DESENHOS ANIMADOS PARA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA INFANTIL

ESCOLA DE VALORES: A PRIMEIRA ESCOLA

 DESENHOS ANIMADOS EDUCATIVOS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPORTAMENTO PRÓ-SOCIAL EM CRIANÇAS

  

ORIENTAÇÕES PARA TRABALHAR OS TEMAS
DOS DESENHOS ANIMADOS COM AS CRIANÇAS EM SALA DE AULA
 
  
Objetivos:
  • Ferramenta para ajudar a criança/grupo de crianças a refletir sobre determinados comportamentos apresentados por crianças no dia-a-dia
  • Ajudar a criança/grupo a perceber que algumas formas de agir com os demais não são adequadas.
  • Incentivar a criança/grupo a propor formas melhores de agir diante de determinadas situações problema.
  • Possibilitar à criança/grupo estabelecer um acordo de ação e cobrar uns dos outros o cumprimento desse acordo.
Resultado esperado: que a criança/grupo aprenda desde pequena formas pró-sociais de agir que contribuirão para o seu desenvolvimento emocional e comportamental sadio.
Idade: crianças de 3 a 12 anos.
 
 
Duração da atividade: 30 a 45 minutos
 
1. PREPARAÇÃO:
- Informar os pais que irá trabalhar valores com as crianças por meio de desenhos animados (porque eles podem estranhar que as crianças digam que estão assistindo desenhos animados na sala de aula!)
- Planejar antecipadamente qual historia trabalhar no dia e qual valor quer ensinar com a atividade;
- Programar outras atividades lúdicas/educativas para continuar discutindo o tema;
- Organizar o ambiente (de preferência com as crianças próximas umas das outras);
- Criar uma expectativa positiva em relação à atividade nas crianças para a atividade.
 
2. PASSAR A PARTE 1 DO DESENHO (o vídeo tem um intervalo entre as partes 1 e 2) (ou ler a parte 1 da historia no livro)
 
3. DISCUTIR O COMPORTAMENTO INADEQUADO APRESENTADO PELA(S) CRIANÇA(S) DA HISTÓRIA
O adulto atuará como facilitador da atividade, com as crianças. Seu papel é ajudar as crianças a apresentarem sua opinião sobre o comportamento da(s) criança(s) da história, fazendo perguntas como as a seguir, e possibilitando que todas participem:
  • O que vocês pensam sobre o comportamento dessa criança?
  • Por que o que ele faz não é legal?
  • Quais problemas essa criança pode ter?
  • Como as outras crianças/pessoas se sentem quando alguém se comporta assim com elas?
  • Quem tem ideia de um jeito de como se comportar melhor nessa situação?
  • Vamos combinar como nós vamos fazer a partir de agora nessa situação?
  • Quem se compromete a agir dessa maneira combinada a partir de agora?
  • Quem se compromete a ajudar o amigo a se lembrar do combinado?
  • Vamos ver o que aconteceu com a criança da história?
Cuidados:
  • Não permitir que as crianças façam acusações entre si. É comum as crianças apontarem colegas da sala de aula que apresentam comportamentos inadequados semelhantes aos do desenhos animados. O facilitador pode dizer algo como: “Muitas crianças às vezes fazem coisas que não são legais. Vamos combinar de ver o que não é legal e decidir como fazer nas próximas vezes?”
  • O facilitador da atividade deve estar muito atento para não dar as respostas prontas, ou seja, evitar dizer como as crianças devem se comportar naquela situação-problema. A experiência com o material mostra que mesmo as crianças muito pequenas têm ideias muito produtivas sobre como agir de forma adequada naquelas situações apresentadas nos desenhos.
  • Não discutir mais de um tema por dia, mesmo que as crianças insistam em ver mais desenhos.
 
4. PASSAR A PARTE 2 DO DESENHO (ou ler o restante da historia livro).
  • Perguntar: E então, a criança aprendeu? (deixar as crianças comentarem sobre a mudança no comportamento do personagem)
 
5. ATIVIDADES ADICIONAIS RELACIONADAS
  • Em seguida à sessão do desenho animado, realizar outras atividades lúdicas ou educativas, planejadas para continuar a falar sobre o tema.
 
6. REFORÇAR A APRENDIZAGEM
  • Ajudar as crianças a relembrarem o combinado (por exemplo, colocar cartazes na sala com detalhes do combinado).
  • Passar novamente historias já assistidas.
  • Elogiar, comentar quando a criança se comportar de forma adequada.
  • Elogiar assim que observar o comportamento adequado, ao longo da aula, e de várias crianças. Elogiar/ descrever o comportamento adequado que a criança apresentou a ajuda a aprender valores e a ter boa auto-estima e senso de competência.


TÍTULOS HISTORIAS DO DVD 1
  1. O menino que nunca escutava os demais
  2. Os amigos que batiam em todos e até em si mesmos
  3. As crianças que faziam barulho o tempo todo
  4. O menino que queria tudo na hora
  5. O menino que fazia tudo para ser o primeiro da fila
  6. A menina que não queria tentar fazer coisas novas
  7. A menina que chorava por tudo
  8. O menino que estava todo o tempo jogando videogames
  9. O menino que não respeitava as coisas dos outros
  10. A menina que não se sentia mal depois de se comportar mal
  11. A menina que se comportava como se fosse um bebê
  12. A menina que era cruel com os animais
 
TÍTULOS HISTÓRIAS DO DVD 2
  1. As crianças abusivas que incomodam os demais
  2. A menina que não queria compartilhar com os demais
  3. O menino que não queria dormir sozinho
  4. A menina que grita o tempo todo
  5. O menino e a menina que faltavam com respeito
  6. A importância de dizer aos demais o que pensamos
  7. As crianças que eram impulsivas
  8. As crianças “Mãozinhas Sujas”

 

 
© 2007 Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 6001 | CEP 86051-990 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4000 | Fax: (43)3328-4440
e-mail: desenhosanimados@uel.br