SIAFTI - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ATIVIDADE FISICA PARA A TERCEIRA IDADE

XXIII SIAFTI - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ATIVIDADE FISICA PARA A TERCEIRA IDADE

SOBRE O SEMINÁRIO

O envelhecimento populacional é um dos fenômenos mais impactantes da atualidade. Por um lado, representa uma conquista da humanidade, por indicar que melhores condições de vida têm sido oferecidas à população e, por outro, representa desafios importantes que essa realidade impõe. Nesse sentido, as mais diversas áreas do conhecimento têm direcionado sua atenção para as questões do envelhecimento, entendendo que o aumento da longevidade e as demandas que ela impõe é responsabilidade de todos.

A Educação Física nesse contexto tem um papel de extrema relevância, pois é uma das principais estratégias de atenção primária à saúde, ao prevenir e controlar doenças associadas ao envelhecimento, e um dos principais recursos para a manutenção da funcionalidade física, autonomia e percepção de bem-estar do idoso.

Buscando suprir as necessidades de discussões na área, o SIAFTI foi criado em 1996 e tem como objetivo reunir profissionais, estudantes de graduação e pós-graduação para discutir as questões que envolvem a prática de atividade física, o processo de envelhecimento e o indivíduo idoso.

OBJETIVOS DO SEMINÁRIO

• Discutir as tendências e perspectivas de estudo e intervenções na área da atividade física e envelhecimento. Nessa edição o tema será sobre “Intervenções em Educação Física para Idosos: desafios e perspectivas”.
  • Promover a produção e disseminação de conhecimentos acadêmico-científicos e o desenvolvimento e consolidação da Educação Física como área de conhecimento no contexto da atividade física e envelhecimento.
  • Divulgar e aprimorar os trabalhos envolvendo a pesquisa, o ensino e a extensão com a temática atividade física e envelhecimento.

PÚBLICO-ALVO

O simpósio contará com a participação de docentes, pesquisadores, estudantes e profissionais de Educação Física e áreas afins, de várias regiões do país e  da América Latina.