Minicursos Ofertados

Serão ofertados minicursos nos dias 28 e 29 de maio conforme tabela abaixo.

Minicursos

Cães e gatos

O curso abordará os seguintes assuntos: comportamento alimentar de cães e gatos, fisiologia da digestão de cães e gatos, distúrbios metabólicos relacionados à nutrição, nutrição e longevidade, principais ingredientes utilizados nas dietas de cães e gatos, características físico-químicas do amido em alimentos comerciais de cães e gatos, aspectos críticos do processo de secagem de “pet food” e alimentos funcionais nas dietas de cães e gatos.
Palestrantes:
Prof. Msc. Paulo Renato Parreira (PUC Curitiba),
Prof. Dr. Cláudio Scapinello (UEM),
Méd. Vet. Luciana Takemura,
Prof. Dr. Alexandre de Mello Kessler (UFRGS),
Dr. Leonardo Boscoli Lara (Nutriara),
Dr. Everton Luis Krabbe (Gerente Técnico Kemin) e
Prof. Dr. Alex Maiorka (UFPR).

Curso: 12 horas (dia 28/05/2007 – período vespertino e dia 29/05/2007 – período integral).

Georreferenciamento rural (GPS)

O curso irá apresentar o Sistema de Posicionamento Global, as técnicas de navegação, o uso do receptor GPS no simulador, o ajuste do Receptor GPS, obtenção e gravação de sua posição no GPS, gravação de um ponto remoto no GPS, conversão de coordenadas, cálculo de distâncias, cálculo de rumos e azimutes, o uso do “TrackLog”, cálculo de áreas, cálculo celeste (Sol e Lua), projeção de um ponto, navegação para um ponto (“GOTO”), navegação com rotas (“ROUTES”), manipulação dos dados nos softwares “Mapsource”, “Trackmaker” e “Geoffice” e prática de campo.

Palestrante: Eng. Agrônomo MARCIANO CARNEIRO - Especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Mestrando em Geomática (ALLCOMP).

Curso: 12 horas (dia 28/05/2007 – período vespertino e dia 29/05/2007 – período integral).

Produção de animais silvestres

"Pecuária Alternativa - a atuação do zootecnista na criação de animais silvestres"

Serão abordados: manejo alimentar, legislação, escolha das espécies a serem criadas, instalações, cadeia produtiva. 

Palestrante: Délcio Cordeiro Rocha UFV .

Curso: 8 horas (dia 29/05/2007).

Alimento seguro

Alimento seguro significa que o produto alimentício não vai causar nenhum dano à saúde do consumidor. Para tanto, todos os participantes da cadeia alimentar, desde o campo (produção primária) até a venda final do produto devem agir de acordo com os princípios de Boas Praticas de Fabricação.
O curso tratará destes princípios e de sistemas de controle para garantia da segurança dos alimentos.

Palestrante: Prof ª. Irene Popper – UEL.

Curso: 8 horas (dia 29/05/2007).

Integração Lavoura-Pecuária

Planejamento do uso das pastagens.

Integração lavoura/pecuária para recuperação de áreas degradadas, para incrementar a produção, no  planejamento forrageiro e na sustentabilidade da produção do pasto.

Palestrante: Ulysses Ceccato - UEM

Curso: 8 horas - dia 29 o dia todo.

Doma racional

Através do Horsemanship - conceito que prioriza o bom relacionamento entre Cavalos e Seres Humanos, iremos demonstrar os passos da iniciação
de um potro de maneira didática tanto para o público como para o potro. Sem violência e respeitando o indivíduo com quem se está trabalhando, 
iremos explorar os aspectos de relacionamento através de exercícios  simples e de fácil entendimento, onde trabalharemos os 4 principais
controles do cavalo - controle do corpo, controle de movimento, controle mental e controle de espaço.

Assim, sem qualquer intenção de punir ou  fazer algo forçado, iremos iniciar um potro de forma leve, descontraida,  e principalmente segura.
O potro vão gradativamente aprendendo e entendendo tudo o que lhes é  apresentado de novo, e ao mesmo tempo trabalhando a confiança, as 
técnicas e os exercícios para que fique um cavalo leve, agradável, seguro  e parceiro de seu cavaleiro.

Palestrante: Méd. Vet. Aluísio Marins – Universidade do Cavalo

Curso: 12 horas (dia 28 à tarde e 29 integral)

Preparo de bovinos leiteiros para exposição (*)

Palestrante: Zootec. Rodrigo Daneluzzi Fiorani

Bolsa de mercadorias futuras para arroba de carne bovina

O objetivo é aprofundar conhecimentos sobre procedimentos operacionais, formas de negociação e precificação dos mercados físico e futuro de boi gordo. O conteúdo será dividido em três temas:

1 – “Mercados Futuros e Estratégias de Operações de Boi Gordo: Uso do mercado futuro de Boi Gordo no Brasil” (Fundamentos dos mercados futuros; Riscos dos agentes; Ajustes diários e margens de garantia; Bases; Especificações dos contratos futuro de boi gordo; Operação de hedge; Hedge utilizando base; Indicador do Preço Disponível do Boi Gordo; Metodologia de apuração e Estatísticas);

2 – “Estratégias Operacionais” (Operações de Spreads; Trava boi magro X boi gordo – operação de confinamento e semi-confinamento; Como operar a relação de troca; Trava de Exportação para frigoríficos; Operações envolvendo CPR e mercado futuro e Operações com opções) e

3 – “Estrutura do Mercado Físico do Boi Gordo: Fatores que determinam a formação de preços” (Caracterização do mercado de carne bovina no Brasil: ciclo, custo de produção confinamento X extensivo, localização do rebanho e fluxo comercial; Aspectos relacionados com oferta e demanda de carne bovina e subprodutos; Produção, processamento e exportação; Relações de trocas: preço do boi X bezerro, preço do boi X carne atacado; Caracterização do consumidor e Tendências do mercado).

O Minicurso irá demonstrar:

- O que é o preparo de Vacas Leiteiras;
- Como proceder com os cuidados antes e depois;
- Como é feito o preparo e quem é o preparador;
- Materias e forma de utilizá-los.

- Demonstraçào da tosquia, utilização dos materias.

Palestrante: João Pedro C. Dias – BM&F.

Curso: 8 horas (dia 29/05/2007).

Ambiente de produção de pastagens

Serão abordados os seguintes temas: Equilíbrio de bases (Ca; Mg; K); condição ímpar para a construção da produtividade dos solos e sistema de avaliação nutricional das pastagens, através da diagnose foliar – Método DRIS.

Palestrantes: J.C.Vieira de Almeida e Roberto A. Fioretto - Laborsolo.

Carga horária: 8 horas (29/05/2007).

(*) O curso de "Preparo de bovinos leiteiros para exposição" terá somente 20 vagas.

A inscrição nos minicursos está vinculada à inscrição no ZOOTEC, porém é opcional e deverá ser paga separadamente. No entanto, o valor adicional será gerado no mesmo boleto da inscrição no evento.

ATENÇÃO: o número máximo de participantes em cada minicurso será de 50 pessoas. E caso o mínimo de inscrições não atinja a 20 participantes, os inscritos terão devolvido o dinheiro correspondente à inscrição.

 

Desenvolvido por VRSys Sistemas Ltda.