Logo
Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Formação de Professores que Ensinam Matemática
HOME | APRESENTAÇÃO | PARTICIPANTES | PUBLICAÇÕES | PESQUISAS EM DESENVOLVIMENTO | LINKS | CONTATO
PUBLICAÇÕES

Artigos publicados em periódicos

2020

  • RODRIGUES, P. H.; CYRINO, M. C. C. T. Identidade Profissional de futuros professores de Matemática: aspectos do autoconhecimento mobilizados no Vaivém. ZETETIKE (UNICAMP), v. 28, p. 1-26, 2020. | Texto Completo |
  • DE PAULA, E. F.; CYRINO, M. C. C. T.  Aspectos a serem considerados em investigações a respeito do movimento de constituição da Identidade Profissional de professores que ensinam matemática. Educação (Santa Maria), v. 45, p. 1-29. | Texto Completo |
  • BORGES, F. A.; CYRINO, M. C. C. T. Encontro formativo de professores e licenciandos em matemática em uma comunidade de prática: alguns aspectos em destaque . Revista Educação e Linguagens, v. 9, n. 16, p. 435-461, jan./jun. 2020. | Texto Completo |
  • JESUS, C. C.; CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, H. M. Mathematics teachers' learning on Exploratory Teaching: analysis of a Multimedia Case in a Community of Practice. Revista Acta Scientiae, v. 22, n. 1, p. 112-133. | Texto Completo |
  • BORGES, F. A.; CYRINO, M. C. C. T. A formação do futuro professor de Matemática para atuação com estudantes com deficiência: uma análise a partir de projetos pedagógicos de cursos. BOLETIM GEPEM (ONLINE), v. 76, p. 134-155, 2020. | Texto Completo |

2019

  • ESTEVAM, E. J. G.; CYRINO, M. C. C. T. Condicionantes de aprendizagens de professores que ensinam matemática em contextos de comunidades de prática. ALEXANDRIA, v. 12, p. 227-253. | Texto Completo |
  • VARELA, G.; CYRINO, M. C. C. T. Organização de arecas na formação de professores no Timor-Leste: conhecimentos matemáticos pautados em práticas de etnomatemática. Revista Cocar, v. 13, n. 27, p. 423-450. | Texto Completo |
  • RODRIGUES, R. V. R.; CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, H. M. Percepção profissional de futuros professores de matemática sobre o pensamento algébrico dos alunos através da exploração de um caso multimídia.Quadrante (Lisboa), v. 28, n. 1, p. 100-123. | Texto Completo |
  • FRAGA, T. C. G.; CYRINO, M. C. C. T. Reflexões manifestadas por uma professora no caso multimídia "Explorando perímetro e área". VIDYA, v. 39, n. 1, p. 233-254. | Texto Completo |
  • OLIVEIRA, L. M. C. P.; CYRINO, M. C. C. T. Ações de uma formadora no desenvolvimento da agência profissional de professoras de uma Comunidade de Prática. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, n. 2, p. 513-538. | Texto Completo |
  • RODRIGUES, A. L; RODRIGUES, P. H.; CYRINO, M. C. C. T. O papel do Pibid em Diferentes Ações do Estágio Curricular Supervisionado: Perspectivas de Futuros Professores. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 12, n. 2, p. 145-153. | Texto Completo |
  • DE PAULA, E. F.; CYRINO, M. C. C. T.  Identidade Profissional de (futuros) professores que ensinam matemática: uma insubordinação criativa em tempos de resistência. Perspectivas da Educação Matemática, v. 12, n. 30, p. 636-653. | Texto Completo |
  • GARCIA, T. M. R.; CYRINO, M. C. C. T. Identidade Profissional de Professores que Ensinam Matemática em uma Comunidade de Prática. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 8, n. 15, p. 33-61, jan./jun. 2019. | Texto Completo |
  • ROCHA, R. M.; CYRINO, M. C. C. T. Elementos do Contexto de uma Comunidade de Prática de Professores de Matemática na Busca de Aprender e Ensinar Frações. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 8, n. 15, p. 169-189, jan./jun. 2019. | Texto Completo |

