Comp Days 2018

A nova Semana da Computação da UEL
17 a 19 de Setembro


Local: Prédio do PDE - Campus UEL - Londrina

São três dias de evento!

Organizado pelos docentes e discentes, o evento
tem como foco o desenvolvimento e aprofundamento dos participantes
nos tópicos e atividades de Ciência da Computação.

Apresentação de Trabalhos

Trabalhos da Graduação e Pós-Graduação!

Palestras

Acadêmicas e sobre Mercado!

Minicursos

Python, Arduíno e Unity 3D! Já inclusos na inscrição, porém com vagas limitadas por ordem de chegada.

Certificado

Certificado de participação emitido pela UEL!




Informações

Cronograma

COMPDAYS 2018 17/09 - Segunda-feira 18/09 - Terça-feira 19/09 - Quarta-feira
Horário Atividade 1 Atividade 2 Atividade 1 Atividade 2 Atividade 1 Atividade 2
08:30 - 9:00 Credenciamento Palestra
Saúde Psicológica na Universidade
Adriano Luiz da Costa Farinasso (PSIC/UEL)
(Anfiteatro)
Imagens e mitos do fascínio tecnológico
Prof. André Azevedo da Fonseca
(Anfiteatro)
Campeonato de Programação IEEE
(Laboratório de Informática)
09:00 - 10:00 Minicurso Python
(Laboratório de Informática)
Minicurso Unity
(Laboratório de Informática)
10:00 - 10:30 Coffee Break
10:30 - 12:30 Minicurso Python
(Laboratório de Informática)
Minicurso Unity
(Laboratório de Informática)
Roberto Nishimura (Sercomtel) - Desafios e
tendências para o cenário da Tecnologia da
Informação e Comunicação Brasileira
(Anfiteatro)
Palestra - Paulo
Sérgio Negri
(Anfiteatro)
Campeonato de Programação Ramo IEEE
(Laboratório de Informática)
13:00 - 14:00 Almoço
14:00 - 15:00 Como tornar a IoT mais inteligente: abordagens e aplicações
Jó Ueyama (ICMC/USP)
(Anfiteatro)
Inovando com
a Veltec
Minicurso Arduíno
(Laboratório de Informática)
Palestra Bio-informática -
Fabrício Martins Lopes
(Anfiteatro)
15:00 - 15:30 Sessão de Linhas
de Pesquisa
Palestra Agroinformática:
Computação e Agricultura
- Marcelo Canteri
(Anfiteatro)
15:30 - 16:00
16:00 - 16:30 Coffee Break Coffee Break & Sessão de
Apresentação de Trabalhos de Mestrado e IC
Coffee Break
16:30 INTUEL --> Palestra
Inovação e Oportunidades
INTUEL
(Anfiteatro)
Sessão de Apresentação de Linhas de Pesquisa do DC Minicurso Arduíno
(Laboratório de Informática)
Encerramento do Evento
(Premiações para Trabalhos de IC, Mestrado e Campeonato de Programação)
Marcelo Stuani --> Palestra
Case de Sucesso de Inovação em Computação
Marcelo Stuani (Arkivus)
(Anfiteatro)

Palestras

Palestrante: Fabrício Martins Lopes

O palestrante Fabrício Lopes Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados (1998) e Especialização em Análise de Sistemas (2000) pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina, Mestrado em Informática (2003) pela Universidade Federal do Paraná e Doutorado em Bioinformática (2011) pela Universidade de São Paulo.

Atualmente é Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atua principalmente nos seguintes temas: reconhecimento de padrões, bioinformática e processamento de imagens. Orientador permanente do Programa de Pós-Graduação Bioinformática (PPGBIOINFO) e do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) - Mestrado Profissional, ambos da UTFPR. Membro eleito da diretoria executiva da Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional - AB3C (2017-2018). Membro do Comitê Assessor da área de Ciências Exatas e da Terra da Fundação Araucária (2017-2019).

