DESENHOS ANIMADOS PARA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA INFANTIL
TREINAMENTO PARA RESOLVER PROBLEMAS SOCIAIS EM CRIANÇAS PEQUENAS

PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO

 

Ms. Aline Guilherme Maciel
Dra. Maria Luiza Marinho Casanova
Universidade Estadual de Londrina
 
Este material de propostas de intervenção foi elaborado para auxiliar professores da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. As propostas foram baseadas em alguns dos temas abordados pelo livro Treinamento para resolver problemas sociais em crianças pequenas (Leiner & Marinho-Casanova, 2008, 2011). O objetivo do material é apresentar alguns exemplos de atividades integradas relacionadas a determinado tema e servir de apoio a todos que trabalham com crianças, contribuindo para que desenvolvam suas próprias atividades.
 
 
Contém o tema da história a ser trabalhada, bem como seu objetivo. Foram elaboradas atividades simples e de fácil compreensão com o objetivo de atender o público de crianças de 3 a 7 anos de idade, conforme a proposta inicial do livro. Porém podem-se utilizar tais intervenções com crianças maiores. A duração prevista para cada atividade é de trinta minutos, mas pode-se variar de acordo com o contexto. Foram sugeridos os materiais a serem utilizados, porém os mesmos podem ser adaptados de acordo com a realidade de cada ambiente.
 
Cabe ressaltar que o educador intervirá de acordo com a idade e contexto de cada ambiente, devendo fornecer todo apoio necessário para a criança desempenhar as atividades. É de suma importância que o educador convide as crianças a discutirem os comportamentos apresentados antes mesmo de desenvolver as atividades propostas. Ressaltando que as crianças precisam ter espaço para expor suas ideias, sendo que as mesmas devem ser consideradas e reconhecidas. 
 
 
 
 
 

 
TEMA: A menina que não se sentia mal depois de se comportar mal
 
 
 
OBJETIVOS
 
Distinguir comportamentos adequados dos inadequados; Refletir sobre as consequências do nosso comportamento no grupo de convívio.
 
DURAÇÃO
 
São três atividades, sendo cada uma com aproximadamente 30 minutos. (Não precisam ser feitas no mesmo dia).
 
MATERIAIS
 
Atividade 1: Vídeo.
Atividade 2: corações de E.V.A., copinhos descartáveis, café ou terra, algodão, detergente, papel ou pano e lista de comportamentos adequados e inadequados realizada pelo professor.
Atividade 3:  Cartolina, palito de sorvete, tinta ou lápis de cor/ giz de cera, tesoura e cola.
 
 
A QUEM SE DESTINA
 
Acima de 3 anos (com auxílio do professor para atividades de recorte e colagem para as crianças menores).
 
PROCEDIMENTOS
 
1.       Assistir o desenho animado, discutir quais comportamentos inadequados da menina no vídeo e questionar do por que ela não se sentir mal. Levar os alunos a entender que quando nos comportamos mal, ferimos o coração de outra pessoa e isso não é legal.
 
2.       Formar grupos menores (3 a 5 alunos), entregar um coração vermelho de E.V.A. para o grupo e um copinho com café ou terra. Feito isso, o professor lerá alguns comportamentos inadequados (procurar levantar os comportamentos inadequados que tem acontecido na sala de aula). Perguntar às crianças se tais comportamentos deixam o coração limpo ou sujo. Pedir para as crianças sujarem o coração com os dedos. Depois, questionar o que poderia ser feito para limpar esse coração (pedir desculpas, obedecer, compreender e respeitar os sentimentos dos demais, entre outros). Entregar um pedaço de algodão, água com um pouco de detergente e papel toalha ou pano. Pedir para as crianças limparem o coração. Discutir a atividade.
 
3.       O professor confeccionará com os alunos dois corações de cartolina. Um será pintado da cor marrom (ou cinza) para simbolizar o coração que não se importa com o coração dos demais do grupo e que, por isso, não está limpo. Pode ser feita uma carinha triste nesse coração. O outro coração será pintado de vermelho para simbolizar o coração que se importa com o coração dos demais e que, por isso, está limpo. Recortar os corações e colar em um palito de sorvete. Depois ler com os alunos diversos comportamentos aleatoriamente e pedir para que eles virem as plaquinhas (corações) de acordo com o comportamentos lidos.
 