2018

  • CYRINO, M. C. C. T. Grupos de Estudo e Pesquisa e o Movimento de Constituição da Identidade Profissional de Professores que Ensinam Matemática e de Investigadores. REnCiMa, v. 9, n. 6, p. 1-17, 2018. | Texto Completo |
  • RODRIGUES, R. V. R.; CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, H. M. Comunicação no Ensino Exploratório: visão profissional de futuros professores de Matemática. BOLEMA, Rio Claro, v. 32, n. 62, p. 967-989, dez. 2018. | Texto Completo |
  • JESUS, C. C.; CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, H. Análise de tarefas cognitivamente desafiadoras em um processo de formação de professores de Matemática. Educação Matemática Pesquisa (Online), São Paulo, v. 20, n. 2, p. 21-46, out. 2018. | Texto Completo |
  • PAULA, E. F.; CYRINO, M. C. C. T. Perspectivas de Identidade Profissional de Professores que Ensinam Matemática Presentes em Artigos Científicos Publicados entre 2006-2016. Acta Scientiae, Canoas, v. 20, n. 5, p. 778-799, set./out. 2018. | Texto Completo |
  • DE PAULA, E. F.; CYRINO, M. C. C. T. Polos teórico e epistemológico presentes em pesquisas brasileiras sobre identidade profissional de professores que ensinam Matemática. Imagens da Educação, v. 8, n. 2, 2018. | Texto Completo |
  • ESTEVAM, E. J. G.; CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, H. Desenvolvimento do Conhecimento Estatístico para ensinar a partir da análise de tarefas em uma comunidade de professores de Matemática. REnCiMa, v. 9, n. 2, p. 32-51, 2018. | Texto Completo |
  • RODRIGUES, R. V. R.; CYRINO, M. C. C. T. A fase inicial de uma aula de Matemática no Ensino Exploratório na visão profissional de futuros professores. Revista Insignare Scientia, v. 1, n. 2, abr. 2018. | Texto Completo |
  • RODRIGUES, P. H.; PIRES, M. N. M.; CYRINO, M. C. C. T. Significados produzidos por futuros professores de matemática sobre o ensino exploratório: prova em fases como instrumento de avaliação após exploração de um caso multimídia. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 23, n. 57, p. 17-33, jan./mar. 2018. | Texto Completo |

2017

  • PAULA, E. F.; CYRINO, M. C. C. T. Mapeamento de pesquisas paranaenses sobre o professor que ensina Matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 6, n. 11, p. 18-45, jul./dez. 2017. | Texto Completo |
  • PAULA, E. F.; CYRINO, M. C. C. T. Identidade profissional de professores que ensinam Matemática: panorama de pesquisas brasileiras entre 2001-2012. Zetetiké, Campinas, v. 25, n. 1, p. 27-45, abr. 2017. | Texto Completo |
  • RODRIGUES, P. H.; CYRINO, M. C. C. T. Análise de trabalhos que investigaram contextos de formação de professores em Comunidades de Prática. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 14, n. 16, p. 67-78, jan./jun. 2017. | Texto Completo |
  • BALDINI, L. A. F.; OLIVEIRA, J. C. R.; CYRINO, M. C. C. T. Comunidade de Prática de formação de professores que ensinam Matemática: constituição, energia e cultivo. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 14, n. 16, p. 55-66, jan./jun. 2017. | Texto Completo |
  • RODRIGUES, P. H.; CYRINO, M. C. C. T. Aspectos da prática pedagógica considerados na elaboração de um caso multimídia para formação de professores que ensinam Matemática. Ciência & Educação, v. 23, n. 3, p. 577-595, 2017. | Texto Completo |
  • ESTEVAM, E. J. G.; CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, H. Análise de vídeos de aula na promoção de reflexões sobre o ensino exploratório de Estatística em uma comunidade de professores. Quadrante, v. 26, n. 1, p. 145-169, 2017. | Texto Completo |
  • CYRINO, M. C. C. T.; BALDINI, L. A. F. Ações da formadora e a dinâmica de uma comunidade de prática na constituição/mobilização de TPACK. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 19, n. 1, p. 25-48, 2017. | Texto Completo |
  • CYRINO, M. C. C. T. Identidade profissional de (futuros) professores que ensinam Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 10, n. 24, p. 699-712, 2017. | Texto Completo |

