2024
INNOCENTI, Mariana Souza. Avaliação Democrática para a Aprendizagem Escolar. 2024. 66 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2024. [arquivo completo]
2023
CARDOSO, Milene Aparecida Malaquias. Recuperação de Estudos: Uma Oportunidade de Aprendizagem?. 2023. 134f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2023. [arquivo completo]
2022
HARMUCH, Daniela. Uma proposta de ações didáticas frente ao erro na perspectiva da Educação Matemática Realística. 2022. 136f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2022. [arquivo completo]
2021
PRESTES, Diego Barboza. Um olhar realístico para tarefas de probabilidade e estatística de uma coleção de livros didáticos de matemática do Ensino Fundamental. 2021. 128f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2021. [arquivo completo]
ROSSETTO, Hallynnee Héllenn Pires. O desenvolvimento de um framework de trajetórias de ensino e aprendizagem de Matemática. 2021. 91f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2021. [arquivo completo]
2020
FORSTER, Cristiano. Um olhar realístico para tarefas de função afim em livros didáticos. 2020. 112f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020. [arquivo completo]
2018
PEDROCHI JUNIOR, Osmar. A Avaliação Formativa como Oportunidade de Aprendizagem: fio condutor da prática pedagógica escolar. 2018. 67 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018. [arquivo completo]
SILVA, Gabriel dos Santos e. Um olhar para os processos de aprendizagem e de ensino por meio de uma trajetória de avaliação. 2018. 166f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018. [arquivo completo]
SOUZA, Juliana Alves de. Cola em Prova Escrita: de uma conduta discente a uma estratégia docente. 2018. 146 p. Doutorado (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2018. [arquivo completo]
2017
MARQUES, Angela Fontana. Aulas de Matemática: narrativas de uma professora em transição. 2017. 82f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017. [arquivo completo]
SCHASTAI, Marta Burda. Tall e Educação Matemática Realística: algumas aproximações. 2017. 179f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017. [arquivo completo]
2015
PASSOS, Adriana Quimentão. Van Hiele, Educação Matemática Realística e GEPEMA: algumas aproximações. 2015. 147 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015. [arquivo completo]
2014
SANTOS, Edilaine Regina dos. Análise da produção escrita em matemática: de estratégia de avaliação a estratégia de ensino. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2014. [arquivo completo]
MENDES, Marcele Tavares. Utilização da Prova em Fases como recurso para regulação da aprendizagem em aulas de cálculo. 2014. 275f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, 2014. [arquivo completo]
2013
FERREIRA, Pamela Emanueli Alves. Enunciados de Tarefas de Matemática: um estudo sob a perspectiva da Educação Matemática Realística. 2013. 121f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013. [arquivo completo]
PIRES, Magna Natalia Marin. Oportunidade para aprender: uma Prática da Reinvenção Guiada na Prova em Fases. 2013. 122f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013. [arquivo completo]
TREVISAN, André Luis. Prova em fases e um repensar da prática avaliativa em Matemática. 2013. 168f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013. [arquivo completo]
2012
CIANI, Andréia Büttner. O realístico em questões não-rotineiras de matemática. 2011. 166f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012. [arquivo completo]
1999
BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Avaliação em Matemática: um estudo das respostas de alunos e professores. 1999. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 1999. [arquivo completo]