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COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS
Giovana Satie Kawabata, Ana Maria Mendes Miranda, Adriana Rosecler Alcará

Última alteração: 2024-08-20

Resumo


O estudo visou investigar ações multiplicadoras da competência em informação para pessoas com deficiência visual em bibliotecas universitárias do sul do Brasil. Especificamente, caracterizou e identificou ações, produtos e serviços inclusivos oferecidos por essas bibliotecas e sua contribuição para a formação e multiplicação da competência em informação dessa comunidade. A pesquisa foi descritiva, com abordagem qualitativa e delineamento documental. A amostra consistiu em 24 bibliotecas universitárias públicas da região sul do Brasil. Os resultados mostraram recursos acessíveis divididos em cinco categorias: comunicacional, atitudinal, recursos assistivos, informacional e promoção de ações. Concluiu-se que as bibliotecas universitárias da região sul do Brasil estão implementando ações, produtos e serviços inclusivos para pessoas com deficiência visual, contribuindo para o desenvolvimento da competência em informação e promovendo a formação dessa comunidade.

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