Convidados


Norval Baitello Jr.

Norval Baitello Jr.

NORVAL BAITELLO JUNIOR CONCLUIU O DOUTORADO EM COMUNICACAO NA FREIE UNIVERSITÄT BERLIN EM 1987. ATUALMENTE E PROFESSOR TITULAR NA PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA DA PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE SAO PAULO. FOI DIRETOR DA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E FILOSOFIA DA PUC-SP, TENDO CRIADO OS CURSOS DE COMUNICAÇÃO E ARTES DO CORPO E COMUNICAÇÃO EM MULTIMEIOS. FOI PROFESSOR CONVIDADO DAS UNIVERSIDADES DE VIENA, SEVILHA, S. PETERSBURG, AUTÓNOMA DE BARCELONA E ÉVORA. LIVROS MAIS RECENTES: A SERPENTE, A MAÇÃ E O HOLOGRAMA (2010), LA ERA DE LA ICONOFAGIA (SEVILHA, 2008) , FLUSSERS VÖLLEREI (KÖLN, 2007) E O PENSAMENTO SENTADO. SOBRE CLÚTEOS, CADEIRAS E IMAGENS (S. LEOPOLDO,2012). DESDE 2007 É COORDENADOR DA ÁREA DE COMUNICAÇÃO E CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO (CHS II) DA FAPESP.

Débora Krischke Leitão

Débora Krischke Leitão

Possui graduação em Ciências Sociais, mestrado e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período de estágio no exterior junto ao Institut d’Histoire du Temps Présent (IHTP) e a École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Atualmente é professora adjunta do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), área de Antropologia. Desde abril de 2009 é membro do comitê coordenador do Corpus: Groupe International d Études Culturelles sur le Corps. É membro do Grupo Interinstitucional de Estudos de Cibercultura. Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: internet, mundos virtuais, corpo, consumo, identidades, moda, grupos urbanos e estilos de vida.

Patricia Fogelman

Patricia Fogelman

Possui graduação em Historia pela Universidad Nacional de Lujan(1991), graduação em Historia pela Universidad Nacional de Lujan(1996), mestrado em Historia Latinoamericana pela Universidad Internacional de Andalucia(2000), doutorado pela Universidad de Buenos Aires(2003) e doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales(2003), pós-doutorado pela UFES (2010),  UNISINOS (2012), Centre de Anthropologie Religieuse Européene (CARE) (2012). Atualmente é funcionário da Universidad Nacional de Lujan e funcionário da Universidad de Buenos Aires. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América. Atuando principalmente nos seguintes temas:América colonial, confrarias, Culto mariano, Lujan, Rio de la Plata e imagens.

Marcos Henrique Camargo Rodrigues

Marcos Henrique Camargo Rodrigues

Detém curso de Especialização lato senso em História do Pensamento Contemporâneo (PUCPR-1987), Economia e Sociologia (PUCPR-1988), possui Mestrado em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (2003) e Doutorado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNICAMP (2010). Atualmente realiza pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professor assistente da Universidade Tuiuti do Paraná nas disciplinas de Teoria da Comunicação, Semiótica e Análise das Linguagens Não-Verbais; é professor concursado da Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR), onde leciona Estética, Semiótica e Análise da Linguagem Cinematográfica. Tem experiência na área de Comunicação, Semiótica e Linguagens, com ênfase em Estética, atuando principalmente nos campos: semiótica geral, retórica, teoria da comunicação e estética.

José Roberto Braga Portella

José Roberto Braga Portella

É doutor em História pela Universidade Federal do Paraná. Em 2003 realizou estágio de pesquisa na Universidade de Coimbra, com bolsa-sandwich CAPES. É participante do CEDOPE – Centro de Documentação e Pesquisa de História dos Domínios Portugueses, onde é coordenador-adjunto (2006-08). Desenvolve pesquisas sobre Iluminismo português e relatos de viajantes na África no século XVIII

Laura Graziela Figueiredo Fernandes Gomes

Laura Graziela Figueiredo Fernandes Gomes

Laura Graziela Figueiredo Fernandes Gomes é bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1976), mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Museu Nacional, 1991) e doutor em Ciências Humanas (Antropologia) pela Universidade de São Paulo (1997), tendo realizado pós-doutorado em Paris-X, Nanterre (2000-2001) e na École des Hautes Études (GSPM, 2011 – 2012). Desde 1979 é professor e pesquisador da Universidade Federal Fluminense e atualmente exerce suas atividades como Professor Associado III, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), Coordenador do Núcleo de Estudos da Modernidade (NEMO); Pesquisador associado do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (InEAC/INCT) e do LeMetro. Linhas de pesquisa nas quais vem atuando: 1) Antropologia Econômica, com os projetos: Padrões de consumo, convergência econômica e pegada de carbono do desenvolvimento: comparação Brasil-França ECOPA: o enfoque da Antropologia (FAPERJ); Antropologia do consumo em perspectivas comparadas; 2) Antropologia Urbana, com o projeto: Imigrantes brasileiros em Paris: religião, gênero e trabalho. 3) Antropologia da Arte, Imagem e Comunicação, com os projetos: Cultura digital nas interfaces 3D: mundos virtuais, games etc; Intermidialidades contemporâneas.

