Workshops

Worshop 1 – Representação cartográfica de um Ecomuseu

O objetivo do workshop é apresentar as diferentes leituras acerca das propostas de ecomuseologia praticadas no Brasil. Também, a partir de fotografias, videos e mapas, serão apresentadas aos participantes o caso particular das ações, objetivos e desafios do Projeto Ecomuseu Mais. O público será convidado a conhecer uma concepção de museologia que compreende o território como a sede do Museu, local onde estão guardados os diferentes bens culturais, materiais e imateriais, de uma comunidade.

Sobre a ministrante:
Maria Siqueira SANTOS – graduada em Psicologia pela USP, em História pela UEL, possui o título de mestre em História Social pela mesma universidade. Trabalhou como professora de História na rede pública e privada e na produção de livros didáticos. Foi tutora online no Programa Redefor, uma parceria entre as universidades paulistas estaduais e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (2010-2012). Há cerca de seis anos trabalha com patrimônio cultural, publicando livros (2012-2014) e atuando em diversos projetos como: coordenadora do Projeto Ecomuseu Campos de São José (2015-2017), coordenadora e mediadora do Programa de Educação Patrimonial da Fundação Cassiano Ricardo (2015-2016), coordenadora do Inventário Cultural Pedagógico do Vale da Fartura (2017), coordenadora do Projeto Ecomuseu+ (2018)

Worshop 2 – Experiências de Pesquisa nas Coleções da Revista O Cruzeiro

O objetivo desta oficina é discutir as experiências de pesquisa em várias coleções da revista O Cruzeiro, que foi uma das mais importantes revistas do Brasil, responsável pela introdução do moderno fotojornalismo no país a partir de meados da década de 1940, mudança que tornou a fotografia o elemento principal da comunicação do veiculo e que promoveu uma revolução visual nas mídias impressas e de certa forma nas comunicações de massa brasileiras em uma época em que a televisão ainda estava nascendo. As pesquisas realizaram-se em várias coleções da revista disponíveis em diversos tipos suportes: o físico, em microfilmes e mais tarde o digital ao longo de mais de dez anos, colocando a cada etapa novas questões metodológicas com implicações, limitações e desafios a pesquisa.

Sobre o ministrante:
Jorge Luiz ROMANELLO – é graduado, mestre e doutor em história pela UNESP de Assis. Sua experiência no estudo das imagens desenvolveu-se desde os tempos de graduação. Trabalhou como fotógrafo do CEDAP (Centro de Documentação e Apoio a Pesquisa) na mesma universidade. Desde então trabalhou como professor colaborador na graduação, especialização e como pesquisador em diversas universidades, principalmente no Estado do Paraná. Realizou estágio de pós doutorando junto ao Programa de Mestrado em História Social da UEL. No decorrer de seus anos de atividades acadêmicas participou de inúmeros eventos científicos, publicou artigos em revistas especializadas, capítulos de livros participando da organização para a publicação de um deles, orientou trabalhos de TCC e Especialização, integrou inúmeras bancas de arguição de trabalhos, desenvolveu e colaborou em diversos projetos incluindo no da fundação do CEDAP (Centro de Documentação e apoio a Pesquisa – FCL – UNESP Assis), do (LEDI Laboratório de Estudos da Imagem na História – UEL) e outros.

 

Workshop 3 – A documentação audiovisual e fotográfica no processo de salvaguarda de referências culturais locais e regionais

Nesse workshop serão apresentadas e analisadas com o público três experiências de uso de audiovisual para registro e difusão de saberes e fazeres populares, folclóricos, que estão circunscritos em territórios, localidades dentro de municípios e regiões do Estado de São Paulo. A primeira delas diz respeito aos Congados que estão distribuídos em seis localidades paulistas. A segunda refere-se ao material em audiovisual produzido na difusão dos participantes do Programa Museu Vivo do Museu do Folclore de São José dos Campos. A terceira experiência, refere-se à documentação de fomento das ações do Ecomuseu Campos de São José. A partir da demonstração conceitual e técnica de como é possível a documentação audiovisual e fotográfica contribuir no processo de salvaguarda de um conjunto de patrimônios culturais locais e regionais, o público será convidado a propor possíveis ações de reconhecimento de saberes e fazeres da região de Londrina.

Sobre o ministrante:
Fábio Martins BUENO – graduado em História pela UEL, possui os títulos de mestre e especialista em História Social pela mesma universidade. Trabalhou como professor de história na rede pública e privada e na produção de livros didáticos. Há cerca de seis anos trabalha com patrimônio cultural, publicando livros e atuando em diversos projetos como: coordenador de ações educativas do Museu do Folclore de São José dos Campos, Programa de Educação Patrimonial da Fundação Cassiano Ricardo, pesquisador de campo do Programa Museu Vivo (ação do Museu do Folclore de São José dos Campos que promove os mestres da cultura popular), coordenador do Inventário dos Congados do Estado de São Paulo (INRC –IPHAN), Inventário Cultural do Vale do Fartura, Programa de Educação Patrimonial do Parque Vicentina Aranha, entre outros. Além dos projetos citados, atualmente trabalha também como pesquisador de campo no Projeto Ecomuseu Mais.