 
 
 
 
TEMA: A menina que se comportava como se fosse um bebê
 
 
OBJETIVOS
 
Refletir sobre as mudanças físicas e comportamentais no desenvolvimento humano. Aprender a se comportar de acordo com a idade.
 
DURAÇÃO
 
São três atividades, sendo cada uma com aproximadamente 30 minutos. (Não precisam ser feitas no mesmo dia).
 
MATERIAIS
 
Atividade 1: Vídeo.
Atividade 2: boneca bebê, utensílios e brinquedos de bebê (chocalho, mamadeira, fralda, chupeta, etc.) utensílios de crianças maiores (de acordo com a idade a ser trabalhada – copo, jogos, livros) e sacola ou caixa para guardar.  
Atividade 3: revistas, tesoura, cola, fita e caixa de papelão.
 
A QUEM SE DESTINA
 
Acima de 3 anos (com auxílio do professor).
 
PROCEDIMENTOS
 
1.       Assistir e discutir o desenho animado com os alunos. Questionar quais atitudes eram inadequadas e o porquê disso não ser legal.  Perguntar o que a menina poderia fazer para melhorar.
 
2.       Em roda, a professora apresentará um “bebê” (boneca) e perguntará às crianças qual a diferença entre um bebê e crianças iguais a eles. (Trabalhar a questão da dependência física de um bebê: que ele não consegue se alimentar sozinho, que não consegue comer alimentos muitos sólidos por não ter todos os dentinhos, que ele precisa da mamadeira pois caso contrário poderia se engasgar) Perguntar se eles precisam usar objetos de bebê para conseguir sobreviver. Levá-los a entender que conforme crescemos algumas coisas mudam e começamos a experimentar coisas novas. Passar a sacola ou caixa com os utensílios, pedir para que peguem e digam a quem pertence esse objeto (bebê ou criança). No fim, deixa-los brincar com os objetos.
 
3.       Levar uma caixa de papelão grande e dizer que essa caixa será o baú da turma. Explicar que um baú serve para guardarmos coisas que não usamos mais, mas que podemos tê-las para que de vez em quando nos lembrarmos da nossa história. Enfeitar o baú com as crianças. Feito isso, pedir para que as crianças procurem em revistas objetos que pertencem a bebês e que podem ser guardados no baú da turma. Caso não achem, permitir que os alunos desenhem em papel sulfite os objetos que desejam guardar. Após finalizar essa etapa, formar uma roda e colocar o baú da turma no centro. Chamar um aluno de cada vez e pedir para que ele conte aos colegas o que irá guardar no baú. Quando todos guardarem, fazer um laço ou passar uma fita no baú e guardá-lo no fundo da sala. Depois, levar jogos que eles gostem de brincar de acordo com a idade deles.
 
 
 
 
TEMA: O menino que nunca escutava os demais
 
 
OBJETIVOS
 
Esperar a vez para falar e ouvir os colegas com atenção
 
DURAÇÃO
 
São três atividades, sendo cada uma com aproximadamente 30 minutos. (Não precisam ser feitas no mesmo dia).
 
MATERIAIS
 
Atividade 1: Vídeo.
Atividade 2: barbante, copos descartáveis ou latas.
Atividade 3:  balas ou alguma outra prenda (adesivos, estrelas...).
 
 
A QUEM SE DESTINA
 
Acima de 3 anos (com auxílio do professor).
 
PROCEDIMENTOS
 
1.       Assistir e discutir o desenho animado com os alunos. Questionar quais atitudes eram inadequadas e o porquê disso não ser legal.  Perguntar o que o menino poderia fazer para melhorar.
 
2.       Confeccionar com os alunos um telefone com fio. Fazer um furo na lata ou nos copos descartáveis e pedir para que eles passem a ponta do barbante em cada uma das extremidades. Quem souber poderá dar um nó ou então pedir auxílio a professora. Permitir que as crianças enfeitem seus telefones. Explicar aos alunos que para conseguir brincar é necessário colocar o telefone no ouvido e ficar quietinho respeitando a vez do colega falar. Explicar que se os dois falarem ao mesmo tempo ninguém conseguirá brincar.
 
