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OS LIVROS SEM PALAVRAS E AS PESSOAS SURDAS: ESTUDO DAS PRODUÇÕES
Última alteração: 2024-08-20
Resumo
O estudo tem como objetivo identificar as pesquisas que estabelecem relações entre a leitura do livro sem palavras e as pessoas surdas, com a intenção de compreender a forma como o mediador pode utilizar tais narrativas no processo de formação literária desse público. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, descritiva e de abordagem qualitativa. Foram analisadas oito produções que apresentaram diferentes relações, livros e exemplos de estratégias utilizadas na contação. Também se constatou o uso da Língua de Sinais e/ou do corpo em sua performance, do espaço e produção de vídeos como recurso pedagógico e produto final. Conclui que, dentre as possibilidades existentes, cabe ao mediador escolher as estratégias de mediação do livro sem palavras. Salienta-se que quanto maior o repertório de livros sem palavras do mediador ou do leitor, mais se pode conhecer as características e nuances de um texto visual e, por consequência, aprender e se apropriar da narrativa.
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