PRIMAVERA DOS CENTENÁRIOS

“A Primavera chegou. Você partiu antes. É a primeira Primavera, de 1913 para cá, sem a sua participação. Seu nome virou placa de rua; e nessa rua, que tem seu nome na placa, vi ontem três garotas de Ipanema que usavam minissaias.”

Esse é o fragmento da carta-crônica que Rubem Braga escreve, em setembro de 1980, em homenagem ao amigo Vinicius de Moraes, que falecera dois meses antes. O texto, intitulado “Recado de primavera”, alcançou grande projeção, transformando-se em título de livro e ocupou lugar de destaque no documentário sobre a vida do poeta dirigido por Miguel Faria Jr. A crônica, assim como a carta escrita por Vinicius ao cronista, durante a guerra, e a orelha assinada por Braga para um livro do “poetinha” registram a intensa amizade entre os dois autores que completariam 100 anos em 2013.

Nesta primavera pensamos em celebrar os centenários com a discussão de aspectos diversificados da produção artística que Braga e Vinicius deixaram, por meio de suas incursões pela crônica, pelos poemas, letras de canção e produções para o teatro. Assim, convidamos pesquisadores, professores do ensino superior, médio e fundamental, e alunos de graduação e de pós-graduação a apresentarem trabalhos que abordem as obras dos dois autores, tanto em suas especificidades quanto no diálogo com outros escritores, investigando os possíveis contatos entre as linguagens, como as relações com o contexto modernista, as produções para o cinema, a “herança” deixada a poetas e cronistas mais jovens, as atividades em sala de aula e as experiências com o jornalismo, com as traduções e as adaptações. Esperamos, com esse evento, reunir um grupo de interessados no intercâmbio de reflexões sobre os legados desses aniversariantes.

O evento terá os seguintes eixos temáticos: 1. A crônica; 2. A letra de canção; 3. O poema; 4. O teatro; 5. O cinema; 6. O trabalho jornalístico e editorial; 7. Traduções e adaptações; 8. Rubem Braga  e/ou Vinicius de Moraes e seu tempo; 9. “Herdeiros” de Vinicius de Moraes e/ou Rubem Braga; 10. Vinicius de Moraes e/ou Rubem Braga em sala de aula; 11.Vinicius de Moraes e/ou Rubem Braga e outras áreas do saber.

a) Objetivos Gerais:
Incentivar o contato entre professores, pesquisadores e alunos de instituições diversificadas.
Promover o intercâmbio de reflexões sobre a poesia, a crônica e a letra de canção.

b) Objetivos Específicos:
Estabelecer o contato entre pesquisadores que tratem das obras de Rubem Braga e Vinicius de Moraes.
Refletir sobre as especificidades dos autores e o diálogo mantido com outros escritores.
Discutir os possíveis contatos entre as linguagens diversas como música, cinema, teatro, jornalismo, traduções e adaptações e a obra desses autores.