Minicursos

Chamada de Minicursos

Datas importantes:

  • Submissão de Trabalhos:  07/02/2014   16/03/2014

  • Divulgação de Resultados: 14/04/2014

  • Versões Finais: 21/04/2014

Os minicursos a serem apresentados no SBSI 2014 deverão discorrer sobre questões relativas a aspectos fundamentais e a tecnologias emergentes para a modelagem, desenvolvimento e gestão de Sistemas de Informação. Os minicursos poderão ser introdutórios ou avançados e deverão estar relacionados aos tópicos de interesse do simpósio. Os minicursos introdutórios deverão cobrir fundamentos da área de Sistemas de Informação e ter como alvo estudantes de graduação e pós-graduação, bem como técnicos da indústria de software. Os minicursos avançados deverão abordar temas correspondentes às principais tendências de evolução da pesquisa em Sistemas de Informação. As propostas de minicurso devem ser enviadas eletronicamente através da trilha SBSI 2014 – Minicursos” do Sistema JEMS da SBC.

Submissão de Minicursos

A proposta de minicurso deverá ser escrita em português ou inglês, ter no máximo 4 páginas, seguir o modelo para publicação de artigos da SBC, e incluir as seguintes informações:

  • Resumo com no máximo 200 palavras

  • Descrição do minicurso incluindo objetivos, conteúdo e requisitos técnicos (equipamento e “software”)

  • Relevância do minicurso para o SBSI 2014

  • Esboço do minicurso, descrevendo os tópicos principais e a programação

  • Referências bibliográficas principais

  • Minicurrículo dos autores

Para os minicursos aceitos, os autores deverão enviar, nas datas especificadas, os “slides” e o “resumo estendido”. Os resumos estendidos dos minicursos, a serem publicados nos CDs de anais do simpósio, deverão conter o máximo de 6 páginas (formato de artigo curto), em português ou inglês, seguindo o modelo para publicação de artigos da SBC. Os slides dos minicursos também serão disponibilizados nos CDs de anais do simpósio. Os minicursos serão apresentados em duas sessões de duas horas de duração (totalizando quatro horas).

Autores com trabalhos aceitos deverão entregar, juntamente com a versão final do trabalho, o formulário de Cessão de Direitos Autorais da SBC. Apenas um autor precisa assinar em nome dos demais e o formulário deve ser entregue em formato PDF legível.

Tradicionalmente, o SBSI tem conseguido financiar o transporte (dentro do Brasil) e hospedagem de um dos autores dos minicursos aceitos. Porém, esse financiamento é condicionado ao apoio recebido das agências de fomento. Em caso de dúvidas, entre em contado com a Coordenação de Minicursos do SBSI 2014.

Minicursos Aprovados

Título: Mineração de Opiniões: Conceitos, Desafios e Aplicações

Responsável: MSc Cassiana Fagundes da Silva e Dr Marcos Van Vessen Jr

Resumo:Com o crescente aumento de popularidade da Web, um grande volume de dados e informação tem sido gerado e publicado páginas web. Redes sociais, fóruns, tweets, jornais on-line, sites para avaliação de produtos e serviços, são alguns exemplos de plataformas que os usuários utilizam para expressar suas ideias e opiniões. A Mineração de Opiniões, também conhecida como análise de sentimentos, é uma área que visa identificar o sentimento que os usuários apresentam a respeito de alguma entidade de interesse (seja um produto específico, uma empresa, um lugar, dentre outros) baseado no conteúdo disponível na Web. Este mini curso tem como objetivo explanar os conceitos e motivações para a área; descrever um conjunto de técnicas para extrair, classificar e sumarizar opiniões; concluir com as principais aplicações existentes na área.

Título: Business Intelligence: Conceitos e Ferramentas para Tomada de Decisão

Responsável: Dr Clodis Boscarioli e Esp. Rafael Voltolini

Resumo: Business Intelligence pode ser definido como o uso da informação que permite às organizações melhor decidir, medir, gerir e otimizar o desempenho para ganhar eficiência e benefício financeiro. Este minicurso objetiva apresentar os principais conceitos envolvidos em um projeto de um sistema de Business Intelligence, provendo a seus participantes exemplos práticos na plataforma open source Pentaho.