kristian Feigelson

kristian Feigelson

Kristian Feigelson é professor da Universidade Sorbonne – Paris 3. Pesquisador associado ao INALCO e à EHESS. Tem mestrado em Direito pela Paris 1 e PhD em Sociologia  pela Paris 1. Pesquisando principalmente nas áreas de sociologia do cinema e audiovisual; mídia e indústrias culturais; mercados e das políticas culturais; cinema e história; análise de filmes; escrita visual da história e cinema oriental.

 

David de Oliveira Lemes

David de Oliveira Lemes

David de Oliveira Lemes é Professor e Chefe do Departamento de Computação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) onde leciona nos cursos de Tecnologia e Mídias Digitais, Tecnologia em Jogos Digitais e Sistemas de Informação. Membro do Conselho da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP e membro da Câmara de Educação Continuada da PUC-SP. Professor do Istituto Europeo de Design (IED Brasil) e da Faculdade Impacta de Tecnologia.

Sócio da Dolemes Digital, que atende clientes como: Editora Abril, Placar, TV Globo, Insper, Escola Vera Cruz entre outros.

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP e Bacharel em Mídias Digitais pela mesma universidade. Estudou também artes gráficas, processamento de dados, desenho, ilustração, 3D, pintura, quadrinhos e jornalismo multimídia.

Coordenador dos cursos de extensão Redes Sociais, Colaboração e Mobilidade, Crítica de Videogames e Desenvolvimento de Games com Unity 3D da PUC-SP / COGEAE.

Consultor na área de educação e tecnologia já tendo atendido instituições como Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, Escola Vera Cruz, Instituto Superior de Educação Vera Cruz, Editora Moderna, Grupo Santillana entre outras.

Editor do GameReporter, primeiro blog brasileiro especializado em games e também do GameOZ.

Trabalhou em editoras, revistas, agências de publicidade, estúdios de design e integrou a equipe da AOL Brasil desde que empresa de internet desembarcou no país em 1999, onde produziu, gerenciou e coordenou projetos nas áreas de educação, tecnologia, games e produtos especiais para de conteúdo, tecnologia e design até março de 2006. Também desenvolveu projetos para o banco Itaú e McDonald’s em parceria com a AOL Brasil.

Depois de uma breve passagem pela revista PC World e pelo Núcleo de Mídias Digitais da PUC-SP, coordenou o Núcleo de Mídias Digitais do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa até agosto de 2008 onde também atuou como Especialista em Tecnologias de Aprendizagem Interativa até maio de 2009 sendo responsável pela pesquisa e proposição de novas soluções tecnológicas de ensino e aprendizagem envolvendo diferentes mídias, além de coordenar e gerenciar projetos para o desenvolvimento de múltiplas soluções educacionais.

Entre o junho de 2009 e dezembro de 2010 atuou como produtor técnico da agência Punch Interativa, onde também foi sócio e atendeu clientes como: Africa Propaganda, Vivo, Nissan Brasil, P&G Brasil, ID\TDWA, Editora Abril, Abril.com e Revista Placar.

Também foi professor da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) onde lecionou no curso de Tecnologia em Jogos Digitais e da Anhanguera Educacional, passando pelos cursos de Design Digital e Publicidade e Propaganda.

Alberto del Castillo

Alberto del Castillo

Alberto del Castillo Troncoso é doutor em História pela Benemérita Universidad Autónoma de Puebla e doutor em História do México por El Colégio de México. Pesquisador vinculado ao Sistema Nacional de Pesquisadores e a Academia Mexicana das Ciências. Dirigiu as Revistas Cuicuilco de História e Antropolgia da Escola Nacional de Antropologia e História (ENAH) (1996-2000). Tem se especializado em História Social e Cultural do México no século XX. Seu trabalho tem caminhado, nos últimos 15 anos, a produzir reflexões sobre o uso de documentação fotográfica como parte da pesquisa histórica. Uma parte de seus trabalhos tem-se concentrado entorno nas imagens foto jornalísticas do movimento estudantil de 1968. Coordena o seminário “La mirada documental”, importante espaço acadêmico  que tem contado com a participação da maior parte dos historiadores mexicanos que trabalham com história social e cultural da fotografia.

