SOBRE OS PALESTRANTES CONVIDADOS AO EVENTO:
Angelo Luiz Cortelazzo
Graduado em Ciências Biológicas, Mestre, Doutor e Livre docente na área de Biologia Celular Vegetal, sempre na Unicamp, onde se aposentou como Professor do Instituto de Biologia. Fez Pós-doutorado em Grenoble, na França, na mesma área. Foi chefe de Departamento, Coordenador do Curso de Ciências Biológicas e Pró-Reitor de Graduação da Unicamp. Participou da expansão e foi responsável pelo ensino superior tecnológico no Centro Paula Souza, de SP (FATECs). Atuou como Assessor Acadêmico da Universidade Virtual do Estado de SP (Univesp) e como professor autor de disciplinas de seus cursos de licenciatura. Foi membro da diretoria nacional do Fórum de Pró-Reitores das Universidades Brasileiras (Forgrad) e Conselheiro junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE-SP). Atuou em diversas comissões e grupos de trabalho, assim como participou e contribuiu na organização de congressos, palestras e outras atividades acadêmicas. Tem publicações na área da Biologia Celular e da Educação e pertence ao quadro de avaliadores institucionais e de cursos do INEP/MEC e do CEE-SP.
Email para contato: alcortelazzo@gmail.com
Dirce Aparecida Foletto de Moraes
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Presidente Prudente 2017. Possui graduação em Pedagogia, pós em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual de Londrina e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação, atua na área de Didática, Tecnologia Educacional, Ensino, Aprendizagem, e Avaliação da Aprendizagem, nos cursos de graduação de licenciatura e de pós graduação em Docência do Ensino Superior.
Email para contato: dircemoraes@uel.br
Ana Cristina Paes Leme Giffoni Cilião Torres
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1987). Graduada em Pedagogia (1989). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2002). Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Psicologia Social e Institucional. Áreas de atuação: Psicologia Escolar e Educacional; Aprendizagem e Ação Docente; Psicologia da Saúde.
Email para contato: acpaeslemetorres@hotmail.com
Vania Aparecida Terra
Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina (1993), especialista em Gestão Empresarial pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas Apucarana (2001), especialista em Biologia Aplicada à Saúde (2005) Mestre e Doutora em Patologia Experimental pela Universidade Estadual de Londrina (2008-2013). Sub-área: Estresse Oxidativo com ênfase na lesão oxidativa ou nitrosativa na pele provocada pela irradiação UVB, fotoenvelhecimento, melanoma e envelhecimento cronológico. Estuda e atua na implementação e orientação aos professores em métodos de Aprendizagem Ativa no ensino superior.
Email para contato: vania.malachias@pucpr.br
Maria Elisa Wotzasek Cestari
Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Londrina (1993). Mestre em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (2005). Especialista em Cuidado pré-Natal pela Universidade Federal de São Paulo (2010). Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2010). Foi coordenadora do Colegiado do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina -UEL (gestões 2012-2014 e 2014-2016). Atualmente é professora Adjunta da UEL. Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Enfermagem da UEL (gestão 2016). Coordenadora da Área de Saúde da Mulher e Gênero do Departamento de Enfermagem da UEL. Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher da UEL e do Programa PETGraduaSUS. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente na área de Saúde da Mulher e Gênero, Currículo Integrado e Metodologias Ativas.
Email para contato: mariaelisa@uel.br
Camila Martins Vieira
Possui graduação em Psicologia (UNICAP), formação em Arteterapia (POMAR/SP), especialização em Teoria e Prática Junguiana (UVA/RJ), mestrado em Saúde Materno Infantil (IMIP) e doutoranda em Saúde Integral (IMIP). Psicóloga com atuação nas áreas clínica, hospitalar e acadêmica. Pesquisa sobre crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violência, psicodermatoses, arteterapia e psicologia analítica.
Email para contato: mila.mvieira@gmail.com
Lucy Megumi Yamauchi Lioni
Graduada em Ciências Biológicas modalidade médica pela Universidade Federal de São Paulo (1992), possui mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (1997) e doutorado em Imunologia Básica e Aplicada pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em protozoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Trypanosoma cruzi, biologia molecular, antígenos recombinantes.
Email para contato: lionilmy@uel.br
Pedro Paulo da S. Ayrosa
Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação também pela UFRJ/COPPE (1992). Bacharel em Matemática pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1988). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina (UEL) atuando na graduação, especialização e no mestrado em ciência da computação. Membro do Grupo de Estudos de Práticas em Ensino da UEL (GEPE-UEL). Foi membro do conselho editorial da Editora da Universidade Estadual de Londrina (Eduel). É avaliador institucional, de curso e de EAD do INEP. Perito ad hoc em EAD da Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado do Paraná. É coordenador geral do Núcleo de Educação a Distância da UEL (NEAD-UEL), coordenador local da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e diretor do Laboratório de Tecnologia Educacional (LABTED). Atua nas áreas de Educação a Distância e Ciência da Computação na linha de inteligência artificial.
Email para contato: ayrosa@uel.br
Sérgio Paulo Dejato da Rocha
Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Estadual de Londrina (2003),especialização em Bioinformática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2016), mestrado em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina (2005) e doutorado em Ciências, sub área Biotecnologia, pela Universidade de São Paulo (2010). Pós doutorado no Laboratório de Bacteriologia do Instituto Butantan (2010-2012). Atualmente é Professor Adjunto de Microbiologia e responsável pelo Laboratório de Bacteriologia da Universidade Estadual de Londrina. Docente do programa de Pós-graduação em Microbiologia da UEL. Tem experiência na área de Microbiologia (bacteriologia), com ênfase em Biologia e Fisiologia dos Microorganismos. Utiliza ferramentas de bioinformática na exploração do genoma de bactérias de interesse médico humano.
Email para contato: rochaspd@uel.br
Karina Keller M. C. Flaiban
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (2003), residência em Patologia Animal, com ênfase em Patologia Clínica Veterinária (2005), mestrado (2006) e doutorado (2010) em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Patologia Clínica Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: hematologia, transferência de imunidade passiva e equilíbrio ácido base. Estuda metodologias ativas de aprendizagem e raras horas vagas faz aulas de artesanato.
Email para contato: kkflaiban@uel.br
Maiango Dias
Docente do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina-PR (UEL). Foi Coordenador do Curso de Psicologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista - BA. Possui graduação em Psicologia (2002) e mestrado em Psicologia Aplicada (2005), ambos pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência como consultor de RH (seleção, treinamento e avaliação de processos) e como docente (ensino, pesquisa e extensão) no curso de Psicologia (Psicologia Organizacional e Avaliação Psicológica) e, em outros cursos, com disciplinas de Psicologia Aplicada. Na gestão acadêmica, tem ampla experiência em Avaliação Institucional, especialmente no tocante a instrumentos, processos e análises de dados. Possui interesse em pesquisa psicológica aplicada a processos e resultados organizacionais.
Email para contato: maiango@yahoo.com