Última alteração: 2022-08-22
Resumo
A condução de processos de mudanças nas organizações da atualidade demanda estratégias e ações que oportunizem um efetivo compartilhamento de informações para que se desenvolvam. Este artigo tem como objetivo analisar a maneira pela qual uma organização pública conduziu o compartilhamento de informações de modo que se traduzisse em estratégias de comunicação e de aprendizagem organizacional durante a implantação de um sistema eletrônico de gestão de documentos. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Foram realizadas entrevistas com quatro integrantes da equipe gestora do projeto na instituição, cujo conteúdo foi analisado com o apoio do software Iramuteq através da aplicação das técnicas análise de similitude e nuvem de palavras. Por meio dos dados obtidos com a entrevista e das técnicas empregadas, foi possível perceber que os sujeitos responsáveis pela condução do processo de mudança no âmbito da organização reconheciam que o papel do compartilhamento de informação para a implantação do processo de mudança caracterizado pela implantação do novo sistema. Apesar disso, apontaram que algumas falhas no compartilhamento de informações possam ter sido a razão para sustentar algumas posturas de resistência e dificuldades dos usuários do novo sistema.