3.       Brincar de telefone sem fio. Para isso a professora deverá colocar algum tipo de prenda dentro de uma sacola. A professora dirá aos alunos que tem uma surpresa para as crianças e que para todos ganharem é necessário que cada um espere sua vez para falar em silêncio, sendo que ao chegar a vez de ouvir é necessário prestar muita atenção para entender o que será dito. Tendo explicado, pedir aos alunos para sentarem em roda. A professora iniciará dizendo a um aluno: “ A surpresa está dentro da sacola que está em cima da mesa da professora, mas apenas o JOAO (nome do último na roda) poderá pegar”. Caso não dê certo, reiniciar com o nome de outro aluno até  todos aprenderem a ouvir. Para finalizar, explicar que quando todos esperam sua vez e escutam com atenção, todos saem ganhando.
 
 
 
 
 TEMA: Os amigos que batiam em todos e até batiam um no outro
 
 
OBJETIVOS
 
Compreender que para resolver conflitos não se faz necessário bater, e sim conversar. Perceber que as pessoas gostam de receber carinho.
 
DURAÇÃO
 
São três atividades, sendo cada uma com aproximadamente 30 minutos. (Não precisam ser feitas no mesmo dia).
 
MATERIAIS
 
Atividade 1: Vídeo.
Atividade 2: Imagem dos desenhos
Atividade 3: Sulfite, caixa e lápis de cor.
 
A QUEM SE DESTINA
 
Acima de 3 anos (com auxílio do professor).
 
PROCEDIMENTOS
 
1.       Assistir e discutir o desenho animado com os alunos. Questionar quais atitudes eram inadequadas e o porquê disso não ser legal.  Perguntar o que os amigos poderiam fazer para melhorar.
 
2.       Apresentar as imagens das crianças brigando e empurrando às crianças e perguntar o que elas devem fazer nessas situações. Explicar que em situações de conflito, devemos tentar conversar com a pessoa e se não resolver, chamar as pessoas mais velhas (responsáveis) para ajudar.
 
3.       Perguntar quem gosta de apanhar. Perguntar quem gosta de receber carinho. Pedir para as crianças desenharem o carinho que mais gosta de receber. Colocar dentro de uma caixa e brincar de “carinho secreto”. Um aluno retira um desenho da caixa e dá o carinho que a pessoa que desenhou gosta de receber.
 
 
 
 

 
TEMA: As crianças que faziam barulho o tempo todo
 
 
OBJETIVOS
 
Refletir que barulhos inapropriados atrapalham a concentração dos demais e que podem deixar os colegas e professores irritados.
 
DURAÇÃO
 
São três atividades, sendo cada uma com aproximadamente 30 minutos. (Não precisam ser feitas no mesmo dia).
 
MATERIAIS
 
Atividade 1: Vídeo.
Atividade 2: --
Atividade 3: sulfite e lápis de cor.  
A QUEM SE DESTINA
 
Acima de 3 anos (com auxílio do professor).
 
PROCEDIMENTOS
 
1.       Assistir e discutir o desenho animado com os alunos. Questionar quais atitudes eram inadequadas e o porquê disso não ser legal.  Perguntar o que as crianças poderiam fazer para melhorar.
 
2.       Formar um círculo com os alunos e pedir para que duas crianças vão até o centro da roda tentar conversar sobre o que fizeram no final de semana. Enquanto isso, a professora irá cantar várias músicas com as demais crianças. Trocar as duplas até todos passarem pela experiência. Discutir se conseguiram conversar e compreender o colega. Explicar que há tempo pra tudo...e que fazer barulho no momento errado atrapalha a concentração, além de deixar as pessoas irritadas. Pedir para formar as duplas ao mesmo tempo, e deixar que conversem sem que haja músicas.
 
3.       Entregar uma folha sulfite às crianças e pedir para que desenhem o máximo de sons provenientes de fora da sala. Depois fazer um passeio pela escola para que as crianças identifiquem os sons escutados.
 
