Caderno de Resumos ... Seminário de Dissertações e Teses em Andamento ISSN 2317-8434 |
XIII SEDATA - CADERNO DE RESUMOS, v. 1, 2014
SUMÁRIO
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
Ensalamento
A sociolinguística no ensino: um diagnóstico dos anos iniciais
ASSIS, Álida Laryssa Espozetti de (CAPES)
A construção argumentativa no romance queirosiano
BARALDO, Cecília Contani
Atlas Linguístico-Etnográfico de Alagoas (ALEAL)
BARBOSA-DOIRON, Maranúbia Pereira (CAPES)
O dito e o não dito: sentidos e contrassentidos na publicidade para idosos
BLASQUE, Roberta Maria Garcia
Análise das crenças e atitudes linguísticas de alunos de uma escola de campo
BONACIN, Ligiane Aparecida
Arqueologia, genealogia e ética em formações discursivas de organização profissional docente
CAMPOS, Alcione Gonçalves (CAPES)
Reflexão sobre o impacto do programa PDE a partir da experiência do professor pesquisador
CANAZART, Claudinei Aparecido
O português de aqui e além fronteira – atlas linguístico da fronteira Brasil/Paraguai
CARLOS, Valeska Gracioso Carlos (CAPES/FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA)
Vozes da ditadura franquista: uma análise do léxico espanhol veiculado em notícias de 1940 e 1975
CARMONA, Andréia C. Roder (Fundação Araucária)
Glogster: criando possibilidades multimodais para o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa
CHANAN, Aline de Abreu
Práticas, identidades e relações de profissionais docentes no contexto do PIBID
CHIMENTÃO, Lilian Kemmer
O professor formador de Letras em foco
CORRÊA, Francini Percinoto Poliseli
Representações das NTIC em curso de formação continuada de professores
COSTA, Mariana Furio da (CAPES)
Atlas linguístico do “território incaracterístico” (Nascentes, 1953)
CUBA, Marigilda Antônio
Impacto(s) do letramento crítico nas vidas pessoais e profissionais de professoras
D’ALMAS, Juliane (CAPES-DS)
Didatização do gênero discursivo filme de animação infantil: uma proposta de multiletramento para o Ensino Fundamental
DIAS, Luiz Antonio Xavier
O artigo de divulgação científica como instrumento de ações cognitivas e sociais: o gênero textual em projeto interdisciplinar
FERNANDES, Jacqueline Ribeiro
Contradições e relações de poder na práxis colaborativa do PIBID
FIORI-SOUZA, Adriana Grade
Crítica genética e cinema: o processo do movimento criador
FRANCISCO, Eva Cristina Francisco
Espaço gráfico na ciência: as discursividades nos prefácios e sumários da obra comunicação em prosa moderna
GIRALDES, Maria Júlia Carneiro
Publicidade marginal: funcionamento e efetividade argumentativa
GUERRA JUNIOR, Antonio Lemes
A planificação e elaboração de sequências didáticas: um possível instrumento de formação docente no contexto do PIBID
LANFREDINI , Priscila Azevedo da Fonseca
Competência discursiva e coerência em texto escrito: reflexão sobre a formação inicial de professores de E/LE
LOPES, Silvana Salino Ramos
A interação entre música e poesia na construção do sentido em canções para crianças
LOUREIRO, Helena Ester Munari Nicolau
Um olhar sobre o outro: um estudo sobre crenças e atitudes linguísticas dos falantes de Curitiba e Londrina
LOURENÇO, Dayse de Souza (CAPES)
Os verbos ter e haver: história, mudanças e ensino da Língua Portuguesa no Brasil
MACEDO, Rebeca Louzada (CAPES)
O ALIB no IBM Via Voice: pesquisa geolinguística associada a aplicativo de reconhecimento de fala
MANFIO, Edio Roberto
O ensino e aprendizagem com base em gêneros de texto: possíveis (re)construções do agir docente no processo de formação inicial
MIQUELANTE, Marileuza Ascencio
Regimes de interação entre indígenas e não indígenas na região de Dourados
MIQUELETTI, Eliane Aparecida (CAPES)
Análise de materiais didáticos sob a perspectiva do inglês como língua franca
MIRANDA, Fernanda de Cássia
Análise do tópico nas sustentações orais do caso Cesare Battisti
NAKAYAMA, Juliana Kiyosen
Os nomes de rua e o ciclo do café: um estudo enunciativo da designação em Londrina
NEVES, Julianne Rosy do Valle Satil
Se Maria vai com as outras, Maria fala como as outras? As redes de interação e o letramento na fala adolescente
OLIVEIRA, Eliane Vitorino de Moura
Em busca de uma educação mais democrática: possibilidades e constrangimentos
OLIVEIRA, Vinicius de (CAPES)
O acontecimento no discurso religioso: uma abordagem enunciativa da nomeação e da designação em canções pentecostais e carismáticas
PAGAN, Glauce Amanda
A significação no Testamento Vital: materialidade discursiva e princípios de análise
PEREIRA, Luciana Mendes
Linguagem e poder nas práticas de reconhecimento da libras como língua no Brasil
PICONI, Larissa Bassi
Hip-hop: um movimento cultural mediador de ações educacionais
PINHEIRO, Elaine Cristina
O ensino de gramática numa concepção interacionista sociodiscursiva – um caminho possível
PONTARA, Claudia Lopes
Metafonia: um estudo do fenômeno linguístico na gramática de Eduardo Carlos Pereira
PRANDINI, Nadia (CAPES)
Aspectos das práticas sociais de linguagem mediada pela tecnologia na formação de professores de Língua Portuguesa
REZENDE, Mariana Vidotti de (CAPES)
Os falares sulistas a partir dos dados do projeto Atlas Linguístico do Brasil
ROMANO, Valter Pereira
A identidade profissional docente em construção: o discurso de professores egressos de um curso de pós-graduação
RORRATO, Déborah Caroline Cardoso Pereira
Linguagens cênicas e o percurso criativo de um espetáculo de dança
ROSA, Wagner
Leitura visual do romance gráfico Cachalote
SALERMO, Renan Luis (CAPES)
A atividade do tutor formador no ensino a distância: o agir educacional em construção pela linguagem
SANTOS, Annie Rose dos
As tecnologias da informação e comunicação na licenciatura em Letras: caminhos para uma formação tecnológica?
SANTOS, Daiane Eloisa dos
Leitura semiótica em Lavoura Arcaica: tradução da literatura para o cinema
SCOPARO, Tania Regina Montanha Toledo
A inserção da variação linguística no ensino de língua portuguesa em instituições públicas de ensino do estado do Paraná
SILVA, Flávio Brandão
Atlas linguístico da cidade de Campo Grande, MS
SILVA, Francisco Borges da
Pensamento crítico em compreensões teórico-didáticas no ensino de inglês: dos bancos universitários à sala de aula
SILVA, Rafael Leonardo da (CAPES)
Mudanças e permanências no gênero cartas de leitores
SIMM, Juliana Fogaça Sanches
ALIC – Atlas Linguístico de Curiúva
SIQUEIRA, Fátima da Silva
As representacões de professores de LI acerca dos critérios de análise e selecão de materiais didáticos
SOUZA, Ana Claudia Cury Calia de (CAPES)
Sentidos do PDE-PR: recontextualização da formação continuada por formadores de professores de inglês
STEIN, Alexandre
Aprendizagem e desenvolvimento de professores de inglês para crianças no contexto de formação continuada de um sistema municipal de ensino
TANACA, Jozélia Jane Corrente