HISTÓRIA DA AFRICA E AFRO-BRASILEIRA

APRESENTAÇÃO

Este curso de educação a distância promovido pelo NEAA (Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos) em parceria com o LABTED, ambos da Universidade Estadual de Londrina (UEL), tem como propósito dar enfoque à História da África e afro-brasileira. Objetiva oferecer subsídios teórico-metodológicos para o ensino dessas disciplinas que se tornaram obrigatórias nas escolas por instituição da Lei 10.639/03.
   É concebido a partir das principais demandas impostas à Universidade e outras instituições de ensino para transpor a falta de referências teóricas e práticas no campo de estudos relativo à contribuição do negro na formação da sociedade brasileira. São muitas as demandas que chegam até o NEAA alusivas a esse expediente. O Núcleo vem formulando e executando projetos de formação de professores em modalidade presencial ao longo dos últimos anos.
   A execução desse curso à distância possibilitará que esta ação alcance maior capilaridade, com potência para atender a um público mais amplo situado na cidade de Londrina e região metropolitana. Reveste-se, assim, de significativa importância para superar o déficit de formação dos professores nas disciplinas História da África e Afro-Brasileria, atendendo aos princípios do Estado no que tange à pluralidade e à diversidade, constitutivas da Nação brasileira (Rosane da Silva Borges, 2010).