Palestrante: Marcelo Stuani Zanelatto

Participação: Incubadora Internacional de Empresas de Base tecnológica da UEL (Intuel)


O palestrante Marcelo Stuani possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (2004), especialização em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (2006), e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (2010).

Atualmente é Diretor Presidente da Arkivus Soluções Tecnológicas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação.


A Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL (Intuel) tem como objetivo principal apoiar projetos e empreendimentos de base tecnológica, visando à criação de empresas inovadoras e sustentáveis. A missão da incubadora é fomentar o empreendedorismo inovador e para isso disponibiliza uma série de benefícios voltados aos pequenos negócios.

Já apoiaram 18 empresas pelo processo de incubação que, juntas, representam um número significativo de empreendimentos do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação de Londrina. Além disso, em 2011, a Incubadora recebeu o Prêmio Incentivo de Empreendedorismo Inovador, concedido pelo Centro Internacional de Inovação (C2i) do Sistema FIEP.

As ações de destaque desenvolvidas pela Intuel levaram a Incubadora a ser selecionada entre um grupo seleto de incubadoras de todo o país para participar do programa Centro de Referência para Apoio a Empreendimentos (CERNE) que possibilita a criação de gestão da qualidade nos processos de incubação.

A iniciativa é desenvolvida pelo Sebrae Nacional e pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Palestrante: Adriano Luiz da Costa Farinasso

O palestrante Adriano Farinasso possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (1998), mestrado em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (2005) e Doutorado em Ciências da Saúde pelo Programa de Enfermagem Psiquiátrica da EERP - USP (2011). Atualmente é professor adjunto na Universidade Estadual de Londrina (UEL) exercendo o cargo de Diretor de Assuntos Acadêmicos da Pró-Reitoria de Graduação.

Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Mental, e ensino da enfermagem atuando principalmente nos seguintes temas: idoso, espiritualidade, religiosidade, saúde mental, luto e perdas, políticas de saúde.

Palestrante: Roberto Yukio Nishimura

O palestrante Roberto Nishimura possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1988) antigo CESULON, hoje UNIFIL. Pós-Graduado em Administração de Engenharia de Software pela UNOPAR (1996) e Aperfeiçoado em GeoProcessamento pela UFPR (2002). Mestrando em Computação Aplicada na UTFPR-Cornélio Procópio(2016 início).

Atuou como professor titular do Centro Universitário Filadélfia na disciplina de Administração de Sistemas Empresariais e Tópicos Avançados em Sistema de Informação durante 4 anos, foi titular por 17 anos da disciplina de Banco de Dados e orientador de estágio acadêmico por 16 anos, atualmente professor da UNOPAR/KROTON na discplina de Banco de Dados na modalidade presencial conectado a 9 anos, foi professor do SENAI-SC para pós graduação em engenharia de software durante 8 anos, professor convidado da UTFPR-Medianeira e UTFPR-Pato Branco para pós graduação em banco de dados, professor convidade da UNIVEL-Cascavel para pós graduação em engenharia de software com UML. Analista de suporte técnico e DBA por 13 anos, coordenador de suporte técnico por 4 anos e gestor de tecnologia da informação por 11 anos. Atuou como gerente de desenvolvimento de negócios na Sercomtel Participações por 1 e 8 meses.

Atualmente é o Diretor Presidente da Sercomtel Participações S.A., uma empresa do grupo Sercomtel responsável pela busca oportunidades e parceiros que possam agregar valor aos produtos e serviços já ofertados pela empresa. Coordenador responsável pelo grupo de inovação da Sercomtel.

Palestrante: Marcelo Giovanetti Canteri

O palestrante Marcelo Canteri é Pesquisador Bolsista Produtividade do CNPq, Professor Associado do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Visiting Professor na The Ohio State University (OSU) em 2013. Professor no Programa de Pós Graduação em Computação Aplicada da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Presidente da Associação Brasileira de Agroinformática (SBIAgro) nos exercícios 2012-15. Presidente da Comissão Organizadora do Congresso Brasileiro de Fitopatologia, edição 2014. Membro do Conselho da FAPEAGRO de 2010 a 2015. Possui graduação em Agronomia e Bacharelado em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre e Doutor em Fitopatologia pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP).