 
 
 
 
 
TEMA: O menino que nunca queria dormir sozinho
 
 
OBJETIVOS
 
Compreender que não se deve mentir para conseguir algo. Refletir sobre a importância de dormir na própria cama.
 
DURAÇÃO
 
São três atividades, sendo cada uma com aproximadamente 30 minutos. (Não precisam ser feitas no mesmo dia).
 
MATERIAIS
 
Atividade 1: Vídeo.
Atividade 2: Tiras de tecidos para vendar os olhos.
Atividade 3: Colchonetes, desenho para colorir e lápis de cor.
 
A QUEM SE DESTINA
 
Acima de 3 anos (com auxílio do professor).
 
PROCEDIMENTOS
 
1.       Assistir e discutir o desenho animado com os alunos. Questionar quais atitudes eram inadequadas e o porquê disso não ser legal.  Perguntar o que o menino poderia fazer para melhorar.
 
2.       Como dinâmica para trabalhar a confiança, dividir os alunos em duplas e vendar os olhos de um deles. Feito isso, pedir para que o aluno que não está de olhos vendados conduza o colega que não está enxergando a um passeio. Depois, podem-se trocar as duplas. Discutir a questão da confiança. De que mentir diminui a confiança entre as pessoas e que isso é muito ruim, pois se um dia precisarmos de algo importante as pessoas podem não acreditar por falta de confiança.
 

3.       Distribuir os colchonetes pelo chão e pedir para que as crianças deitem em duplas. Perguntar se está confortável. Depois, guardar mais alguns colchonetes e pedir para que as crianças deitem em trios. Perguntar se está confortável para dormir. Explicar às crianças que o sono é muito importante para o crescimento, para a saúde e para a aprendizagem e que por isso, precisamos dormir de forma confortável. Para isso, o ideal é que cada tenha sua própria cama. Explicar que o papai e a mamãe dormem juntos porque formam um casal, que por isso a cama é maior e que não devemos separar um casal. Pintar o desenho da criança feliz por ter dormido bem em sua própria cama.

 

 


TEMA: O menino que queria tudo na hora

 
 
OBJETIVOS
 
Compreender que tudo tem o momento certo para acontecer e que devemos respeitar essa organização.
 
DURAÇÃO
 
São três atividades, sendo cada uma com aproximadamente 30 minutos. (Não precisam ser feitas no mesmo dia).
 
MATERIAIS
 
Atividade 1: Vídeo.
Atividade 2: ---
Atividade 3:  moldes de círculo, cola e tiras de cartolina ou e.v.a. 
 
A QUEM SE DESTINA
 
Acima de 3 anos (com auxílio do professor).
 
PROCEDIMENTOS
 
1.       Assistir e discutir o desenho animado com os alunos. Questionar quais atitudes eram inadequadas e o porquê disso não ser legal.  Perguntar o que o menino poderia fazer para melhorar.
 
2.       Como dinâmica para as crianças aprenderem a respeitar as regras e o momento adequado para realizar as atividades, pode-se brincar de “Siga o Mestre”. A professora escolherá um aluno para ser o mestre que fará um movimento ou dará uma ordem. As demais crianças deverão imitá-lo ou realizar a atividade solicitada.
 
3.       Entregar um molde de circulo para as crianças desenharem um relógio. Depois colar esse relógio na tira de cartolina ou E.V.A. e dizer que esse é o relógio da hora certa, para sempre lembrarmos que tudo tem seu momento para acontecer.
 
 
 
 
 
 
TEMA: Os meninos que abusavam e incomodavam os demais
 
 
OBJETIVOS
 
Refletir sobre os próprios sentimentos e os sentimentos dos outros. Compreender que é importante contar seus problemas para a professora e para os pais.
 
DURAÇÃO
 
São três atividades, sendo cada uma com aproximadamente 30 minutos. (Não precisam ser feitas no mesmo dia).
 
MATERIAIS
 
Atividade 1: Vídeo.
Atividade 2: Conto, rolo de papelão, celofane amarelo, cartolina colorida, cola, fita, E.V.A. e  tesoura.
Atividade 3: Cartolinas e lápis de cor.
 
