2024


SILVA, Gabriel dos Santos e. Educação Matemática Realística: notas históricas e teóricas. Educação Matemática em Revista, v. 29, n. 82, p. 1-16, 2024. [arquivo completo]


SILVA, Gabriel dos Santos e; INNOCENTI, Mariana Souza; ROCHA, Fernanda Boa Sorte. Um Estudo de Indicios de Pensamento Algébrico de Estudantes do Ensino Fundamental por meio da Análise da Produção Escrita. In: ELIAS, Henrique Rizek; PANOSSIAN, Maria Lucia. Ensino e Aprendizagem de Álgebra: Pesquisas e Propostas Pedagógicas. São Paulo: LF Editorial, 2024. p. 199-220, [arquivo completo]


SILVA, Gabriel dos Santos e; LIMA, Amanda Ferreira de; ZANQUIM, Jéssica Aparecida Borssoi; KEIL, Leticia Thais. Impressões de Estudantes sobre Prova-Escrita-em-Fases. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, n. 3, p. 246-263, 2024. [arquivo completo]


SILVA, Gabriel dos Santos e; ROCHA, Fernanda Boa Sorte; GARDIN, Francielle. Uma análise das questões de Matemática da Prova Paraná 2023. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 35, e11027, 2024. [arquivo completo]


SILVA, Gabriel dos Santos e; ZANQUIM, Jessica Aparecida Borssoi. Um estudo da aplicação de uma prova-escrita-em-fases de matemática no ensino fundamental. Horizontes, v. 42, p. e023076, 2024. [arquivo completo]


TROMBINI, Thiago; FERREIRA, Pamela Emanueli Alves. Intervenção nas Práticas Avaliativas em Educação Matemática: Um ensaio à luz de pesquisas do GEPEMA. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, n. 3, p. 515-539, 2024. [arquivo completo]


2023


BURIASCO, Regina Luzia Corio de; SILVA, Gabriel dos Santos e; COSTA, Cristina Fernanda Chamussora. Estratégias utilizadas por estudantes para a elaboração de colas. Educação Matemática em Revista - RS, v. 1, n. 24, p. 59-70, 2023. [arquivo completo]


FERREIRA, Pamela Emanueli Alves; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Tarefas Não-rotineiras de Matemática: o que podem revelar? (portugués). PARADIGMA, v. 44, n. 5, p. 287-307, 2023. [arquivo completo]


ROCHA, Fernanda Boa Sorte; BURIASCO, Regina Luzia Corio de; SILVA, Gabriel dos Santos e. Pesquisas em Educação Matemática no Instituto Freudenthal: Apontamentos de um Mapeamento de 2000 a 2019. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 16, n. 2, p. 240-249, 2023. [arquivo completo]


SILVA, Gabriel dos Santos e. Indícios de autoavaliação em um Vaivém. BOLEMA, v. 37, n. 77, 2023. [arquivo completo]


SILVA, Gabriel dos Santos e; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. O erro na avaliação como prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem. Revista de História da Educação Matemática, v. 9, p. 1-17, 2023. [arquivo completo]


SILVA, Gabriel dos Santos e; GARDIN, Francielle Silva. Escrita reflexiva no vaivém: um estudo das produções de futuras professoras de matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 25, n. 3, p. 157-182, 2023. [arquivo completo]


SILVA, Gabriel dos Santos e; INNOCENTI, Mariana Souza; SAMPEL, Vanessa Kishi. A Educação Matemática Realística de Hans Freudenthal como uma proposta de subversão aos resquícios do Movimento da Matemática Moderna no Brasil. Educação Unisinos (Online), v. 27, p. 1-18, 2023. [arquivo completo]


SILVA, Gabriel dos Santos e; SAMPEL, Vanessa Kishi; TROMBINI, Thiago. Uma análise das reflexões promovidas por um estudante de Licenciatura em Matemática em um Vaivém. PARADIGMA, v. 44, n. 5, p. 448-468, 2023. [arquivo completo]


2022


BURIASCO, Regina Luzia Corio de; FERREIRA, Pamela Emanueli Alves; CIANI, Andréia Büttner. Avaliação como Prática de Investigação (Alguns Apontamentos). In: ANDRADE, Mariana A. Bologna Soares de; BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias. (Org.). PECEM: 20 anos de pesquisas em Ensino de Ciências e Educação Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2022. p. 71-96. [arquivo completo]


