Grupo de Apoio ao Ensino de Sociologia

nossa história

A partir de 1994, sob a coordenação da Profª Lesi Correa, foi desenvolvido um projeto de extensão com o objetivo de reimplantar a Sociologia no 2º grau, por meio da reformulação das grades curriculares das escolas.

Durante o projeto realizaram-se reuniões com o corpo pedagógico das escolas, palestras para alunos do Ensino Médio e ajuda na construção dos currículos. Dois anos depois 30% das escolas de Londrina e região haviam introduzido a Sociologia como disciplina.

O projeto terminou em 1997, mas surgiram outras demandas que deram início a uma nova fase.  No ano seguinte, as atividades desenvolvidas culminaram na implementação da Sociologia no currículo de todas as escolas da rede pública estadual.

Ao mesmo tempo a Sociologia no Ensino Médio começa a sofrer vários revezes. As reformas propostas pelas DCNEM - Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio - e pelos PCN’s - Parâmetros Curriculares Nacionais - criaram um clima de incerteza quanto a presença da disciplina nos currículos.

No biênio seguinte, novas determinações são expedidas pela Secretaria Estadual de Educação, orientando as escolas a se adaptarem às novas regulamentações. Dessa forma, iniciou-se um movimento gradativo de diminuição dos espaços conquistados pela Sociologia no Ensino Médio.

Na virada do século, a luta pela inclusão da Sociologia continuava intensa em Londrina. Buscava-se aproximar ainda mais a UEL, em particular o curso de Ciências Sociais e seu Departamento, com as escolas públicas. Com este objetivo inicou-se a organização do Laboratório de Ensino - LES, dando continuidade aos projetos de extensão dos anos 90.

O LES propunha ações e atividades dentro do Departamento de Ciências Sociais da UEL, por tempo indeterminado, ou seja, a intenção era consolidar de vez, um espaço, onde os professores e as escolas pudessem ter um apoio sistemático. Esse apoio poderia ser efetivado de diversas formas, desde a produção de materiais didáticos até a capacitação de professores, mediante a viabilização de uma formação continuada. Algumas exigências burocráticas da UEL e a necessidade de reciclagem fez com que o LES iniciasse uma outra fase.

Com uma nova formatação, em 2003, o LES transformou-se em um projeto de extensão universitária ganhando uma nova denominação: Grupo de Apoio ao Ensino de Sociologia, GAES.

O GAES, além de dar continuidade aos trabalhos, se propôs a organizar o material produzido nos anos anteriores, disponibilizando-os para publicações de fácil acesso às escolas e desenvolveu novas atividades:

  1. Assessoria e organização de Semanas de Sociologia para alunos e professores do Ensino Médio das   Escolas Públicas da Rede Estadual de Londrina;
  2. Sociedade, Cultura e Meio Ambiente;
  3. Leitura de Imagem;
  4. A imagem da Sociedade Brasileira, através de filmes;
  5. Desigualdade Social e democracia no Brasil: produção de materiais voltados para o ensino de sociologia no     ensino médio;
  6. Organização e Edição de Catálogo Comentado para professores do Ensino Médio em  Sociologia.

O grupo continua intensificando suas ações no sentido de viabilizar cursos de formação, eventos, debates, grupos de estudo e produção de material didático. Vale lembrar, que nos últimos anos, em Londrina, a Sociologia é presença confirmada nos currículos de todas as escolas da rede pública estadual, em pelo menos um dos três anos do Ensino Médio.

© 2007 Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 6001 | CEP 86051-990 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43)3328-4440
e-mail: web@uel.br