2024


TROMBINI, Thiago. Prova-escrita-em-fases: uma análise à luz da Educação Matemática Realística. 2024. 60 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2024. [arquivo completo]


2021


CORDEIRO, Emily Caroline Felix. Observação: Instrumento de Avaliação Didática? 2021. 56 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2021. [arquivo completo]


OLIVEIRA, Júlia Rodrigues. Oficina de correção de provas escritas de matemática: um estudo. 2021. 166. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2021. [arquivo completo]


ROCHA, Fernanda Boa Sorte. Um mapeamento de publicações em Educação Matemática no Instituto Freudenthal de 2000 a 2019. 2021. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2021. [arquivo completo]


2020


BARDAÇON, Ana Carolina. Análise do desenvolvimento de uma trajetória de ensino e aprendizagem para a construção dos números naturais. 2020. 124f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020. [arquivo completo]


INNOCENTI, Mariana Souza. Prova-escrita-com-cola em aulas de matemática no 8º ano do Ensino Fundamental. 2020. 78f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020. [arquivo completo]


SILVA, Vanessa Kishi da. Feedback: recurso para aulas de matemática. 2020. 68f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020. [arquivo completo]


2018


BARRETTO, Ana Cláudia. Procedimentos da análise da produção escrita em matemática no contexto do GEPEMA: um olhar para dentro. 2018. 116f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018. [arquivo completo]


BENEDITO, José Emídio Gomes. Um estudo do caráter de continuidade na avaliação didática. 2018. 63f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018. [arquivo completo]


SILVA, Fernanda da. Um caráter de validade da avaliação na perspectiva da Educação Matemática Realística. 2018. 46f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018. [arquivo completo]


2016


FORSTER, Cristiano. A utilização da prova-escrita-com-cola como recurso à aprendizagem. 2016. 123f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016. [arquivo completo]


PAIXÃO, Anie Caroline Gonçalves. Uma Prova em Fases de Matemática: da análise da produção escrita ao princípio de orientação. 2016. 103f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016. [arquivo completo]


ROSSETTO, Hallynnee Héllenn Pires. Trajetória Hipotética de Aprendizagem sob um olhar realístico. 2016. 104f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016. [arquivo completo]


2015


PRESTES, Diego Barboza. Prova em fases de Matemática: uma experiência no 5o ano do Ensino Fundamental. 2015. 122f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015. [arquivo completo]


SILVA, Gabriel dos Santos e. Uma configuração da reinvenção guiada. 2015. 94f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015. [arquivo completo]


2014


OLIVEIRA, Rodrigo Camarinho de. Matematização: estudo de um processo. 2014. 62f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014. [arquivo completo]


PEREIRA JUNIOR, Ademir. Enunciados de Itens de provas de Matemática: um estudo na perspectiva da Educação Matemática Realística. 2014. 65f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014. [arquivo completo]


2013


MORAES, Marco Antonio Gonzales. Correção de uma prova escrita de matemática: algumas considerações. 2013. 91f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013. [arquivo completo]


2012


PEDROCHI JUNIOR, Osmar. Avaliação como oportunidade de aprendizagem em Matemática. 2012. 56f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012. [arquivo completo]


2010


BEZERRA, Gisleine Correa. Registros escritos de alunos em questões não-rotineiras da área de conteúdo quantidade: um estudo. 2010. 183f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010. [arquivo completo]


LOPEZ, Juliana Maira Soares. Análise interpretativa de questões não-rotineiras de matemática. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010. [arquivo completo]


2009


ALMEIDA, Vanessa Lucena Camargo de. Questões não-rotineiras: a produção escrita de alunos da graduação em Matemática. 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009. [arquivo completo]


FERREIRA, Pamela Emanueli Alves. Análise da produção escrita de professores da Educação Básica em questões não-rotineiras de matemática. 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009. [arquivo completo]


2008


CELESTE, Leticia Barcaro. A Produção Escrita de alunos do Ensino Fundamental em questões de matemática do PISA. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina,

2008. [arquivo completo]


SANTOS, Edilaine Regina dos. Estudo da Produção Escrita de Estudantes do Ensino Médio em Questões Discursivas Não Rotineiras de Matemática. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2008. [arquivo completo]


2007


DALTO, Jader Otavio. A produção escrita em matemática: análise interpretativa da questão discursiva de matemática comum à 8ª série do ensino fundamental e a 3ª série do ensino médio da AVA/2002. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007. [arquivo completo]


VIOLA DOS SANTOS, João Ricardo. O que alunos da escola básica mostram saber por meio de sua produção escrita em matemática. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. [arquivo completo]


2006


ALVES, Rose Mary Fernandes. Estudo da produção escrita de alunos do Ensino Médio em questões de matemática. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2006. [arquivo completo]


NEGRÃO DE LIMA, Roseli Cristina. Avaliação em Matemática: análise da produção escrita de alunos da 4ª série do Ensino Fundamental em questões discursivas. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2006. [arquivo completo]


PEREGO, Franciele. O que a produção escrita pode revelar? Uma análise de questões de matemática. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2006. [arquivo completo]


2005


NAGY-SILVA, Marcia Cristina. Do Observável ao Oculto: um estudo da produção escrita de alunos da 4ª série em questões de matemática. 2005. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2005. [arquivo completo]


PEREGO, Sibéle Cristina. Questões Abertas de Matemática: um estudo de registros escritos. 2005. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2005. [arquivo completo]


SEGURA, Raquel de Oliveira. Estudo da Produção Escrita de Professores em Questões discursivas de Matemática. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. [arquivo completo]


2004


GONÇALVES JÚNIOR, Marcos Antonio. Um olhar sobre os dizeres e fazeres de uma professora de matemática da 8º série do Ensino Fundamental. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2004. [arquivo completo]


ROHLOFF, Débora Bohrer. Uma professora de matemática, sua compreensão e sua prática em avaliação. 2004. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2004. [arquivo completo]


2003


GOMES, Marilda Trecenti. O portfolio na avaliação da aprendizagem escolar. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2003. [arquivo completo]


SOUZA, Luciana Gastaldi Sardinha. Como alunos do curso de Licenciatura em Matemática que já cursaram uma vez a disciplina Cálculo Diferencial e Integral I lidam com alguns conceitos matemáticos básicos. 2003. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2003. [arquivo completo]


1989


BURIASCO, Regina Luzia Corio de. A matemática de fora de dentro da escola: do bloqueio à transição. 1989. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 1989. [arquivo completo]