Realizou parte de sua tese de doutorado na Leibniz Universität Hannover, Alemanha e na University of Florida, Estados Unidos. Executou e coordena projetos nos quais foram captados mais de R$ 1.000.000,00 em recursos de agências de fomento (FINEP, CNPq, Fundação Araucária, CAPES) para as Instituições em que atua. Sócio fundador da Start-Up FitoVision incubada na AINTEC/INTUEL da UEL desde 09/2016. Vice chefe do Departamento de Agronomia da UEL (2018-19). Desenvolve pesquisas na área de Fitopatologia/Epidemiologia, principalmente nos temas: Manejo e controle de doenças, Phakopsora pachyrhizi, Puccinia kuehnii, meta-análise, modelos de simulação e fenômica.

Palestrante: Jó Ueyama

Resumo: Esta palestra apresenta abordagens para tornar um ambiente IoT mais inteligente, mesmo com poucos recursos de armazenamento e processamento nestes ambientes. Apresentam-se as abordagens e as aplicações que foram construídas para validar a nossa proposta. As aplicações criadas incluem sistemas de monitoramento de rios urbanos baseada em IoT para detectar e prever inundações. Nesta mesma palestra, irei apresentar também temas emergentes como Cyber-Physical-Systems, as plataformas de criptomoedas e as associações delas com a IoT.

O palestrante Jó Ueyama completou seu Ph.D. em Ciência da Computação na Universidade de Lancaster (Inglaterra) em 2006. Após o seu PhD, ele realizou o primeiro pós-doutorado na Universidade de Kent em Canterbury (Inglaterra) e o seu segundo posdoc na UNICAMP antes de ingressar na Universidade de São Paulo (USP).

Jó é atualmente Professor Associado no Instituto de Matemática e Ciência da Computação (ICMC) da USP. Ele também é Bolsista de Produtividade do CNPq e já publicou cerca de 40 artigos de periódicos e mais de 70 artigos de conferências. Seu principal interesse de pesquisa inclui Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos.

Palestrante: André Azevedo

O palestrante André Azevedo da Fonseca é Professor Adjunto no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho (Unesp), com bolsa da Capes. Pós-doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ), com bolsa do Programa Rumos Pesquisa Aplicada do Itaú Cultural. Especialista em História do Brasil pela PUC-MG. Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade de Uberaba (Uniube).

Autor de A construção do mito Mário Palmério (Unesp, 2012) e Cotidianos culturais e outras histórias: a cidade sob novos olhares (Uniube, 2004), entre outros. Coordena o grupo de pesquisa Comunicação e Imaginação Social (Imagicom). Conquistou os prêmios Inovar para Educar (Unesco), Science Slam (Euraxess), Escritor Universitário (Academia Brasileira de Letras), entre outros. Os interesses de pesquisa, com ênfase na interdisciplinaridade nas Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, englobam Imaginação Social, Imaginário tecnológico, Mitologias políticas e Divulgação Científica.

Minicursos

Ministrante: Victor G. Turrisi da Costa


Sobre o minicurso: Após o curso, o participante conhecerá a sintaxe da linguagem Python, sendo capaz de criar programas utilizando variáveis, estruturas de controle, laços de repetição, funções e orientação a objetos.

Além disso, terá conhecimento de como instalar pacotes adicionais e alguns pacotes amplamente utilizados serão apresentados.

Por fim, tópicos avançados como generators, list/dict comprehensions, profilling, decorators, operator overloading e lambda functions serão apresentados.


Pré-requisitos mínimos:

  • Conhecimento básico em alguma outra linguagem de programação.
  • Adicional: conhecimento básico sobre orientação a objetos.



