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DECOLONIALIDADE: CONSTRUÇÃO E COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO PARA UM ENSINO LITERÁRIO DEMOCRÁTICO
Marcela Abreu da Visitação

Última alteração: 2024-08-20

Resumo


Os padrões colonizadores existem e causam injustiças de diversos níveis. Por sua vez, a construção e o compartilhamento do conhecimento contribui para decolonialidade dos padrões coloniais e promover uma maior democracia. Logo, esta pesquisa pretende abordar como a decolonialidade contribuiu para a construção e o compartilhamento do conhecimento de forma a proporcionar um ensino literário democrático. O objetivo da pesquisa é apresentar conceitos sobre o que é decolonialidade e conceitos acerca da construção e compartilhamento do conhecimento, ambos com vieses da Ciência da Informação, e como a junção de ambos podem contribuir para promover um ensino literário democrático. Pretendemos proporcionar a construção de ideias acerca das terminologias apresentadas anteriormente e assim desenvolver uma reflexão crítica sobre. O procedimento metodológico compôs-se de cunho de revisão bibliográfica, com o intuito de desenvolver o conceito de decolonialidade na literatura com a contribuição dos conceitos de construção e compartilhamento do conhecimento frente a um ensino literário democrático, acerca da literatura consolidada no campo da Ciência da Informação e da área da Educação, a modo de contribuir com novas concepções. Conclui-se que os estudos acerca da temática sobre decolonialidade são uma forma de promover visibilidade de grupos vistos como marginalizados, decorrente da estrutura colonial, e a partir da contribuição da literatura acerca da construção e compartilhamento do conhecimento, proporcionar mecanismos para a disseminação de conhecimento, a nível de quebra de “padrões” colonial, e assim oportunizar ênfase para um ensino literário menos eurocêntrico e mais inclusivo.

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