Apresentação

O Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI) está mais uma vez promovendo o Encontro Nacional de Estudos da Imagem. Nesta terceira versão, pretende-se dar continuidade a proposta de promover o encontro de pesquisadores que tenham como tema a Imagem e/ou a discussão da representação da imagem em suas pesquisas, tornando-se, portanto, um lócus privilegiado para a divulgação de uma produção científica a respeito e proporcionando o intercâmbio entre as várias áreas do conhecimento.

Neste evento, além de contar com o seu parceiro habitual, o Programa de Pós-graduação em História Social, terá a participação do Programa de Pós-graduação em Comunicação Visual da UEL, que contará especialmente com o segundo dia do evento (dia 04 de maio) para atender suas principais demandas teóricas e práticas em uma mesa-redonda e uma conferência.

Com a leitura da programação (link específico ao lado), poder-se-á verificar os nomes dos conferencistas e demais palestrantes das mesas-redondas e a dimensão qualitativa da proposta em questão, com a participação de vários pesquisadores de diversas IES, inclusive com dois convidados da Colômbia. Da mesma forma, espera-se que as comunicações venham a contribuir neste debate.

Optou-se em não repetir o modelo anterior que embora tenha se mostrado bastante prático e bastante confiável. A principal mudança deu-se na construção de eixos temáticos (veja lista em link específico), ou seja, ao proponente de comunicação da pesquisa é dada a possibilidade da escolha do eixo que melhor se adéque ao seu trabalho. Cada eixo temático terá um coordenador que encaminhará o material para o parecer dos membros da comissão científica. Após a análise de todo o material os coordenadores dos eixos temáticos constituirão as mesas de comunicação. Novamente será permitido que grupos de pesquisadores proponham mesas-coordenadas nas sessões de comunicação, independente de escolha de eixo.

Portanto, a proposta do evento em questão está atrelada ao incentivo e desenvolvimento do conhecimento científico sobre os estudos da imagem no Brasil e, particularmente, na região norte do Paraná, assim como no restante do Estado, fortalecendo os grupos de pesquisa já formados e estimulando a formação de outros. O Encontro deverá, novamente, apresentar êxito quanto ao seu caráter multidisciplinar, ao envolver pesquisadores das mais diversas áreas de conhecimento e instituições.

Espera-se o comparecimento de cerca de 600 pessoas, não só da cidade de Londrina, como também do estado do Paraná, do Brasil e do exterior. Deve-se destacar a transmissão on-line das conferências e mesas-redondas, objetivando atender um público que não pode comparecer.

Resultados Esperados

• A promoção de discussões a respeito dos estudos da imagem, da representação, da preservação de acervo imagético entre outras;

• A divulgação de conhecimento produzido através de conferências, mesas-redondas e comunicações de pesquisa;

• O contato entre pesquisadores de diversas áreas e instituições sobre o tema;

• A divulgação das comunicações em Anais eletrônicos e via internet, na página da internet do III ENEIMAGEM (http://www.uel.br/eventos/eneimagem);

• Integração ensino, pesquisa e extensão, em diversos níveis;

• integração de pesquisadores, nos diversos campos do saber, que debatem a imagem como fonte de pesquisa, a troca de experiências e conhecimentos, como, também, divulgação dos resultados de suas pesquisas.

• O fortalecimento dos grupos de pesquisa e a formação de outros, particularmente na região.

Objetivos

• Promover o encontro de pesquisadores que tenham como tema a Imagem e/ou a discussão da Representação da Imagem no Brasil e exterior, divulgando a produção científica a respeito e proporcionando o intercâmbio entre várias áreas de conhecimento

Realização:

Universidade Estadual de Londrina

• Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI)

Promoção:

• Departamento de História

• Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI)

• Programa de Pós-graduação em História Social

• Programa de Pós-graduação em Comunicação Visual

Apoio:

• Grupo de Pesquisa "Iconografia e Memória"