» Principal

» Capa CD

» Etiqueta CD

» LEDI

» Revista "DOMÍNIOS DA IMAGEM"

» Fale Conosco

II ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DA IMAGEM

É com enorme satisfação que estamos dando início aos trabalhos para a realização do II Encontro Nacional de Estudos da Imagem - II ENEIMAGEM que se realizará entre os dias 12 e 14 de maio de 2009 nas dependências do Centro de Letras e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Londrina.

O sucesso o I ENEIMAGEM realizado em maio de 2007, com um número expressivo de participantes, alcançando o número de 149 (cento e quarenta e nove) trabalhos inscritos e 486 (quatrocentos e oitenta e seis) participantes superaram as expectativas iniciais. Tivemos pesquisadores dos estados do Pará, Sergipe, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul entre outros.

Neste evento de 2009, propomo-nos a repetir o sucesso da versão anterior, ampliando a participação de outras áreas do conhecimento que utilizam a imagem (e suas metodologias) em suas pesquisas. Neste sentido, arquitetos, antropólogos e historiadores que estudam a cidade por meio de imagem estarão presente, da mesma forma lingüistas e historiadores que usam da semiótica em suas pesquisas contribuirão para o debate. Por fim, o ensino de História, a caricatura política, metodologias de pesquisa aplicadas aos estudos da imagem entre outras temáticas estarão presentes nas mesas-redondas e nas conferências, proporcionando um amplo raio de estudos e estimulando o debate científico. A leitura da programação, no link específico, possibilitará a verificação dos nomes já confirmados e da dimensão qualitativa da proposta em questão. Da mesma forma, espera-se que as comunicações venham a contribuir neste debate.

Optou-se em repetir o modelo anterior que se mostrou bastante prático e bastante confiável, ou seja, as comunicações serão avaliadas por um conselho científico que dará parecer pelo aceite ou recusa das propostas encaminhadas. Caberá à comissão organizadora, composta por membros do LEDI e convidados, a definição das comunicações que comporão as mesas, separando-as por qualificação científica (iniciação científica, graduados, mestres e doutores) e por temática afim.

Confirmaram seus nomes como membros do conselho cientifico os seguintes doutores: Ana Mauad (UFF); Francisco Alambert (USP); Daniel Russo (Université de Borgnone); Darío Acevedo Carmona (Universidad de Nacional de Colombia); Laurent Vidal (Universidade Paris III); Rodrigo Patto Sá Mota (UFMG); Solange Lima Ferraz (Museu Paulista); José Rivair de Macedo (UFRGS); Ismênia de Lima Martins (UFF); Renata Senna Garrafoni (UFPR); Renato Luiz de Couto Neto e Lemos (UFRJ); Miriam Paula Manini (UNB); Carlos Roberto Nogueira (USP); Maria Luiza Andreza (UFPR); Adriana Zierer (UEMA); Arq. Artur Rozestraten (Centro Universitário Moura Lacerda); Thaís Nívia de Lima e Fonseca (UFMG); Ana Cristina Teodoro da Silva (UEM).

Como na vez anterior a proposta do evento está atrelada ao incentivo e desenvolvimento do conhecimento científico sobre os estudos da imagem no Brasil e, particularmente na região norte do Paraná, assim como no restante do Estado, fortalecendo os grupos de pesquisa já formados e estimulando a formação de outros. O Encontro deverá, novamente, apresentar êxito quanto ao seu caráter multidisciplinar, ao envolver pesquisadores das mais diversas áreas de conhecimento e instituições.

Objetivo Geral:

Promover o encontro de pesquisadores que tenham como tema a Imagem e/ou a discussão da Representação da Imagem no Brasil e exterior, divulgando a produção científica a respeito e proporcionando o intercâmbio entre várias áreas de conhecimento.

Resultados Esperados:

• A promoção de discussões a respeito dos estudos da imagem, da representação, da preservação de acervo imagético entre outras;
  • A divulgação de conhecimento produzido através de conferências, mesas redondas e comunicações de pesquisa;
  • O contato entre pesquisadores de diversas áreas e instituições sobre o tema;
  • A divulgação das comunicações em Anais eletrônicos;
  • O fortalecimento dos grupos de pesquisa e a formação de outros, particularmente na região.

Apoio:

Grupo de Pesquisa "Iconografia e Memória"

Departamento de História

Centro de Documentação e Pesquisa Histórica

PROEX

Patrocínio:

Centro de Letras e Ciências Humanas

LEDI / UEL

Curso de Especialização em História Social e Ensino de História

Mestrado em História Social

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Fundação Araucária ~ Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná

Parcerias:

Créditos da imagem (topo):

Base em gesso, retirado de mural da Escola "A nossa escolha",  Londrina,  2008.