2016

  • ESTEVAM, E. J. G.; CYRINO, M. C. C. T. Desenvolvimento Profissional de Professores em Educação Estatística. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 9, n. 1, p. 115-150, 2016. | Texto Completo |
  • CYRINO, M. C. C. T. Potencialidades da Exploração de um Caso Multimídia como Elemento da Prática na Formação Inicial de Professores de Matemática. Educação Matemática em Revista, Ano 21, n. 49B, p. 80-89, abr. 2016. | Texto Completo |
  • CYRINO, M. C. C. T. Desenvolvimento da Identidade Profissional de Professores de Matemática em Comunidades de Prática: Reificações do Ensino do Raciocínio Proporcional. Bolema, Rio Claro, v. 30, n. 54, p. 165-187, abr. 2016. | Texto Completo |
  • BALDINI, L. A. F.; CYRINO, M. C. C. T. Elementos da prática de uma Comunidade de Prática de professores de Matemática na utilização do software Geogebra. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, , n. 45, p. 184-204, mar. 2016. | Texto Completo |

2015

  • ESTEVAM, E. J. G.; CYRINO, M. C. C. T.; OLIVEIRA, H. M. Medidas de Tendência Central e o Ensino Exploratório de Estatística. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 8, n. 17, p. 166-191, 2015. | Texto Completo |
  • TEIXEIRA, B. R.; CYRINO, M. C. C. T. O Estágio de Regência como Contexto para o Desenvolvimento da Identidade Profissional Docente de Futuros Professores de Matemática. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 131-149, 2015. | Texto Completo |
  • TEIXEIRA, B. R.; CYRINO, M. C. C. T. Desenvolvimento da Identidade Profissional de Futuros Professores de Matemática no Âmbito da Orientação de Estágio. Bolema, Rio Claro, v. 29, n. 52, p. 658-680, ago. 2015. | Texto Completo |

2014

  • CYRINO, M. C. C. T; JESUS, C. C.  Análise de tarefas matemáticas em uma proposta de formação continuada de professoras que ensinam matemática. Ciência & Educação, v. 20, p. 751-764, 2014. | Texto Completo |
  • NAGY, M. C.; CYRINO, M. C. C. T. Aprendizagens de professoras que ensinam matemática em uma comunidade de prática. Revista FAEEBA, v. 23, p. 149-163, 2014. | Texto Completo |
  • ESTEVAM, E. J. G; CYRINO, M. C. C. T. Educação Estatística e a formação de professores de matemática: cenário de pesquisas brasileiras. Zetetiké (on line), v. 22, p. 123-149, 2014. | Texto Completo |
  • TEIXEIRA, B. R.; CYRINO, M. C. C. T. O estágio de observação e o desenvolvimento da identidade profissional docente de professores de matemática em formação inicial. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 16, p. 599-622, 2014. | Texto Completo |
  • RODRIGUES, P. H. ; RODRIGUES, R. V. R. ; CYRINO, M. C. C. T. ; OLIVEIRA, H. M. . A mídia vídeo na formação de professores que ensinam Matemática: análise de pesquisas brasileiras. Nuances, v. 25, p. 148-169, 2014. | Texto Completo |
  • TEIXEIRA, B. R.; CYRINO, M. C. C. T. O desenvolvimento da identidade profissional de futuros professores de matemática a partir da supervisão de estágio. EM TEIA: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 5, p. 1-19, 2014. | Texto Completo |

2013

  • TEIXEIRA, B. R.; CYRINO, M. C. C. T. O estágio supervisionado em cursos de licenciatura em Matemática: um panorama de pesquisas brasileiras. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 15, p. 29-49, 2013. | Texto Completo |
  • BALDINI, L. A. F.; TEIXEIRA, B. R.; CYRINO, M. C. C. T. Calculadora Gráfica na Formação Inicial de Professores de Matemática: uma experiência com sistemas de equações lineares. Perspectivas da Educação Matemática, v. 6, p. 49-61, 2013.
  • CYRINO, M. C. C. T. Propostas de formação inicial de professores de Matemática no Estado do Paraná: condicionantes do cenário atual. Boletim GEPEM (Online), v. 63, p. 45-59, 2013. | Texto Completo |
  • OLIVEIRA, H. M. ; CYRINO, M.C.C.T. . Developing Knowledge of Inquiry-Based Teaching by Analysing a Multimedia Case: One Study with Prospective Mathematics Teachers. Sisyphus - Journal of Education, v. 1, p. 214-245, 2013.