FERREIRA, Pamela Emanueli Alves; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Análise da Produção Escrita em Matemática - um recurso à Avaliação como Prática de Investigação. Revista de Educação Matemática, v. 19, p. e022033, 2022. [arquivo completo]


MENDES, Marcele Tavares; TREVISAN, André Luis; RODRIGUES, Renata Graciele Batista Rodrigues; WEBER, Talita Canassa. Prova em dupla e com consulta em aulas de Cálculo? Agora ficou fácil tirar 10!. Revista de Educação Matemática, v. 19, p. e022039, 2022. [arquivo completo]


PRESTES, Diego Barboza; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Tarefa de livro didático de matemática: uma exploração sob o olhar da Educação Matemática Realística. Vidya, v. 42, p. 167-184, 2022. [arquivo completo]


SILVA, Gabriel dos Santos e. Quem/quais são os responsáveis pelo 'fracasso' do Brasil no PISA, de acordo com a mídia brasileira?. Revista Lusófona de Educação, v. 56, n. 56, p. 161-177, 2022. [arquivo completo]


SILVA, Gabriel dos Santos e; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Indícios de interatividade na aplicação de uma Prova-Escrita-em-Fases. Ciência & Educação, v. 28, e22036, 2022. [arquivo completo]


SILVA, Gabriel dos Santos e; HARMUCH, Daniela. Análise da produção escrita de questões de matemática do Vestibular 2020 da Universidade Estadual de Londrina. Revemop, v. 4, p. e202212, 2022. [arquivo completo]


SILVA, Gabriel dos Santos e; INNOCENTI, Mariana Souza; ZANQUIM, Jessica Aparecida Borssoi. Um estudo sobre intenções de intervenções feitas por uma professora em um Vaivém. Revista de Educação Matemática (REMat), v. 19, p. e022041, 2022. [arquivo completo]


SILVA, Gabriel dos Santos e; ROCHA, Fernanda Boa Sorte. Pesquisa em Avaliação em Educação Matemática no Brasil: um mapeamento. Vidya, v, 42, n. 2, p. 61-79, jul./dez., 2022. [arquivo completo]


SILVA, Gabriel dos Santos e; SAMPEL, Vanessa Kishi. O que pesquisadores da Avaliação da Aprendizagem Escolar em Matemática dizem sobre os motivos de produzirem seus trabalhos?. Meta: Avaliação, v. 14, p. 660-684, 2022. [arquivo completo]


SOUZA, Juliana Alves de; INNOCENTI, Mariana Souza. Avaliação da Aprendizagem Escolar em matemática no contexto remoto: reflexões a partir de dizeres docentes. Meta: Avaliação, v. 14, n. 43, p. 292-315, 2022. [arquivo completo]


2021


CARDOSO, Milene Aparecida; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Prova escrita em aulas remotas: uma experiência no oitavo ano. BOEM - Boletim online de Educação Matemática, v.9, n.18, p. 287-297, 2021. [arquivo completo]


2020


SILVA, Gabriel dos Santos e; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Fichas de autoavaliação em matemática: um estudo de respostas de alunos. In: Maria Isabel Ramalho Ortigão, João Ricardo Viola dos Santos. (Org.). Avaliação e Educação Matemática: pesquisas e delineamentos. 1ed.: SBEM, 2020, p. 46-57. [arquivo completo]


SOUZA, Juliana Alves de; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Influências da natureza da avaliação na utilização de uma cola. Educação Matemática Pesquisa, v. 22, p. 140-159, 2020. [arquivo completo]


SOUZA, Juliana Alves de; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Uma experiência com a cola em uma prova-escrita-em-fases. In: Maria Isabel Ramalho Ortigão; João Ricardo Viola dos Santos. (Org.). Avaliação e Educação Matemática: pesquisas e delineamentos. 1ed.: SBEM, 2020, p. 122-137. [arquivo completo]


2019


PASSOS, Adriana Quimentão; BURIASCO, Regina Luzia Corio de; SOARES, Maria Tereza Carneiro. Ideias de Van Hiele e Educação Matemática Realística: algumas aproximações. Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), v. 33, p. 1533-1548, 2019. [arquivo completo]


