Grupos de Trabalho

GT Imagem e Memória

Este GT recebe trabalhos que analisam a produção de ima­gens decorrentes da memória histórica, cultural e/ou de proces­sos soci­ais, afixadas em suportes midiáticos diver­sos. Os trabalhos deverão privilegiar a inves­ti­gação das imagens armazenadas na memória ou a memória de imagens advindas dos mais diver­sos con­tex­tos sócio-político culturais.

 

GT Imagem e Cultura

Este GT receberá artigos que tratem das perspectivas da imagem diante da diversidade de expressões dos imaginários na cultura de massa, na cultura popular e na cibercultura considerando as representações, transformações e significações nos diversos ambientes midiáticos. Serão acolhidas contribuições que dialoguem com o campo da Antropologia Visual, Estudos Culturais e estudos do imaginário.

 

GT Imagem e Consumo

O objetivo deste GT é discutir o papel da imagem na sociedade de consumo, bem como a relação entre comunicação visual, bens de consumo e atividades correlatas (marketing, publicidade, design, moda, etc.). Procura-se assim propor novos problemas e conceitos e/ou repensar contribuições anteriores, como estética da mercadoria, retórica da imagem, sociedade do espetáculo, entre outras.

 

GT Imagem e Ideologia

Este GT tem como finalidade debater a dimensão ideológica da imagem nos processos sociais da comunicação. A imagem, em suas diversas expressões midiáticas, será tomada como signo ideológico na análise de fenômenos sociais e históricos hegemônicos bem como contra hegemônicos.

 

GT Imagem e Estética

Este GT acolherá trabalhos que se debruçam sobre a natureza estética da imagem nas interfaces da Comunicação, Design, Moda e Arte. As abordagens contempladas neste GT abrangem expressões poéticas da imagem nas mais diversas mídias e ambientes culturais e históricos.

 

GT Semiótica da Imagem

Este GT receberá trabalhos relacionados ao estudo da semiótica aplicada à comunicação visual. Serão acolhidas abordagens da semiótica para a interpretação e análise do processo comunicativo nas construções imagéticas, suas significações e produções de sentidos em seus variados suportes e expressões comunicacionais.

 

GT Abordagens Teóricas da Imagem

Este GT acolherá trabalhos que priorizam abordagens sobre o estatuto epistemológico da imagem nas mais diversas áreas do conhecimento, como a Teoria da Arte, Comunicação, Filosofia, História, Psicologia e Educação. A complexidade conceitual da imagem deverá ser considerada em suas correlações com fenômenos comunicacionais, sociais, culturais, estéticos e históricos.