2012

  • BALDINI, L. A. F. ; CYRINO, M. C. C. T. . Função seno - uma experiência com o software GeoGebra na formação de professores de Matemática. Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo, v. 1, p. CL-CLXIV, 2012. | Texto Completo |

2011

  • TEIXEIRA, B. R. ; CYRINO, M. C. C. T. . A elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado e o desenvolvimento profissional na formação inicial de professores de Matemática. Boletim GEPEM, v. 58, p. 71-88, 2011. | Revista |
  • CYRINO, M. C. C. T. ; TEIXEIRA, B. R. . O Estágio Supervisionado e o Relatório de Estágio como espaços de reflexão sobre a Resolução de Problemas. Perspectivas da Educação Matemática, v. 4, n. Temático, p. 111-127, 2011. | Revista |
  • CYRINO, M. C. C. T.; CALDEIRA, J. S. Processos de negociação de significados sobre pensamento algébrico em uma comunidade de prática de formação inicial de professores de Matemática. Investigações em Ensino de Ciências – v. 16 (3), p. 373-401, 2011. | Texto Completo |

  • CYRINO, M.C.C.T. ; OLIVEIRA, H. M. . Pensamento Algébrico ao longo do Ensino Básico em Portugal. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 24, p. 97-126, 2011. | Texto Completo |
  • OLIVEIRA, H. M. ; CYRINO, M.C.C.T. . A formação inicial de professores de Matemática em Portugal e no Brasil: narrativas de vulnerabilidade e agência. Interaccoes, v. 7, p. 104-130, 2011. | Texto Completo |

2010

  • TEIXEIRA, B. R. ; CYRINO, M.C.C.T. . A Comunicação Escrita na Formação Inicial de Professores de Matemática: potencialidades formativas da elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado. Acta Scientiae (ULBRA), v. 12, p. 43-66, 2010. | Texto Completo |
  • BALESTRI, R.D. ; CYRINO, M.C.C.T. . A história da matemática na formação inicial de professores de Matemática. Alexandria (UFSC), v. 3, p. 103-120, 2010.

2009

  • CYRINO, M.C.C.T. ; CORRÊA, J.F. . Reflexões sobre a constituição de uma história orientada para a formação inicial de professores de Matemática. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 15, p. 413-424, 2009. | Texto Completo |
  • MORIEL JUNIOR, J.G. ; CYRINO, M.C.C.T. . Propostas de articulação entre teoria e prática em cursos de licenciatura em matemática. Educação Matemática Pesquisa (Impresso), v. 11, p. 535-557, 2009. | Texto Completo |
  • BELINE, W. ; CYRINO, M.C.C.T. . A escrita como estratégia pedagógica no ensino de matemática e estatística com formandas do Curso de Pedagogia: analisando a produção escrita de Laura. Educação Matemática em Revista-RS, v. 1, p. 9-17, 2009.
  • NAGY, M.C. ; CYRINO, M.C.C.T. . Educação Matemática Crítica e o conceito de proporcionalidade em sala de aula. Educação Matemática em Revista (São Paulo), v. 14, p. 7-12, 2009.

2007

  • CYRINO, M.C.C.T. ; CORRÊA, J.F. . A história da matemática na educação matemática de futuros professores: o problema das quadraturas. Boletim GEPEM, v. 51, p. 45-61, 2007.
  • CYRINO, M.C.C.T. ; OLIVEIRA, R.A. . Compreensão de duas professoras de Matemática sobre o modo como seus alunos aprendem e algumas consequências para educação matemática. Revista Ciência e Tecnologia, v. 16, p. 65-72, 2007.

2006

  • CYRINO, M.C.C.T. ; ALMEIDA, L.M.W. . Reflexões sobre a contribuição do trabalho com 'problemas reais' para a formação inicial de professores de Matemática. Acta Scientiae (ULBRA), v. 8, p. 37-50, 2006.

2005

  • CYRINO, M.C.C.T. . A Matemática, a arte e a religião na formação do professor de Matemática. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), Rio Claro, v. 18, n.23, p. 41-56, 2005.

1998

  • CYRINO, M.C.C.T. . Proposta de categorias para análise e escolha de material pedagógico. Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR), CURITIBA, v. 1, n.1, p. 48-52, 1998.