PEDROCHI JUNIOR, Osmar; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. A Avaliação como Fio Condutor da Prática Pedagógica. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 20, p. 370-377, 2019. [arquivo completo]


PRESTES, Diego Barboza; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Prova-Escrita-em-Fases de Matemática no 5º ano do Ensino Fundamental. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 8, p. 89-105, 2019. [arquivo completo]


2018


MENDES, Marcele Tavares; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. A utilização da Prova em Fases como recurso de ensino em aulas de Cálculo. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 7, p. 39-53, 2018. [arquivo completo]


MENDES, Marcele Tavares; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. A regulação da aprendizagem a partir do realizar uma prova escrita em fases: percepções de alunos de CDI. Educação Matemática em Revista-RS, v. 2, p. 131-143, 2018. [arquivo completo]


MENDES, Marcele Tavares; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. O Dinamismo de uma Prova Escrita em Fases: um estudo com alunos de Cálculo Diferencial e Integral. Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), v. 32, p. 653-672, 2018. [arquivo completo]


PIRES, Magna Natalia Marin; AMARAL, Wagner Roberto do; KUBOYAMA, Jean Carlos Alves da Silva. O Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica em uma Universidade Estadual do Paraná: o fortalecimento dos indígenas na Educação Superior em uma experiência com a Educação Matemática. Zetetiké, v. 26, n. 1, p. 240-257, 2018. [arquivo completo]


SOUZA, Juliana Alves de; BURIASCO, Regina. Luzia Corio de. A cola (in)conveniente. Acta Latinoamericana de Matematica Educativa, v. 31, p. 561-565, 2018. [arquivo completo]


SOUZA, Juliana Alves de; BURIASCO, Regina. Luzia Corio de. A utilização da cola como meio de estudo e aprendizagem: o caso de ísis. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz do Iguaçu - PR. Anais do VII SIPEM, 2018. [arquivo completo]


2017


BURIASCO, Regina Luzia Corio de; SILVA, Gabriel dos Santos e. Aspectos da Educação Matemática realística. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, v. 1, p. 1-15, 2017. [arquivo completo]


DALTO, Jader Otavio; VIOLA DOS SANTOS, João Ricardo; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Multiplicidades de resoluções de alunos do ensino médio em problemas abertos de matemática. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP-INEP), v. 98, p. 110-129, 2017. [arquivo completo]


MENDES, Marcele Tavares; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Princípios de De Lange na utilização de uma prova escrita em fases. Educação Matemática em Revista, v. 22, p. 10-20, 2017. [arquivo completo]


MENDES, Marcele Tavares; OLIVEIRA. Rodrigo Camarinho de; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. O conceito de conjunto finito e infinito por meio de tarefas: uma proposta à luza da Educação Matemática Realística. VIDYA, v. 37, p. 239-252, 2017. [arquivo completo]


PIRES, Magna Natalia Marin; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Professores dos anos iniciais, a prova em fases e a possibilidade de aprender. Zetetiké, v. 25, p. 474-495, 2017. [arquivo completo]


2016


FERREIRA, Pamela Emanueli Alves; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Educação matemática realística: uma abordagem para os processos de ensino e de aprendizagem. Educação Matemática Pesquisa, v. 18, p. 237-252, 2016. [arquivo completo]


PIRES, Magna Natalia Marin; SILVA, Gabriel dos Santos e. Trajetórias de Ensino e Aprendizagem na Formação Inicial de Professores de Matemática. Educação Matemática em Revista, v. 49B, p. 43-51, 2016. [arquivo completo]


SANTOS, Edilaine Regina; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. A análise da produção escrita em Matemática como estratégia de avaliação: aspectos de uma caracterização a partir dos trabalhos do GEPEMA. Alexandria, v. 9, p. 233-247, 2016. [arquivo completo]


SOUZA, Juliana Alves de; BURIASCO, Regina. Luzia Corio de. Nota Avaliativa: materialidade do número e as cortinas das subjetividades. In: X SESEMAT, 2016, Campo Grande. Anais do X Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2016. [arquivo completo]


SOUZA, Juliana Alves de; BURIASCO, Regina. Luzia Corio de. Prova com cola: uma conjectura. In: XX EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2016, Curitiba - PR. Anais do XV EBRAPEM, 2016. [arquivo completo]


