Corporais: uma adaptação biocultural num micro universo amazônico. Conexões (UNICAMP), Campinas, v. 4, p. 48-56, 2000.

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . A razão ilustrada e a diversidade humana. Educação e Sociedade, São Paulo; Campinas, v. 27, n. n. 95, p. 341-360, 2006.

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . As origens da imagem do caipira. IHGP - Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, v. 14, p. 51-58, 2007.

MIRANDA, Luiz Francisco Albuquerque de . Significado político da tolerância em Locke e Voltaire. Filosofia Unisinos, v. 8, p. 287-299, 2007.
96.

MORAIS, J. J. V. ; ANJOS, M. . Picasso Visita o Recife; a Exposição da Escola de Paris em Março de 1930. Estudos Avançados, São Paulo, v. 12, n. 34, p. 313-335, 1998.

MORAIS, J. J. V. ; ARAÚJO, T. A. V. B. . As Regras do Futebol e o Uso de Tecnologias de Monitoramento (NO PRELO). Estudos de Sociologia (Recife), v. 14, p. 129-156, 2008.

MORAIS, J. J. V. ; ARAÚJO, T. A. V. B. ; RATTON JR, J. L. A. . De Serinhaém Para o Recife e o Brasil: a Trajetória do Artilheiro Ramón, do Santa Cruz (NO PRELO). Estudos de Sociologia (Recife), v. 14, p. 219-221, 2008.

MORAIS, J. J. V. ; RATTON JR, J. L. A. ; ARAÚJO, T. A. V. B. . Futebol, Cultura e Sociedade: Contribuições Para uma Sócio-Antropologia da Bola (NO PRELO). Estudos de Sociologia (Recife), v. 14, p. 11-16, 2008.

MORAIS, J. J. V. ; ARAÚJO, T. A. V. B. . As Regras do Futebol e o Uso de Tecnologias de Monitoramento (NO PRELO). Estudos de Sociologia (Recife), v. 14, p. 131-158, 2008.

MORAIS, J. J. V. ; RATTON JR, J. L. A. ; ARAÚJO, T. A. V. B. . Introdução: Futebol, Cultura e Sociedade: Contribuições Para uma Sócio-Antropologia da Bola (NO PRELO). Estudos de Sociologia (Recife), v. 14, p. 00-9999, 2008.

MORAIS, J. J. V. ; RATTON JR, J. L. A. . Gilberto Freyre e a Articulação dos Níveis Micro e Macro Na Sociologia. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 20, n. 58, p. 129-144, 2005.

TOPO


N

 

TOPO


P

PAGANI, Regina Negri ; PILATTI, Luiz Alberto . TECNIZAÇÃO E CIVILIZAÇÃO. Revista Gestão Industrial (Online), Ponta Grossa, v. 2, n. 2, p. 1-33, 2006.

PASTRE, Tais Glauce de Lima ; FERREIRA JÚNIOR, Rolando ; MARCHI JÚNIOR, W. . Associação Paranaense de Basquetebol Veteranos: história, emoções e significado social. The FIEP Bulletin, Foz do Iguaçu, v. 76, p. 200-203, 2006.

PIMENTA, Thiago Fonseca ; MARCHI JÚNIOR, W. . A constituição de um sub-campo do esporte: o caso do taekwondo. Movimento (Porto Alegre), v. 15, p. 193-216, 2009.

POOLI, J. P. ; COSTA, M. R. ; NOGUEIRA,F. . Cultura e processos de socialização na produção das infâncias de classes populares. Revista de Iniciação Científica da ULBRA, v. 1, p. 157-165, 2008.

PRONI, M. W. . Duas Teses sobre o Trabalho no Capitalismo. Ciência e Cultura (SBPC), v. 58, p. 1-5, 2006.
8, 2001.

PRONI, M. W. . Marketing e organização esportiva: elementos para uma história recente do esporte-espetáculo. Conexões, Campinas, SP, v. 1, n. n. 1, p. 74-84, 1998.

PRONI, M. W. . O império da concorrência: uma perspectiva histórica das origens e expansão do capitalismo. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, PR, n. n. 92, p. 03-32, 1997.

TOPO


R

ROCHA FERREIRA, Maria Beatriz . Jogos dos Povos Indígenas: tradição e mudança. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 20, p. 50-52, 2006.

ROCHA FERREIRA, Maria Beatriz . Jogos e Esportes em sociedades Indígenas: Kaingangkadiwéu.. www.cereja.org.br, v. 38, p. 1-12, 2005.

ROCHA FERREIRA, Maria Beatriz ; VAZQUEZ, M. H. ; Camargo, Vera Regina Toledo ; von simson, o.r. . Jogos indígenas, realizações urbanas e construções miméticas. Ciência e Cultura (SBPC), v. 60, p. 47-49, 2008.