A QUEM SE DESTINA
 
Acima de 3 anos (com auxílio do professor).
 
PROCEDIMENTOS
 
1.       Assistir e discutir o desenho animado com os alunos. Questionar quais atitudes eram inadequadas e o porquê disso não ser legal.  Perguntar o que a menina poderia fazer para melhorar.
 
2.       Ler o conto Brilha estrelinha, brilha!. Perguntar quais atitudes os meninos do desenho animado fizeram que deixaram a estrelinha deles apagada. Quais sentimentos as crianças que foram abusadas e incomodadas tiverem. Crianças que incomodam ou abusam dos colegas tem sentimentos bons ou maus? E as crianças que ficam com medo e não querem pedir ajuda? O que pode ser feito para a estrelinha dessas crianças voltar a brilhar? Vamos fazer uma estrelinha para ajudá-las? As crianças poderão trabalhar em duplas para uma ajudar a outra na confecção das próprias estrelinhas. A professora distribuirá um molde de estrela para as crianças desenharam, recortarem e pintarem.
 
3.       Dividir um pedaço retangular de Kraft em três partes e escrever: FICO ALEGRE QUANDO...SINTO QUE TENHO UM AMIGO QUANDO...RESPEITO O OUTRO QUANDO... Dividir o sulfite em quatro partes e distribuir três quadradinhos para cada criança completar em forma de desenho as frases contidas no cartaz. Colar os desenhos, apresentar aos colegas e expor no mural da escola.
 
 
 
 
Brilha estrelinha, brilha!
Autora: Aline Maciel
Era uma vez uma linda estrelinha chamada Carinho. Ela sempre vivia em paz com todas suas amigas, sorrindo e procurando fazer o bem. Sentia-se muito feliz em saber que podia ajudar quem estava ao seu redor...e cada dia que passava Carinho brilhava e brilhava cada vez mais.
Um dia, sua amiguinha Sassá fez algo muito ruim...e Carinho começou a ficar triste, triste...não queria mais ajudar ninguém, não queria brincar e nem sorrir. Até que um dia, a maior de todas as estrelas chamada Sol disse a ela: Carinho, onde está seu brilho? Não o deixe apagar...perdoe sua amiga e volte a brilhar.
 
 
 
 
 

 
TEMA: O menino que fazia tudo para ser o primeiro da fila
 
 
OBJETIVOS
 
Compreender que quando convivemos com outras pessoas devemos respeitá-las, afinal todos têm direitos e deveres.  
 
DURAÇÃO
 
São três atividades, sendo cada uma com aproximadamente 30 minutos. (Não precisam ser feitas no mesmo dia).
 
MATERIAIS
 
Atividade 1: Vídeo.
Atividade 2: ---
Atividade 3: Revistas, tesoura, cola e cartaz.
 
A QUEM SE DESTINA
 
Acima de 3 anos (com auxílio do professor).
 
PROCEDIMENTOS
 
1.       Assistir e discutir o desenho animado com os alunos. Questionar quais atitudes eram inadequadas e o porquê disso não ser legal.  Perguntar o que o menino poderia fazer para melhorar.
 
2.       Sentar em roda com as crianças e conversar sobre o respeito aos colegas. Perguntar quem sabe o que é respeito. Pedir para que deem exemplos de respeito no dia a dia. Como dinâmica a professora escolherá um aluno para ser o primeiro da fila. Esse aluno, por sua vez escolherá outro aluno e assim por diante até a fila ser formada. Feito isso, a professora trabalhará a questão de que nem sempre somos os primeiros, mas que todos chegarão ao destino juntos e para isso devemos ter paciência. Inverter a fila, sendo que o último a ser escolhido será o primeiro. A professora levará as crianças para um passeio pela escola. No retorno, os alunos sentarão em roda novamente para discutir a dinâmica. Perguntar se todos passearam e se todos chegaram ao mesmo destino.
 
3.       Procurar em revistas imagens que demonstrem o respeito às pessoas. Montar um cartaz com os alunos e expor no mural da escola.
 