Professor de diversos programas de graduação e pós-graduação do Instituto Mora e da Escola Nacional de Antropologia e História (ENAH), é membro da Latin American Studies Association (LASA) y da Red Latinoamericana de Historia Oral (RELAHO)

Claudia Brandão

Claudia Brandão

Claudia Mariza Mattos Brandao é doutora em Educação (UFPel, 2012), mestre em Educação Ambiental (FURG/2003), especialista em Artes e Educação Física na Educação Básica (UFRGS/2008), graduada em Educação Artística – habilitação Arte Plásticas (FURG, 1997) e em Engenharia Civil (FURG/1980). Atua como professora adjunta no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, ministrando disciplina no curso de pós-graduação Especialização em Artes: Ensino e Percursos Poéticos. É professora pesquisadora (coordenadora pedagógica) do Programa Escolas Interculturais de Fronteira PEIF (MEC/SEB/UFPEL/CLC, 2014). Foi coordenadora de Gestão do PIBID UFPel (2014), coordenadora do subprojeto Artes Visuais no PIBID 3/UFPel (2011-2013), e professora orientadora do curso Especialização lato sensu Mídias na Educação (FURG, 2009). É líder do PHOTOGRAPHEIN – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq), pesquisadora do GEPIEM – Grupo de estudos e Pesquisa em Imaginário, Educação e Memória, UFPel/CNPq, e do NEMEC – Núcleo de Estudos em Memória e Cultura, UPF/CNPq . Tem experiência nas áreas de Artes Visuais e Formação de Professores, com ênfase na articulação entre Fotografia, Educação Ambiental e Teorias do Imaginário. Desenvolve, principalmente, os seguintes temas: Artes Visuais, Fotografia, Educação Ambiental e Formação Docente

Richard Gonçalves André

Richard Gonçalves André

Richard Gonçalves André possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2002), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, 2006) e doutorado também em História pela UNESP de Assis (2011). Professor adjunto do Departamento de História da UEL, ministrando disciplinas relacionadas à teoria e à metodologia da História. Áreas de concentração são metodologia e técnicas de pesquisa, história ambiental, história das religiões (com ênfase em religiões japonesas), imigração japonesa, fontes imagéticas (principalmente fotográficas) e cultura material. Membro do Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI) e do Laboratório de Estudos das Religiões e Religiosidades (LERR) da UEL. Coordenador da Especialização em Religiões e Religiosidades da UEL, sendo editor, também, da Revista Domínios da Imagem. 

 

Lucia Santaella

Lucia Santaella

Maria Lucia Santaella Braga é professora titular no programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP, com doutoramento em Teoria Literária na PUCSP em 1973 e Livre-Docência em Ciências da Comunicação na ECA/USP em 1993. É Coordenadora da Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Diretora do CIMID, Centro de Investigação em Mídias Digitais e Coordenadora do Centro de Estudos Peirceanos, na PUCSP. É presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica e Membro Executivo da Associación Mundial de Semiótica Massmediática y Comunicación Global, México, desde 2004. É correspondente brasileira da Academia Argentina de Belas Artes, eleita em 2002. Foi eleita presidente para 2007 da Charles S. Peirce Society, USA. É também um dos membros do Advisory Board do Peirce Edition Project em Indianapolis, USA e um dos membros do Bureau de Coordenadores Regionais do International Communicology Institute. Foi ainda membro associado do Interdisziplinäre Arbeitsgruppe für Kulturforschung (Centro de Pesquisa Interdisciplinar em Cultura), Universidade de Kassel, 1999-2009. Recebeu o prêmio Jabuti em 2002, 2009, 2011 e 2014, o Prêmio Sergio Motta, Liber, em Arte e Tecnologia, em 2005 e o prêmio Luiz Beltrão-maturidde acadêmica, em 2010. Foi professora convidada pelo DAAD na Universidade Livre de Berlin, em 1987, na Universidade de Valencia, em 2004, na Universidade de Kassel, em 2009 e na Universidade de Évora em 2010. Foi pesquisadora associada no Research Center for Language and Semiotic Studies em Bloomington, Universidade de Indiana, em repetidos estágios de pesquisa, especialmente em 1988, pela Fulbright, Nessa mesma universidade, fez pós-doutorado em 1993, pelo CNPq. Desde 1996, tem feito estágios de pós-doutorado em Kassel, Berlin e Dagstuhl, Alemanha, sob os auspícios do DAAD/Fapesp

Translate »