PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO
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OBJETIVOS
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Distinguir comportamentos adequados dos inadequados; Refletir sobre as consequências do nosso comportamento no grupo de convívio.
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DURAÇÃO
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São três atividades, sendo cada uma com aproximadamente 30 minutos. (Não precisam ser feitas no mesmo dia).
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MATERIAIS
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Atividade 1: Vídeo.
Atividade 2: corações de E.V.A., copinhos descartáveis, café ou terra, algodão, detergente, papel ou pano e lista de comportamentos adequados e inadequados realizada pelo professor.
Atividade 3: Cartolina, palito de sorvete, tinta ou lápis de cor/ giz de cera, tesoura e cola.
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A QUEM SE DESTINA
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Acima de 3 anos (com auxílio do professor para atividades de recorte e colagem para as crianças menores).
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PROCEDIMENTOS
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1. Assistir o desenho animado, discutir quais comportamentos inadequados da menina no vídeo e questionar do por que ela não se sentir mal. Levar os alunos a entender que quando nos comportamos mal, ferimos o coração de outra pessoa e isso não é legal.
2. Formar grupos menores (3 a 5 alunos), entregar um coração vermelho de E.V.A. para o grupo e um copinho com café ou terra. Feito isso, o professor lerá alguns comportamentos inadequados (procurar levantar os comportamentos inadequados que tem acontecido na sala de aula). Perguntar às crianças se tais comportamentos deixam o coração limpo ou sujo. Pedir para as crianças sujarem o coração com os dedos. Depois, questionar o que poderia ser feito para limpar esse coração (pedir desculpas, obedecer, compreender e respeitar os sentimentos dos demais, entre outros). Entregar um pedaço de algodão, água com um pouco de detergente e papel toalha ou pano. Pedir para as crianças limparem o coração. Discutir a atividade.
3. O professor confeccionará com os alunos dois corações de cartolina. Um será pintado da cor marrom (ou cinza) para simbolizar o coração que não se importa com o coração dos demais do grupo e que, por isso, não está limpo. Pode ser feita uma carinha triste nesse coração. O outro coração será pintado de vermelho para simbolizar o coração que se importa com o coração dos demais e que, por isso, está limpo. Recortar os corações e colar em um palito de sorvete. Depois ler com os alunos diversos comportamentos aleatoriamente e pedir para que eles virem as plaquinhas (corações) de acordo com o comportamentos lidos.
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OBJETIVOS
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Refletir sobre as mudanças físicas e comportamentais no desenvolvimento humano. Aprender a se comportar de acordo com a idade.
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DURAÇÃO
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São três atividades, sendo cada uma com aproximadamente 30 minutos. (Não precisam ser feitas no mesmo dia).
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MATERIAIS
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Atividade 1: Vídeo.
Atividade 2: boneca bebê, utensílios e brinquedos de bebê (chocalho, mamadeira, fralda, chupeta, etc.) utensílios de crianças maiores (de acordo com a idade a ser trabalhada – copo, jogos, livros) e sacola ou caixa para guardar.
Atividade 3: revistas, tesoura, cola, fita e caixa de papelão.
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A QUEM SE DESTINA
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Acima de 3 anos (com auxílio do professor).
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PROCEDIMENTOS
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1. Assistir e discutir o desenho animado com os alunos. Questionar quais atitudes eram inadequadas e o porquê disso não ser legal. Perguntar o que a menina poderia fazer para melhorar.
2. Em roda, a professora apresentará um “bebê” (boneca) e perguntará às crianças qual a diferença entre um bebê e crianças iguais a eles. (Trabalhar a questão da dependência física de um bebê: que ele não consegue se alimentar sozinho, que não consegue comer alimentos muitos sólidos por não ter todos os dentinhos, que ele precisa da mamadeira pois caso contrário poderia se engasgar) Perguntar se eles precisam usar objetos de bebê para conseguir sobreviver. Levá-los a entender que conforme crescemos algumas coisas mudam e começamos a experimentar coisas novas. Passar a sacola ou caixa com os utensílios, pedir para que peguem e digam a quem pertence esse objeto (bebê ou criança). No fim, deixa-los brincar com os objetos.