 
 
 
 
 
TEMA: A menina que não queria tentar fazer algo novo
 
 
OBJETIVOS
 
Compreender que na vida nem sempre se sabe tudo, mas que se pode tentar algo novo e ajudar quem ainda não aprendeu.   
 
DURAÇÃO
 
São três atividades, sendo cada uma com aproximadamente 30 minutos. (Não precisam ser feitas no mesmo dia).
 
MATERIAIS
 
Atividade 1: Vídeo.
Atividade 2: tiras de papel, lápis e caixa.
Atividade 3: papel sulfite e lápis de cor.
 
A QUEM SE DESTINA
 
Acima de 3 anos (com auxílio do professor).
 
PROCEDIMENTOS
 
1.       Assistir e discutir o desenho animado com os alunos. Questionar quais atitudes eram inadequadas e o porquê disso não ser legal.  Perguntar o que a menina e os colegas poderiam fazer para melhorar.
 
2.       Após a discussão do vídeo, propor aos alunos que digam (e escrevam / com ou sem apoio do professor) aquilo que eles gostariam de fazer e que ainda não sabem (andar de bicicleta, comer sozinho, dormir sozinho, aprender a ler). Feito isso, colocar os papéis em uma caixa e pedir para que uma criança retire um papel. Ler e perguntar qual aluno já sabe realizar aquela atividade. O objetivo é que as crianças se proponham a ajudar o colega a fazer algo novo. Caso seja algo inviável para o momento, as crianças podem conversar para dar dicas ao colega.
 
3.       Propor às crianças que registrem em forma de desenho as dicas que os colegas deram com a mão não dominante (esquerda ou direita). Assim todos perceberão que possuem dificuldades. Provavelmente as crianças pedirão ao professor para os deixarem desenhar com a outra mão. Nesse momento, o professor aproveitará para discutir o tema, abordando valores como respeito às dificuldades do outro e humildade para reconhecer que todos precisam de ajuda. Deixar as crianças finalizarem o desenho com a mão dominante.
 
 
 
 
 
 
TEMA: A menina que era cruel com os animais
 
 
OBJETIVOS
 
Compreender que os animais são seres vivos e que por isso, são sensíveis a dor, ao carinho ou qualquer demonstração de afeto.   
 
DURAÇÃO
 
São três atividades, sendo cada uma com aproximadamente 30 minutos. (Não precisam ser feitas no mesmo dia).
 
MATERIAIS
 
Atividade 1: Vídeo.
Atividade 2: ursos de pelúcia.
Atividade 3: palitos de sorvete, cola, desenhos, cartolina e tesoura.
 
A QUEM SE DESTINA
 
Acima de 3 anos (com auxílio do professor).
 
PROCEDIMENTOS
 
1.       Assistir e discutir o desenho animado com os alunos. Questionar quais atitudes eram inadequadas e o porquê disso não ser legal.  Perguntar o que o menino poderia fazer para melhorar.
 
2.       Pedir às crianças que tragam de casa o urso de pelúcia que mais gosta. O professor levará ursos caso algum aluno não tenha ou esqueça. Para essas crianças o professor permitirá que eles escolham a pelúcia que mais gostaram. Perguntar por que elas escolheram aquele urso. Propor que as crianças escolham um colega para trocar os ursos. Perguntar às crianças se elas deixam o colega maltratar o urso e discutir o assunto. Feito isso, destrocar os ursos e finalizar a discussão dizendo que assim como não gostamos que alguém maltrate algo nosso, os animais também não gostam de ser maltratados. Isso gera tristeza no coração, além de poder causar muita dor. Para gerarmos alegria, precisamos tratar bem as pessoas e os animais ao nosso redor. Deixar as crianças brincarem com os ursos.
 
3.       Pintar os desenhos da Super Di contendo um exemplo bom e outro ruim. Recortar e colar os desenhos em cartolina para deixa-los mais firme. Colar em palitos de desenho para formar plaquinhas de certo e errado. As crianças poderão levar para casa e discutir o assunto com seus familiares.
 
 
 
© 2007 Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 6001 | CEP 86051-990 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43)3328-4440
e-mail: desenhosanimados@uel.br