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ACESSO À INFORMAÇÃO POR MEIO DA INTERNET PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E PÚBLICA NA BAHIA
Eunice de Jesus Santos, José Antonio Moreiro González

Última alteração: 2024-08-20

Resumo


Aborda-se o acesso e uso da informação por meio da Internet pelos professores da educação básica e pública na Bahia. A inquietação deste artigo nasce da pergunta: será que os professores das instituições educacionais públicas na Bahia estão preparados para atender as demandas do contexto atual com o uso da Internet? Quanto aos objetivos, busca-se identificar qual o tipo de acesso à Internet que empregam os professores na atividade docente, assim como determinar a utilização da informação digital na escola. Os dados são obtidos por intermédio da análise do conteúdo das enquetes aplicadas a oitenta e seis professores em resposta a um questionário on-line com quatro perguntas sobre acesso e uso da Internet na educação. Os resultados demonstraram que mais de 95% dos docentes têm acesso à Internet, seja com wi-fi na escola e/ou dados móveis para uso da informação digital. Contudo, os professores pesquisados sinalizaram os limites ao acesso da Internet para uso pedagógico. A má qualidade da Internet, há necessidade de uma melhor velocidade, ausência de equipamentos tecnológicos disponíveis para uso, a falta de Internet em algumas escolas e, às vezes, quando há presença da Internet na escola, o professor não tem as habilidades necessárias. Se infere a partir dos resultados desta pesquisa que o uso pedagógico ainda é incipiente na educação básica pública na Bahia, apesar dos professores terem acesso à Internet. Para melhorá-lo, precisa-se aumentar a qualidade da Internet nas escolas e aperfeiçoar a capacitação dos professores.


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