TREVISAN, André Luis; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. A rethinking of assessment practice: an experience with a stage test. Revista de Educacion de las Ciencias, v. 17, p. 57-60, 2016. [arquivo completo]


TREVISAN, André Luis; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Avaliação e currículo: o caso da Trigonometria. Educação Matemática Pesquisa, v. 18, p. 551-570, 2016. [arquivo completo]


TREVISAN, André Luis; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Percepções de Estudantes acerca de um Instrumento Diferenciado de Avaliação em Aulas de Matemática. Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), v. 30, p. 1207-1222, 2016. [arquivo completo]


2015


BURIASCO, Regina Luzia Corio de; MENDES, Marcele Tavares. Uma Pesquisa Qualitativa: regulação da aprendizagem um contexto de aulas de Cálculo. Perspectivas da Educação Matemática, v. 18, p. 468-484, 2015. [arquivo completo]


FERREIRA, Pamela Emanueli Alves; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Enunciados de Tarefas de Matemática Baseados na Perspectiva da Educação Matemática Realística. Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), v. 29, p. 452-472, 2015. [arquivo completo]


SANTOS, Edilaine Regina; PASSOS, Adriana Quimentão; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Pró-Matemática/UEL na formação do professor: Episódio de um trabalho com a análise da produção escrita. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, p. 276-286, 2015. [arquivo completo]


TREVISAN, André Luis; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Educação Matemática Realística: uma abordagem para o ensino e a avaliação em Matemática. REVEMAT: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 10, p. 167-184, 2015. [arquivo completo]


TREVISAN, André Luis; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Reflexão a respeito da própria prática avaliativa: um estudo com a prova em fases. Revista Iberoamericana de Educación, v. 69, n. 3, p. 27-41, 15 nov. 2015. [arquivo completo]


VIOLA DOS SANTOS, João Ricardo; BURIASCO, Regina Luzia Corio de; FERREIRA, Pamela Emanueli Alves. Uma Tarefa Matemática e algumas Produções Escritas de Alunos: discussões e possibilidades para Professores que Ensinam Matemática. Acta Scientiae, v. 17, p. 596-613, 2015. [arquivo completo]


2014


LOPEZ, Juliana Maíra Soares; BURIASCO, Regina Luzia Corio de; FERREIRA, Pamela Emanueli Alves. Educação Matemática Realística: considerações para a avaliação da aprendizagem. Perspectivas da Educação Matemática, v. 7, p. 248-265, 2014. [arquivo completo]


TREVISAN, André Luis; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Análise da produção escrita em uma prova de Matemática em Fases. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 7, p. 1-11, 2014. [arquivo completo]


TREVISAN, André Luis; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Avaliação em Matemática: ato de comunicação e espelho da ação. Acta Scientiae, v. 16, p. 43-56, 2014. [arquivo completo]


TREVISAN, André Luis; MENDES, Marcele Tavares; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. O conceito de regulação no contexto da avaliação escolar. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 7, p. 235-250, 2014. [arquivo completo]


VIOLA DOS SANTOS, João Ricardo; BURIASCO, Regina Luzia Corio de; FERREIRA, Pamela Emanueli Alves. Análise da Produção Escrita como Possibilidade de Trabalho para Professores que Ensinam Matemática. Educação Matemática em Revista, v. 19, p. 31-39, 2014. [arquivo completo]


2012


MENDES, Marcele Tavares; TREVISAN, André Luis; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Possibilidades de Intervenção num Contexto de Ensino e Avaliação em Matemática. EM TEIA: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 3, p. 1-13, 2012. [arquivo completo]


2011


ALMEIDA, Vanessa Lucena Camargo de; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Processo de Matematização: investigação de registros escritos de aluno de licenciatura e bacharelado em matemática. Alexandria, v. 4, p. 27-43, 2011. [arquivo completo]


2010


SANTOS, Edilaine Regina dos; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Análise da Produção Escrita de Estudantes em Matemática: Informações Obtidas em uma Questão Discursiva Não-Rotineira. Perspectivas da Educação Matemática, v. 2-3, p. 95-104, 2010. [arquivo completo]


SANTOS, Edilaine Regina dos; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Estudo da Produção Escrita de Estudantes do Ensino Médio em uma Questão Não Rotineira de Matemática. Unión, v. 24, p. 103-115, 2010. [arquivo completo]


VIOLA DOS SANTOS, João Ricardo; BURIASCO, Regina Luzia Corio de; FERREIRA, Pamela Emanueli Alves. Interpretações de Alunos da Educação Básica Para a Idéia de Recorrência em uma Questão Aberta de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 12, p. 143-163, 2010. [arquivo completo]


2009


BURIASCO, Regina Luzia Corio de; CURY, Helena Noronha. Características de um bom aluno de matemática na opinião de professores e estudantes. Acta Scientiae, v. 11, p. 86-100, 2009. [arquivo completo]


BURIASCO, Regina Luzia Corio de; FERREIRA, Pamela Emanueli Alves; CIANI, Andreia Buttner. Avaliação como Prática de Investigação (alguns apontamentos). Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), v. 22, p. 69-96, 2009. [arquivo completo]


DALTO, Jader Otávio; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Problema proposto ou problema resolvido: qual a diferença?. Educação e Pesquisa, v. 35, p. 449-461, 2009. [arquivo completo]


NEGRÃO DE LIMA, Roseli Cristina; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Avaliação da Aprendizagem Escolar: um olhar em perspectiva para a produção escrita. VIDYA, v. 27, p. 43-54, 2009. [arquivo completo]


NEGRÃO DE LIMA, Roseli Cristina; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Avaliação da Aprendizagem Escolar: um olhar em perspectiva para a produção escrita. VIDYA, v. 27, p. 43-54, 2009. [arquivo completo]


VIOLA DOS SANTOS, João Ricardo; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Características dos Problemas que os alunos Constroem a partir do Enunciado de uma Questão Aberta de Matemática. Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), v. 32, p. 147-160, 2009. [arquivo completo]


VIOLA DOS SANTOS, João Ricardo; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Uma análise do pensamento e da linguagem algébrica expressos na produção escrita de alunos da escola básica. Boletim GEPEM, v. 54, p. 11-32, 2009. [arquivo completo]


2008


NAGY-SILVA, Márcia Cristina; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Uma possibilidade para a avaliação escolar em matemática: a análise da produção escrita. Acta Scientiae, v. 10, p. 84-96, 2008. [arquivo completo]


PEREGO, Sibéle Cristina; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Um Estudo de Registros Escritos em Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 1, p. 55-72, 2008. [arquivo completo]


VIOLA DOS SANTOS, João Ricardo; BURIASCO, Regina Luzia Corio de; CIANI, Andréia Büttner. A Avaliação como Prática de Investigação e Análise da Produção Escrita em Matemática. Revista de Educação, v. 25, p. 35-45, 2008. [arquivo completo]


VIOLA DOS SANTOS, João Ricardo; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Uma análise interpretativa da produção escrita em Matemática de alunos da Escola Básica. Zetetiké, v. 16, p. 11-43, 2008. [arquivo completo]


2007


BURIASCO, Regina Luzia Corio de; SOARES, Maria Tereza Carneiro. Avaliação do Rendimento em Matemática nas Escolas do Paraná: estudo descritivo da prova da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. Estudos em Avaliação Educacional, v. 18, p. 85-110, 2007. [arquivo completo]


2006


GONÇALVES JUNIOR, Marco Antonio; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. O Professor de Matemática e a Produção de Saberes sobre a Gestão Curricular. Ciência & Educação, v. 12, p. 99-115, 2006. [arquivo completo]


2005


BURIASCO, Regina Luzia Corio de; SILVA, Márcia Cristina Nagy. Análise da Produção Escrita em Matemática: algumas considerações. Ciência & Educação, v. 11, p. 499-511, 2005. [arquivo completo]


PEREGO, Sibele Cristina; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Registros Escritos em Matemática: que informações pode fornecer na avaliação?. Educação Matemática em Revista, v. 18/19, p. 46-56, 2005. [arquivo completo]


2002


BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Sobre Avaliação em Matemática: uma reflexão. Educação em Revista, n.36, p. 255-263, 2002. [arquivo completo]


2000


BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Algumas Considerações sobre Avaliação Educacional. Estudos em Avaliação Educacional, n. 22, p. 155-178, 2000. [arquivo completo]