Grupo de Apoio ao Ensino de Sociologia

METODOLOGIAS DE ENSINO DE SOCIOLOGIA

coordenação

Renata Schlumberger Shevisbiski (UEL)

Clique no link para baixar os arquivos:

Educação: como a relação aluno-professor influencia na deficiência do aprendizado (Denise Oliveira Amorim Palomares/UEL).

Laboratório de ensino, pesquisa e extensão de Sociologia (LENPES): consolidação da formação de professores e da integração entre universidade e escola pela superação das desigualdades sócio-educacionais no estado do Paraná: ações em Ortigueira/2007/2009 (Nataly Nunes/UEL e Micheli Souza da Silva/UEL).

Metodologias de ensino de Sociologia: o projeto “Oficina de Idéias” (Renata S. Schevisbiski/UEL).

O ensino de Sociologia e a formação de alunos mais conscientes (Maisa Marchetti Barbosa/UEL).

Oficinas de cidadania: práticas pedagógicas para o envolvimento da juventude na busca de soluções para problemas locais (Rosangela da Silva, Clarice Schwertner, Osmir Dombrowski, Cláudia Regina Mallmann, Cássia Valentini Saran, Dayanne Cristina Paetzold/UNIOESTE-Toledo, PR)

Projeto Folhas “Democracia ou Autoritarismo?”: a produção sociológica como exercício didático ao docente (Camila Torres de Souza/UNIOESTE).

Reflexões sobre o ensino de Sociologia na Escola de Ensino Médio Presidente Castelo Branco, Florianópolis, SC (Ana Carolina Bordini Brabo Caridá/UFSC e Maurício Aguiar de Castro/UFSC).

Sociologia no ensino médio e a categoria trabalho: uma leitura a partir do conteúdo programático e dos procedimentos teórico-metodológicos nos colégios da rede pública estadual em Goiânia (Heloiza Souza Viana/UFG).

Sociologia no ensino médio em Goiânia: o conceito de cidadania dentro do conteúdo programático e os procedimentos teórico-metodológicos na rede estadual de ensino (Gabriela Paulino do Nascimento/UFG).