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MULHERES-MÃES DE SURDOS NA AGENDA 2030: CONTRIBUIÇÕES DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO
Ana Paula Pereira, Ana Maria Mendes Miranda, Adriana Rosecler Alcará

Última alteração: 2022-08-22

Resumo


Este estudo objetiva identificar contribuições da competência em informação para atender os objetivos e metas da Agenda 2030 no que tange às mulheres-mães de surdos. Consiste em pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e delineamento bibliográfico e documental. Constatou-se que as habilidades técnicas, habilidades informacionais e habilidades sociais, comunicacionais e afetivas encontram-se imbricadas à competência em informação e podem se constituir em fator para que as mulheres-mães de surdos tenham condições de atuar e participar da construção de uma sociedade equitativa, inclusiva e menos desigual para elas e seus filhos. Tais mulheres necessitam de informações sensíveis ao gênero, e, consequentemente, demandam informações e conhecimento sensíveis à questão das pessoas surdas, de modo que atuem socialmente para alcançar os objetivos da Agenda 2030. Conclui que quando as mulheres-mães de surdos desenvolvem a competência em informação estão internalizando habilidades que fundamentam o aprendizado pessoal (a nível individual) e de outras mulheres-mães coletivamente e neste caminho o bibliotecário pode contribuir.

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