3. Levar uma caixa de papelão grande e dizer que essa caixa será o baú da turma. Explicar que um baú serve para guardarmos coisas que não usamos mais, mas que podemos tê-las para que de vez em quando nos lembrarmos da nossa história. Enfeitar o baú com as crianças. Feito isso, pedir para que as crianças procurem em revistas objetos que pertencem a bebês e que podem ser guardados no baú da turma. Caso não achem, permitir que os alunos desenhem em papel sulfite os objetos que desejam guardar. Após finalizar essa etapa, formar uma roda e colocar o baú da turma no centro. Chamar um aluno de cada vez e pedir para que ele conte aos colegas o que irá guardar no baú. Quando todos guardarem, fazer um laço ou passar uma fita no baú e guardá-lo no fundo da sala. Depois, levar jogos que eles gostem de brincar de acordo com a idade deles.
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OBJETIVOS
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Esperar a vez para falar e ouvir os colegas com atenção
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DURAÇÃO
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São três atividades, sendo cada uma com aproximadamente 30 minutos. (Não precisam ser feitas no mesmo dia).
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MATERIAIS
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Atividade 1: Vídeo.
Atividade 2: barbante, copos descartáveis ou latas.
Atividade 3: balas ou alguma outra prenda (adesivos, estrelas...).
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A QUEM SE DESTINA
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Acima de 3 anos (com auxílio do professor).
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PROCEDIMENTOS
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1. Assistir e discutir o desenho animado com os alunos. Questionar quais atitudes eram inadequadas e o porquê disso não ser legal. Perguntar o que o menino poderia fazer para melhorar.
2. Confeccionar com os alunos um telefone com fio. Fazer um furo na lata ou nos copos descartáveis e pedir para que eles passem a ponta do barbante em cada uma das extremidades. Quem souber poderá dar um nó ou então pedir auxílio a professora. Permitir que as crianças enfeitem seus telefones. Explicar aos alunos que para conseguir brincar é necessário colocar o telefone no ouvido e ficar quietinho respeitando a vez do colega falar. Explicar que se os dois falarem ao mesmo tempo ninguém conseguirá brincar.
3. Brincar de telefone sem fio. Para isso a professora deverá colocar algum tipo de prenda dentro de uma sacola. A professora dirá aos alunos que tem uma surpresa para as crianças e que para todos ganharem é necessário que cada um espere sua vez para falar em silêncio, sendo que ao chegar a vez de ouvir é necessário prestar muita atenção para entender o que será dito. Tendo explicado, pedir aos alunos para sentarem em roda. A professora iniciará dizendo a um aluno: “ A surpresa está dentro da sacola que está em cima da mesa da professora, mas apenas o JOAO (nome do último na roda) poderá pegar”. Caso não dê certo, reiniciar com o nome de outro aluno até todos aprenderem a ouvir. Para finalizar, explicar que quando todos esperam sua vez e escutam com atenção, todos saem ganhando.
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OBJETIVOS
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Compreender que para resolver conflitos não se faz necessário bater, e sim conversar. Perceber que as pessoas gostam de receber carinho.
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DURAÇÃO
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São três atividades, sendo cada uma com aproximadamente 30 minutos. (Não precisam ser feitas no mesmo dia).
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MATERIAIS
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Atividade 1: Vídeo.
Atividade 2: Imagem dos desenhos
Atividade 3: Sulfite, caixa e lápis de cor.
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A QUEM SE DESTINA
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Acima de 3 anos (com auxílio do professor).
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PROCEDIMENTOS
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1. Assistir e discutir o desenho animado com os alunos. Questionar quais atitudes eram inadequadas e o porquê disso não ser legal. Perguntar o que os amigos poderiam fazer para melhorar.
2. Apresentar as imagens das crianças brigando e empurrando às crianças e perguntar o que elas devem fazer nessas situações. Explicar que em situações de conflito, devemos tentar conversar com a pessoa e se não resolver, chamar as pessoas mais velhas (responsáveis) para ajudar.
3. Perguntar quem gosta de apanhar. Perguntar quem gosta de receber carinho. Pedir para as crianças desenharem o carinho que mais gosta de receber. Colocar dentro de uma caixa e brincar de “carinho secreto”. Um aluno retira um desenho da caixa e dá o carinho que a pessoa que desenhou gosta de receber.
TEMA: As crianças que faziam barulho o tempo todo
TEMA: O menino que nunca queria dormir sozinho
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