Artigos publicados em eventos

  • BARRETTO, A. C. ; BARDACON, A. C. ; SILVA, V. K. ; CYRINO, M.C.C.T. . Identidade profissional: vulnerabilidade e sentido de agência no estágio de regência. In: II Congresso Internacional de Ensino - CONIEN, 2019, Cornélio Procópio. Anais do II Congresso Internacional de Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Cornélio Procópio: Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, 2019. v. 1. p. 1546-1555.
  • OLIVEIRA, J. C. R. ; HARMUCH, D. ; INNOCENTI, M. ; CYRINO, M.C.C.T. . Algumas reflexões a respeito de "experiência" e "feedback" na formação de professores que ensinam matemática. In: II Congresso Internacional de Ensino - CONIEN, 2019, Cornélio Procópio. Anais do II Congresso Internacional de Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Cornélio Procópio: Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, 2019. v. 1. p. 1613-1623.
  • VIEIRA, A. F. M.; TREVISAN, A.L. ; CYRINO, M. C. C. T. . Ações de professores potencializadoras para produção de significado a conceitos algébricos. In: II Congresso Internacional de Ensino - CONIEN, 2019, Cornélio Procópio. Anais do II Congresso Internacional de Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Cornélio Procópio: Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, 2019. v. 1. p. 743-753.
  • BORGES, F. A.; CYRINO, M. C. C. T. . Formação compartilhada universidade e escola: análise de uma experiência de ensino de matemática em uma CoP. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2019. v. 1. p. 1-15.
  • VIEIRA, A. F. M.; CYRINO, M. C. C. T. . Diálogos a respeito da perspectiva de ensino exploratório. In: XV Encontro Paranaense de Educação Matemática - EPREM, 2019, Londrina. Anais do XV Encontro Paranaense de Educação Matemática - EPREM. Londrina: SBEM-PR, 2019. v. 1. p. 795-806.
  • OLIVEIRA, J. N. ; CYRINO, M.C.C.T. . Área e perímetro na formação de professores que ensinam matemática em publicações brasileiras (2010 - 2016). In: XV Encontro Paranaense de Educação Matemática - EPREM, 2019, Londrina. Anais do XV Encontro Paranaense de Educação Matemática - EPREM. Londrina: SBEM-PR, 2019. v. q. p. 692-716.
  • FRAGA, T. C. G.; CYRINO, M. C. C. T. . O caso multimídia "Explorando perímetro e área" na formação de professores que ensinam matemática. In: XV Encontro Paranaense de Educação Matemática - EPREM, 2019, Londrina. Anais do XV Encontro Paranaense de Educação Matemática - EPREM. Londrina: SBEM - PR, 2019. v. 1. p. 695-709.
  • BARRETTO, A. C. ; OLIVEIRA, J. C. R. ; CYRINO, M. C. C. T. . Perspectivas de identidade profissional de professores que ensinam matemática em periódicos nacionais publicados em 2017 e 2018. In: XV Encontro Paranaense de Educação Matemática - EPREM, 2019, Londrina. Anais do XV Encontro Paranaense de Educação Matemática - EPREM. Londrina: SBEM - PR, 2019. v. 1. p. 708-720.
  • OLIVEIRA, C. S.; CYRINO, M. C. C. T. . Perspectivas de trabalho com Pensamento Algébrico em contexto de formação de professores presentes em artigos científicos publicados entre 2015-2019. In: XV Encontro Paranaense de Educação Matemática - EPREM, 2019, Londrina. Anais do XV Encontro Paranaense de Educação Matemática - EPREM. Londrina: SBEM - PR, 2019. v. 1. p. 943-958.
  • SUGIGAN, M. C. ; CYRINO, M. C. C. T. . Perspectivas de Pensamento Algébrico nos anos iniciais do ensino fundamental presentes em artigos científicos publicados em revistas brasileiras entre 2015 e 2018. In: XV Encontro Paranaense de Educação Matemática - EPREM, 2019, Londrina. Anais do XV Encontro Paranaense de Educação Matemática - EPREM. Londrina: SBEM - PR, 2019. v. 1. p. 832-844.
  • BORGES, F. A.; CYRINO, M. C. C. T.; NOGUEIRA, C. M. I. . A formação do futuro professor de matemática na perspectiva inclusiva: uma análise a partir de projetos pedagógicos. In: XV Encontro Paranaense de Educação Matemática - EPREM, 2019, Londrina. Anais do XV Encontro Paranaense de Educação Matemática - EPREM. Londrina: SBEM - PR, 2019. v. 1. p. 875-890.
  • CYRINO, M. C. C. T. . Identidade Profissional de Professores que Ensinam Matemática: elementos dos contextos de formação e ações dos(as) formadores(as). In: IV Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática, 2018, Vitória da Conquista. Anais IV Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática. Vitória da Conquista: SBEM, 2018. v. 1. p. 1-5.