 

TOPO


S

SARAT, M. . A INFÂNCIA DE MOZART E MEMÓRIAS DE VELHOS: CONTRIBUIÇÕES DE NORBERT ELIAS. Intermeio (UFMS), v. 14, p. 92-109, 2008.

SARAT, M. . A INFÂNCIA NO BRASIL DO SÉCULO XIX: PERCEPÇÕES DOS VIAJANTES NA LITERATURA DE VIAGEM. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS, v. 01, p. 85-103, 2007.

SARAT, M. . CRIANÇAS BRASILEIRAS NO SÉCULO XIX: MAL EDUCADAS, MAL CRIADAS OU (DES)CIVILIZADAS. Revista Conexões Educação Esporte E Lazer, CAMPINAS-SP, v. 05, p. 59-67, 2000.

SARAT, M. . A INFÂNCIA NO BRASIL DO SÉCULO XIX: PERCEPÇÕES DOS VIAJANTES NA LITERATURA DE VIAGEM. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS, v. 01, p. 85-103, 2007.

SARAT, M. . EDUCAÇÃO INFANTIL EM CUBA: APONTAMENTOS DE UM DIÁRIO DE VIAGEM. Comunicações Revista do Ppge da Unimep, PIRACICABA, v. 2, p. 41-55, 2004.

SARAT, M. . O NOME DA ESCOLA: AS PERCEPÇÕES DE INFÂNCIA EM EXPOSIÇÃO. Comunicações Revista do Programa de Pós Graduação Em Educação da Unimep, Piracicaba, v. 9, p. 37-48, 2002.

SARAT, M. . A ESCOLA DA MINHA INFÂNCIA: HISTÓRIA, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO. Analecta Revista do Cch da Unicentro, GUARAPUAVA, v. 3, p. 135-148, 2002.

SARAT, M. . MORTE, VIDA E MISTÉRIO: UMA HISTÓRIA CONTADA NAS LEMBRANÇAS DE INFÂNCIA. Revista Resgate (Centro de Memória da UNICAMP), CAMPINAS/SP, v. 10, p. 71-88, 2001.

SEGNINI, L. R. P. . Construindo um campo de pesquisa. Pro-Posições (Unicamp), Campinas, v. 13, n. 1, p. 11-17, 2002.

SEGNINI, L. R. P. . Entre le chômage et l'engrenage des emplois precaires. Travailler, Paris, v. 07, p. 23-43, 2001.

SEGNINI, L. R. P. . Relação sociais no trabalho e subjetividade do trabalhador. Revista de Administração de Empresas (FGV), São Paulo, v. 44, n. 3, p. 124-125, 2004.

SEGNINI, L. R. P. . Vivências de Mulheres em Situação de Desemprego. São Paulo em Perspectiva, v. 20, p. 58-73, 2006.
SIMÕES, J. L. . A Contribuição de Norbert Elias para o Entendimento da Sociedade do Autocontrole. Comunicações (Piracicaba), Editora Unimep, v. 01, p. 158-162, 1999.

SIMÕES, J. L. . Educação para as elites, escola para os vadios e violência para todos. Dialogia (UNINOVE), v. 05, p. 93-100, 2006.

SIMÕES, J. L. . Norbert Elias e la Sociedad Cortesana. Conexões (UNICAMP), Editora Unicamp, v. 01, p. 77-84, 2000.

SIMÕES, J. L. . Educação para as elites, escola para os vadios e violência para todos. Dialogia (UNINOVE), v. 05, p. 93-100, 2006.

SIMÕES, J. L. . Norbert Elias e la Sociedad Cortesana. Conexões (UNICAMP), Editora Unicamp, v. 01, p. 77-84, 2000.

SIMÕES, J. L. . A Contribuição de Norbert Elias para o Entendimento da Sociedade do Autocontrole. Comunicações (Piracicaba), Editora Unimep, v. 01, p. 158-162, 1999.

SOUZA, Edilson. . MOZART: UM MANÍACO-DEPRESSIVO EM VIENA. Revista Atuação Revista da Faculdade de Educação Física da Ufu, UBERLÂNDIA, v. 1, 2000.

SOUZA, Edilson. . OS OUTSIDERS AFRO-BRASILEIROS E SUAS DANÇAS ANCESTRAIS. ArtCultura (UFU), Uberlândia, v. 4, n. 5, p. 46-55, 2002.

SOUZA, Edilson. . PROIBIÇÃO DE BATUQUES NO SÉCULO XIX: A Etiqueta Religiosa Presente em seu Discurso. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, SANTA CATARINA, v. 21, p. 1329-1334, 1999.

