LEDI

Visite: Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem

Em 2004, foi criado no Departamento de História da UEL o Grupo de Pesquisa Iconografia e Memória. Entre outras atividades, ele produziu uma exposição com imagens geradas entre os anos de 1945 e 1989 nas imprensas brasileira e internacional que retratavam os embates ideológicos entre a esquerda e a direita.

Composta por cerca de 80 (oitenta) imagens, essa exposição foi realizada em momentos e espaços diversos na cidade de Londrina, entre 2004 e 2005, e atingiu um público calculado em torno de 2.500 (duas mil e quinhentas) pessoas (em especial, alunos dos ensinos Médio e Fundamental).

Naquele momento foi confeccionado um livro com o título da exposição: As imagens da Guerra Fria: o olhar dos desenhistas, que foi distribuído ao público visitante. Esta mesma exposição tem sido remontada em diversas cidades do Paraná e em escolas da cidade de Londrina.

Diante da repercussão positiva das atividades do Grupo de Pesquisa Iconografia e Memória, buscando maior visibilidade e integração de outros participantes (docentes e discentes da UEL, comunidade externa acadêmica ou não), foi criado, neste ano de 2006, o Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem na História - LEDI.

Este é um projeto integrado (pesquisa/extensão) com objetivos de proporcionar espaço de reflexão aos pesquisadores sobre o tema e reforçar a relação ensino-pesquisa-extensão.