  • OLIVEIRA, L. M. C. P.; GARCIA, T. M. R.; CYRINO, M. C. C. T. . Mobilização da agência profissional mediada pela CoP-PAEM: uma experiência da professora ana. In: IV Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática, 2018, Vitória da Conquista. Anais do IV Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática. Vitória da Conquista: SBEM, 2018. v. 1. p. 1-5.
  • OLIVEIRA, J. N. ; RODRIGUES, P. H. ; CYRINO, M. C. C. T. . Desenvolvimento Profissional: um levantamento de trabalhos do Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que Ensina Matemática. In: IV Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática, 2018, Vitória da Conquista. Anais do IV Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática. Vitória da Conquista: SBEM, 2018. v. 1. p. 1-5.
  • FRAGA, T. M. R. ; RODRIGUES, P. H. ; CYRINO, M. C. C. T. . Identidade Profissional: um levantamento de trabalhos do simpósio nacional de grupos colaborativos e de aprendizagem do professor que ensina matemática. In: IV Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática, 2018, Vitória da Conquista. Anais do IV Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática. Vitória da Conquista: SBEM, 2018. v. 1. p. 1-5.
  • GARCIA, T. M. R. ; OLIVEIRA, L. M. C. P. ; CYRINO, M.C.C.T. . Vulnerabilidade e agência profissional na CoP-PAEM: a trajetória de um professor. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática - EPREM, 2017, Cascavel. Anais do Encontro Paranaense de Educação Matemática - EPREM. Cascavel: SBEM-PR, 2017. p. 1-15.
  • CYRINO, M.C.C.T. . Teacher professional identity construction in preservice mathematics teacher education: analysing a multimedia case. In: 13th International Congress on Mathematical Education, 2016, Hamburg. Proceedings of the 13th International Congress on Mathematical Education. Hamburg, 2016. v. 1. p. 1-8.
  • RODRIGUES, P. H. ; OLIVEIRA, J. C. R. ; CYRINO, M.C.C.T. . Aspectos da Identidade Profissional manifestados por futuros professores de matemática em reflexões a respeito do Estágio Curricular Supervisionado. In: XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016. v. 1. p. 1-12.
  • ESTEVAM, E. J. G. ; CYRINO, M.C.C.T. . Reflexões de professores de matemática ao analisar uma tarefa estatística de natureza exploratória envolvendo a transnumeração. In: XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016. v. 1. p. 1-12.
  • BALDINI, L.A.F. ; OLIVEIRA, J.C.R. ; CYRINO, M.C.C.T. . Constituição, energia e cultivo de uma comunidade de prática: um contexto de formação de professores que ensinam matemática. In: III Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática, 2015, São Paulo. Anais III Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática. São Paulo: UNICID, 2015. v. 1. p. 1-12.
  • RODRIGUES, P. H. ; CYRINO, M.C.C.T. . Pesquisas do gepefopem e o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática em Comunidades de Prática. In: III Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática, 2015, São Paulo. Anais III Simpósio Nacional de Grupos Colaborativos e de Aprendizagem do Professor que ensina Matemática. São Paulo: UNICID, 2015. v. 1. p. 1-12
  •  TEIXEIRA, B. R.; CYRINO, M.C.C.T. . O relatório final de estágio e o desenvolvimento da identidade profissional docente de futuros professores de matemática. In: XII Encontro Paranaense de Educação Matemática - EPREM, 2014, Campo Mourão. Anais do XII Encontro Paranaense de Educação Matemática - EPREM. Campo Mourão: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Paraná, 2014. v. 1. p. 1-12.
  • ESTEVAM, E. J. G. ; CYRINO, M.C.C.T. . Análise de tarefas e o desenvolvimento do conhecimento estatístico: a reflexão compartilhada como espaço de formação. In: XII Encontro Paranaense de Educação Matemática - EPREM, 2014, Campo Mourão. Anais do XII Encontro Paranaense de Educação Matemática - EPREM. Campo Mourão: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Paraná, 2014. v. 1. p. 1-15.
  • RODRIGUES, P. H. ; RODRIGUES, R. V. R. ; CYRINO, M.C.C.T. ; OLIVEIRA, H. M. . A mídia vídeo e a formação de professores que ensinam Matemática: um panorama de pesquisas brasileiras. In: XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática - SIEM, 2014, Braga. Anais do XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática - SIEM. Braga: Associação de Professores de Matemática, 2014. v. 1. p. 409-423.
