Envio de Trabalhos

Os arquivos dos trabalhos devem ser enviados em formato PDF (Portable Document Format). Se você não tem o programa de conversão, faça a conversão on-line clicando aqui. Caso tenha alguma dúvida no processo de conversão veja este tutorial.

Para submeter o(s) seu(s) trabalho(s) clique aqui.

Os resumos submetidos ao ZOOTEC 2007 serão apresentados como PÔSTER e publicados em versão eletrônica (CD).

I - Cada autor poderá submeter até três (03) resumos expandidos como primeiro autor. A aceitação dos resumos estará condicionada à aprovação pela Comissão Técnico-científica.
II - Data limite para envio de trabalhos: 16/04/2007.
III - Somente serão aceitos resumos de autores inscritos no evento.
IV - Após 07 dias do envio dos resumos, verificar se o título de seu trabalho está incluso na lista apresentada na primeira página deste site.
V - Para elaboração do resumo expandido, seguir as normas abaixo
            - Idioma: português.
            - Fonte: Arial, estilo normal, corpo 10 (tamanho da letra);
            - Espaçamento: 1,5 entrelinhas;
            - Alinhamento: justificado;
            - Papel: tipo Carta (216X279mm), com margens esquerda e direita de 3cm e     superior e inferior de 2,5cm;
            - Título (deverá ter 250 caracteres, no máximo, incluindo espaços; escrito em letras minúsculas, em negrito e alinhado à esquerda, com os nomes científicos   em itálico; caso necessário, indique a entidade financiadora da pesquisa como primeira chamada de rodapé numerada);
             - Autores (os NOMES DOS AUTORES deverão ser escritos em letras maiúsculas, abaixo do título, e não deverão ser escritos em negrito. Os primeiros nomes devem ser abreviados, seguidos pelo sobrenome por extenso. Quando houver mais de um autor, os nomes devem ser digitados separados por vírgula. Após cada autor deverão constar chamadas de rodapé numeradas e em sobrescrito; separe os autores com vírgulas, após cada chamada de rodapé);
            - Chamadas de rodapé (descreva cada chamada, informando o cargo e o           endereço profissional completo dos autores. A indicação da entidade financiadora da pesquisa deverá estar como primeira chamada);
- O trabalho na íntegra deve ser elaborado no formato Word (inclusive com Tabelas e Figuras – máximo dois itens), conforme abaixo, de acordo com as  respectivas quantidades de caracteres:
            Resumo (limite de 1.500 caracteres, incluindo os espaços e sinais ortográficos;             os nomes científicos, no corpo do resumo, deverão estar escritos em itálico);
Palavras-chave (indique no máximo seis palavras, que não estejam contidas no título, em ordem alfabética);
            Title (em inglês: 250 caracteres no máximo; caso necessário, indique a         entidade financiadora da pesquisa como primeira chamada de rodapé numerada);
            Abstract (em inglês: limite de 1.500 caracteres, incluindo os espaços e sinais            ortográficos);
            Keywords (em inglês: coloque o correspondente às palavras-chave já indicadas);
            Introdução (máximo de 1.500 caracteres, incluindo os espaços e sinais            ortográficos);
            Material e métodos (máximo de 3.200 caracteres, incluindo os espaços e        sinais ortográficos);
            Resultados e discussão (máximo de 4.500 caracteres, incluindo os espaços e sinais ortográficos);
            Conclusões (máximo de 400 caracteres, incluindo os espaços e sinais             ortográficos);
            Referências bibliográficas (máximo de seis referências, numeradas     consecutivamente e ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do 1° autor);
            Tabelas e Figuras (máximo de dois itens).
Poderão ser utilizadas abreviaturas consagradas pelo Sistema Métrico   Internacional, como, por exemplo, kg, g, cm, ml, etc. Quando for o caso, abreviaturas não usuais deverão ser descritas na primeira vez que aparecerem    no texto; por exemplo, fibra em detergente ácido (FDA).
A apresentação de autores no texto deve seguir o sistema autor-data (sobrenome do(s) autor(es) seguido do ano, de modo que as entradas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou pelo título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas; quando estiverem entre parênteses devem ser em letras maiúsculas). Como descrito a seguir:

            Um autor: Indicação do sobrenome do autor seguido da data. Exemplos: Van    Soest (1994) definiu digestão como um processo... ou  A digestão pode ser definida como um processo de conversão de ... (VAN SOEST, 1994).
            Dois autores: indicar ambos unidos pela conjunção aditiva e acrescidos da        data. Exemplos: Miller e Toulouse (1986) verificaram que o ganho de peso dos       animais... ou  O ganho de peso dos animais pode ser influenciado...(MILLER;          TOULOSSE, 1986);
            Três ou mais de três autores : indicar o primeiro autor, seguido da expressão et al. acrescidos da data. Exemplos: White et al. (1998) afirmaram que a        digestibilidade dos nutrientes…ou  A digestibilidade dos nutrientes está em função… (WHITE et al., 1998)
As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados em um   mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas do alfabeto após a data, e sem espacejamento. Exemplos: Powell (1993a) ou (POWELL, 1993a); Morrison e Glinov (1990a) ou (MORRISON; GLINOV, 1990a). Quando houver coincidências de autores com o mesmo sobrenome e data, acrescentar as iniciais de seus nomes.
As tabelas, figuras e gráficos (máximo 2 itens) devem ser numeradas em algarismos arábicos.

As referências bibliográficas deverão ser apresentadas segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (BR 6023), à exceção das exigências    dos periódicos. Em obras com dois e três autores, mencionam-se os autores    separados por ponto e vírgula e naqueles com mais de três autores, os três primeiros vêm seguidos de et al. O termo et al. não deve ser redigido em itálico e nem precedido de vírgula. Devem ser redigidas em página separada e ordenadas alfabeticamente pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es). Os destaques deverão ser em negrito e os nomes científicos, em itálico. Indica-se o(s) autor(es) com entrada pelo último sobrenome seguido do(s) prenome(s)   abreviado(s), exceto para nomes de origem espanhola, em que entram os dois        últimos sobrenomes.

Mais informações sobre as referências bibliográficas ou outros exemplos, clique aqui.

VI - Os resumos serão avaliados pelo Comitê de Editoração, e posteriormente serão enviadas, via e-mail, as cartas de aceitação, rejeição ou sugestões do trabalho.
As datas e horários das apresentações serão disponibilizadas no site do Zootec no máximo 15 dias antes do início do congresso.

VII - Normas para confecção dos pôsteres
            - Dimensões: 90cm de largura por 120cm de altura;
            - Corpo: o tamanho e o tipo de letra ficam a critério do autor, desde que o texto seja legível a uma distância de 50cm;
            - Título do trabalho (o mesmo do resumo);
            - Autores;
            - Instituição;
- Introdução (com objetivos), material e métodos, resultados e discussão           (recomenda-se a utilização de fotografias, gráficos, tabelas e figuras que facilitem a ilustração), conclusões e principais referências bibliográficas;   

- Fixação: o pôster deverá vir com duas fitas adesivas grossas dupla face, para            facilitar a fixação do trabalho no dia da apresentação;
            - Apresentação: os painéis deverão ser colocados no dia designado para sua    apresentação, sendo que um dos autores deverá permanecer no local para eventuais discussões e esclarecimentos.

           
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