SOUZA, Edilson. . TRABALHO, LAZER E EMOÇÃO. Revista Atuação, v. 1, 2000.

SOUZA, Edilson. . WEBER E ELIAS:PONTOS E CONTRAPONTOS NA METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS. Conexões (UNICAMP), CAMPINAS, v. 1, n. 1, p. 13-21, 1998.

SOUZA, Edilson. . OS OUTSIDERS AFRO-BRASILEIROS E SUAS DANÇAS ANCESTRAIS. ArtCultura, Uberlândia, v. 4, n. 5, p. 46-55, 2002.

SOUZA, Edilson. . TRABALHO, LAZER E EMOÇÃO. Revista Atuação, v. 1, 2000.

SOUZA, Edilson. . PROIBIÇÃO DE BATUQUES NO SÉCULO XIX: A Etiqueta Religiosa Presente em seu Discurso. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, SANTA CATARINA, v. 21, p. 1329-1334, 1999.

SOUZA, Edilson. . WEBER E ELIAS:PONTOS E CONTRAPONTOS NA METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS. Conexões Educação Esporte Lazer, CAMPINAS, v. 1, n. 1, p. 13-21, 1998.

TOPO


T

TAVARES, M. A. . Onde está Kelly? O trabalho oculto de crianças e adolescentes nos serviços domésticos em Recife. Recife: CENDHEC, 2002. 111 p.

TOPO



V

VEIGA, Cynthia Greive . A escolarização como projeto de civilização. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 21, p. 90-103, 2002.

VEIGA, Cynthia Greive . Escola de alma branca: o direito biológico à educação no movimento da Escola Nova. Educação em Revista (UFMG), Belo Horizonte, MG, n. especial, p. 123-150, 2000.

VEIGA, Cynthia Greive ; FARIA FILHO, L. M. . Instrução e processo civilizatório. Brasil 500 anos, Editora Imprensa Oficial, Belo Horizonte, p. 18-29, 2000.

VEIGA, Cynthia Greive . Escola Pública para os negros e os pobres no Brasil: uma invenção imperial. Revista Brasileira de Educação, v. 13, p. 502-517, 2008.

VEIGA, Cynthia Greive . A produção da infância nas operações escriturísticas da administração da instrução elementar no século XIX. Revista brasileira de história da educação, São Paulo, v. 9, p. 73-108, 2005.

VEIGA, Cynthia Greive . A escolarização como projeto de civilização. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 21, p. 90-103, 2002.

VIESTEL, Roberto Marin . ACONTECIMENTO AMBIENTAL: UMA VISÃO CIVILIZADORA. II SIMPÓSIO SUL BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, UNIVALI - ITAJAÍ - SC, 2003.
VIESTEL, Roberto Marin . Educações Ambientais: Classificação, Experiência e Prática. Publicação CDTN, 2002.

VIESTEL, Roberto Marin . ENCONTROS AMBIENTAIS E EDUCAÇÃO: O PROCESSO CIVILIZADOR SOB A PERSPECTIVA DE NORBERT ELIAS. VI ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE, RIO DE JANEIRO, 2004.

VIESTEL, Roberto Marin . Pensando com Norbert Elias - "Última Fase de Transformação da Natureza: natureza não-tocada, amiga e generosa?. Papyrum Sapientiae, v. V.5 N1, p. 29-37, 2004.

VIESTEL, Roberto Marin. Educação Ambiental: encontros e vertentes na perspectiva civilizadora de Norbert Elias. IN: REVISTA AGROGEOAMBIENTAL. Vol01, N.01, 2009. Inconfidentes - MG, REVISTA AGROGEOAAMBIENTAL, 2009. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL DE MG - CAMPUS INCONFIDETENS – MG

VINHA, M. . A re-significação das brincadeiras tradicionais e da prática esportiva entre os índios Kadiwéu.. Conexões, Campinas, v. 3, p. 111-118, 1999.

VINHA, M. . O Conceito de Configuração e Poder em Norbert Elias.. Revista Conexões:Educação,Esporte e Lazer, FEF-UNICAMP, v. 5, p. 85-90, 2001.



TOPO


Z

TOPO

 




RECOMENDE ESTE SITE

GRUPO DE PESQUISA PROCESSOS CIVILIZADORES
Universidade Estadual de Londrina - Centro de Educação Física e Esporte
Departamento de Educação Física
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 km 380 Caixa Postal 6001 CEP 86051-990 - Londrina-Pr.
Telefone: (43) 3371-4905 | contato: processoscivilizadores@yahoo.com.br


Desenvolvido por: Priscilla Maia da Silva