  • JESUS, C.C. ; CYRINO, M.C.C.T. ; OLIVEIRA, H. M. . Formação de professores que ensinam matemática: escolha, proposição e implementação de tarefas. In: EIEM 2014 - Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2014, Sesimbra. Livro de Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM2014). Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal, 2014. v. 1. p. 295-308.
  • FERREIRA, R. T. ; OLIVEIRA, H. M. ; CYRINO, M.C.C.T. . Whole-class discussion in the mathematics classroom: Analyzing a multimedia case in teacher education. In: 12th International Conference of the Mathematics Education into the 21st Century, 2014, Herceg Novi. Proceedings of 12th International Conference of the Mathematics Education into the 21st Century. Poland, 2014. v. 1. p. 1-
  • TEIXEIRA, B. R.; BALDINI, L.A.F. ; CYRINO, M.C.C.T. . Calculadoras gráficas na formação de professores de Matemática: sistematizando propriedades dos determinantes. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2013. v. 1. p. 1-10.
  • CYRINO, M.C.C.T. . Formação de professores que ensinam matemática em Comunidades de Prática. In: VII CIBEM - Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevideo. Actas del VII CIBEM - Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Montevideo: FISEM, 2013. v. 1. p. 5188-5195.
  • BALDINI, L. A. F. ; CYRINO, M. C. C. T. . Formação de professores de matemática em uma comunidade de prática ao utilizar o software Geogebra. Acta da Conferencia Latinoamericana de Geogebra, Uruguai, p.252-259, 2012. | Texto Completo |
  • GARCIA, T. M. R.; NAGY-SILVA, M. C.; TEIXEIRA, B. R.; CYRINO, M. C. C. T.. O Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) - Paraná: Uma possibilidade de articulação entre teoria e prática na formação continuada de professores. In: XI EPREM. Educação Matemática - conhecimento, cultura e humanismo, 2011, Apucarana. Anais do XI EPREM. Apucarana, 2011. p. 1-12.
  • NAGY-SILVA, M. C.; BARBOSA, A. H.; CYRINO, M. C. C. T. . Matemática e Arte na formação de professores: relato de experiência. In: XI EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2011, Apucarana. Educação Matemática, conhecimento, cultura e humanismo, 2011.
  • BELINE, W.; PASSOS, M. M.; NAGY-SILVA, M. C.; CYRINO, M. C. C. T. . Análise de conteúdo e os sentidos do procedimento "vai um" na operação de adição para formandas em pedagogia. In: X ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. Educação Matemática, Cultura e Diversidade, 2010.
  • NAGY-SILVA, M. C.; PASSOS, M. M.; CYRINO, M. C. C. T. . Matemática e boa aula de matemática: algumas características na visão de futuros professores de matemática das séries iniciais. In: X ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. Educação Matemática, Cultura e Diversidade, 2010.
  • TEIXEIRA, B. R.; CYRINO, M. C. C. T. . O Relatório de Estágio Supervisionado enquanto instrumento de análise e avaliação da prática pedagógica para futuros professores de Matemática. In: X ENEM, 2010, Salvador. Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010. p. 1-13.
  • TEIXEIRA, B. R. ; CYRINO, M. C. C. T. . Contribuições da Análise Real para a formação inicial de professores de matemática: uma experiência. In: V Congresso Internacional de Ensino da matemática, 2010, Canoas. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da matemática, 2010. p. 1-8.
  • NAGY-SILVA, M. C.; CYRINO, M. C. C. T. . Caminho percorrido por alunos de 7ª série do ensino fundamental na busca da relação entre a medida da circunferência e do seu diâmetro. In: X EPREM - Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2009, Guarapuava. A Educação Matemática no Paraná - 20 anos: Avanços, Desafios e Perspectivas, 2009.
  • TEIXEIRA, B. R. ; CYRINO, M. C. C. T. . Uma análise sobre a Escrita Discursiva utilizada durante a Elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado. In: XIII EBRAPEM, 2009, Goiânia. Anais do XIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2009. p. 1-14.
  • TEIXEIRA, B. R. ; CYRINO, M. C. C. T. . Potencialidades formativas do Relatório de Estágio Supervisionado na Formação Inicial de professores de Matemática. In: IV SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2009, Taguatinga. Anais do IV SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Taguatinga, 2009. p. 1-16.
© 2018 - GEPEFOPEM - Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática