Convidados

Conferências

Iara Schiavinatto (UNICAMP)

Professora Associada da UNICAMP com Livre Docência defendida em 2017. Graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1985), Mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Foi professora da RDIDP na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, de 1988 a 2000, quando assumiu como professora, RDIDP, efetivação, para a Universidade Estadual de Campinas, sem Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação. É professora plena dos programas de pós-graduação em História e Artes Visuais da UNICAMP. As ênfases de pesquisa residem em cultura visual, cultura política, cultura das mídias, história intelectual, patrimônio. Pesquisadora CNPq 1D e, a partir de junho de 2017, integra Conselho editorial da Editora da UNICAMP, Participar do evento com uma conferência ” Matéria e memória: em torno de Hercule Florence”.

Álvaro Vázquez Mantecón ( Universidade Autônoma Metropolitana-Azcapotzalco)

Es  Doctor em Historia del Arte. Professor-investigador de tempo completo na Universidad Autónoma Metropolitana-Azcapotzalco. O autor de vários trabalhos sobre política e cultura no México do século XX. O trabalho também foi feito em museos (entre os que destacam a  era da cultura, arte e cultura visual no México, 1968-1997  (2006); a investigação e a curadoria do  Memorial do 68  (2007); a exposição  Cine y revolución  ( 2010), As imagens  do cardenismo  (2011) e  Desafio a la Estabilidad: procesos artísticos en México, 1952-1967  (2014),  Graciela Iturbide: Avándaro  (2017). Entre sus libros, Orígenes literários de um arquétipo fílmico: adaptações cinematográficas a  Santa  de Federico Gamboa (2005); Memorial del 68  (2007) e  El cine súper 8 en México, 1970-1989  (2012) e coautor de  Variações sobre o cinema etnográfico. Entre a documentação antropológica e a experimentação estética  (2017). Participará do evento com a conferência “A imaginação  em momentos de crise. O cinema e as artes visuais e o movimento estudantil de 1968 no México ”.


 

Mesas Redondas

Magdalena Broquetas San Martín (Universidade da República – Uruguai)

Doctora en Historia por la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata (Argentina) y Licenciada en Ciencias Históricas, por la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación de la Universidad de la República (Uruguay). Integra el nivel I del Sistema Nacional de Investigadores de Uruguay (ANII). Investiga y enseña en la Universidad de la República, donde se desempeña como profesora adjunta del Departamento de Historia del Uruguay (Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación) en régimen de dedicación total. Desde el año 2001 ha formado parte de varios equipos de investigación dedicados a la Historia del Uruguay en los siglos XIX y XX. En la última década se ha especializado en la historia de las derechas en Uruguay. En simultáneo, entre 2002 y 2016 participó en la creación y el desarrollo del Centro de Fotografía de Montevideo, donde dedicó gran parte de su trabajo a la reflexión teórico-metodológica sobre la fotografía como fuente para la investigación histórica y a la realización de una historia de la fotografía en Uruguay. En ese marco también participó en la investigación, edición y redacción de textos para numerosas muestras fotográficas. Entre sus publicaciones se destacan La trama autoritaria. Derechas y violencia en Uruguay (1958- 1966) (Montevideo, Ediciones de la Banda Oriental, 2014) y los dos tomos de Fotografía en Uruguay. Historia y usos sociales, t.I 1840- 1930, t.II 1930-1990 (Montevideo, Ediciones CDF, 2011 y 2018), libros en los que es coordinadora y coautora. Actualmente es responsable del proyecto de investigación Nacionalismos de derecha y anticomunismo en el Uruguay de la Guerra Fría (Programa I+D de la Comisión Sectorial de Investigación Científica de la Universidad de la República).

Participará da mesa “Memórias, fotografia e reapropriações” com a palestra “La fotografía de prensa en tiempos de autoritarismo y dictadura. Uruguay, 1968-1985”.

Rogério Ivano  – (UEL)

Rogério Ivano é graduado em História pela Universidade Estadual de Londrina, mestre e doutor pela Universidade Estadual Paulista/Campus de Assis. É docente do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina, atuando na área de Teoria e Metodologia. Desenvolve pesquisas sobre História e Memória Social, ministrando aulas, cursos e palestras sobre as relações entre o tempo histórico, a lembrança e o esquecimento. Tem participado de laboratório, grupo e projetos de pesquisa que dialogam com as diferentes áreas voltadas aos estudos da memória social, como patrimônio material e imaterial, espaços e casas memoriais, políticas públicas e produções culturais, como fotografia, cinema, literatura e artes visuais. Atua na graduação e pós-graduação latu sensu e já foi coordenador do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica. A partir dos estudos em fotografia, história e memória, publicou – junto com Marcos Losnak – “Lavrador de Imagens – Uma Biografia de Haruo Ohara”; o artigo “O acervo do Foto Estrela como memória fotográfica da cidade de Londrina” no livro “Revelações da História: o acervo do Foto Estrela”, o texto “História e sentimento na arte de Tita Stremlow”, sobre essa escultura de origem alemã radicada no Brasil, além de artigos acadêmicos em revistas especializadas. Atualmente participa do LEDI – Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem

Participará da mesa “Memórias, fotografia e reapropriações” com a palestra “Retratos de um fotógrafo: as leituras sobre Haruo Ohara”.

Alexandre Busko Valim (UFSC)

Alexandre Busko Valim é docente do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, onde leciona e orienta no Curso de Graduação de Cinema, no Curso de Graduação de História, no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA/UFSC) e no Programa de Pós-Graduação de História (PPGH/UFSC).

Participará da mesa “Pesquisas e imagens: perspectivas e miradas” com a palestra “Imagens em zonas de contato: considerações acerca de suas interações, disrupções e convergências”.

Ana Maria Mauad – (UFF)

Ana Maria Mauad é professora Titular do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, Pesquisadora do CNPq, Cientista do Nosso Estado FAPERJ e Celso Furtando Visiting Scholar 2018, St. John’s College, Cambridge University. Dedica-se ao ensino e pesquisa de metodologia e teoria da história, história da memória, história da imagem, história oral e história pública, com publicações variadas nesses campos de estudo.

Participará da mesa “Pesquisas e imagens: perspectivas e miradas” com a palestra “Imagem pública em perspectiva historiográfica”.