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ANÁLISE DIAGNÓSTICA DAS AÇÕES DOS BIBLIOTECÁRIOS E AUXILIARES DE BIBLIOTECA PARTICIPANTES DO PROGRAMA DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES DE VILA VELHA, ESPÍRITO SANTO
Ariane Callott Nascimento, Marta Leandro da Mata

Última alteração: 2022-08-22

Resumo


Este trabalho teve como objetivo geral diagnosticar as ações dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca da Rede de Bibliotecas Escolares da Prefeitura de Vila Velha, ES. Como objetivo específicos visou-se: a) caracterizar os participantes da pesquisa; b) verificar se produzem tutoriais e/ou guias para as BEs; c) identificar se elaboram conteúdos acerca das fontes de informação; d) averiguar as práticas pedagógicas dos bibliotecários na Rede. Em relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quanti-qualitativa. Realizou-se um encontro formativo com 71 participantes, contando com a participação de bibliotecários e auxiliares de biblioteca. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado, que foi respondido por 39 destes participantes. Os dados foram analisados de forma quanti-qualitativa e categorizados. Os resultados demonstram que a maioria dos participantes não produzem tutorias nas BEs. Por outro lado, em relação à produção de conteúdos sobre fontes de informação, destaca-se que a maioria dos participantes produziam. Verificou-se diversas ações pedagógicas eram realizadas nas BEs, como práticas de leitura e contação de história, pesquisa, fontes de informação e uso ético da informação. Os profissionais que atuam nas bibliotecas escolares de Vila Velha demonstraram estar desempenhando esforços para que possam melhor atender as demandas dos alunos e participarem ativamente no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

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