Assuntos


Aula 1

  • Input e output;
  • Variáveis (incluindo lists, dicts e tuple);
  • Estruturas de controle;
  • Laços de repetição;
  • Funções e leitura/escrita em arquivos;
  • Funções default: print(), input(), type(), str(), int(), float(), range(), enumerate(), zip(), reversed(), sum(), min(), max(), entre outras;
  • Final da aula: exercícios.


Aula 2

  • Introdução à orientação a objetos;
  • Definições de classes;
  • Métodos e métodos especiais (dunder);
  • Herança simples e múltipla;
  • Final da aula: exercícios.


Aula 3

Apresentação de bibliotecas padrões e extras da linguagem Python:

Padrão
  • collections: estruturas de dados adicionais;
  • math: operações matemáticas;
  • os: operações com o sistema;
  • sys: operações com o sistema;
  • time: biblioteca para computação de tempo.
Extra
  • numpy: operações com vetores;
  • matplotlib: gráficos;

Final da aula: exemplos de usos das bibliotecas.


Aula 4

Tópicos Avançados

  • Generators;
  • List/Dict comprehensions;
  • Profilling;
  • Decorators;
  • Operator overloading;
  • Lambda functions;
  • Final da aula: exemplos de uso/exercícios.


Softwares a serem utilizados

  • Python 3.5+ (preferencialmente 3.6);
  • Um editor de texto já configurado, ou uma IDE completa. Sugestão: Atom com os pacotes autocomplete-python, Hydrogen e script

Ministrante: Yago Henrique Pereira

Pré-requisitos mínimos:

  • Conhecimento básico da linguagem C#.
  • Conhecimento básico sobre orientação à objetos.



Assuntos


Aula 1 - Introdução

  • O que é o Unity;
  • Cenas e Objetos;
  • Composição de um GameObject;
  • Arquivos e Componentes;
  • Instâncias de Scripts;
  • Câmera e Iluminação.


Aula 2 - Programação

  • Labels e Tags;
  • C#;
  • Loop do Game;
  • Inputs;
  • Física e Colisores;


Aula 3 - Componentes "Visuais"

  • Sprites e Mesh;
  • Animações 2D e 3D;


Extra: Aula 4 - Outros Componentes

  • Canvas - UI;
  • Terrenos;
  • Sistema de Partículas;
  • Character Controller vs Rigidbody;

Ministrante: Luckas Farias

Pré-requisitos para melhor aproveitamento do curso:

  • Saber os básicos de programação como funções de leitura e escrita, laços de repetição e condicionais;
  • Circuitos digitais básicos;
  • Arquitetura de computadores.



Assuntos


Conhecendo o Arduíno

  • Pinos Input/Output;
  • Analógico vs Digital;
  • Microcontrolador;
  • comunicação.


Tipos de Arduíno

  • Uno;
  • Leonardo;
  • Mega;
  • Duo.


Outras Placas

  • ESP-12;
  • ESP-32;
  • BigleBone;
  • Raspbery Pi;
  • FPGA.


Shields Arduíno

  • Opções oficiais;
  • Faça você mesmo.


Limites do Arduíno

  • Até onde podemos usá-lo;
  • Quais os limites.


Iniciando os Projetos

  • Por onde começar?
  • Projetando suas ideias.


Sensores Interessantes

  • O que há no Brasil?
  • O que há no exterior?
  • Coisas que existem e você não sabia.


Projetando Algo Melhor

  • Mão na Massa;
  • Codificando.

Faça a sua inscrição!

Valor: R$ 65,00 (dá direito a todas as atividades do evento)

As inscrições serão feitas na secretaria do Departamento de Computação (DC)
ou no período de credenciamento no começo do evento (no PDE - 17/09 - 8:30 às 9:30h).

Organização




  • Patrocinadores




  • Contato

    secretaria.dc@uel.br
    (43) 3371-4678