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PERFIL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA DE ACORDO COM AS DIFERENTES GERAÇÕES E SUA INFLUÊNCIA NA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO
Última alteração: 2022-08-22
Resumo
A competência em informação pode proporcionar o saber aprender a qualquer pessoa desde a mais tenra idade até a longevidade. Quanto ao contexto e o percorrer da vida, todas as pessoas têm seus percursos, aos quais cada uma pertence a um período de nascimento e compartilha de experiências políticas, sociais e culturais, ao que se denomina geração. Nessa perspectiva, o estudo teve como objetivo verificar se há influência dessas diferentes gerações na competência em informação. A investigação quanto ao objeto foi descritiva, com delineamento de estudo de campo, de abordagem mista (quantiqualitativa). Foram participantes da pesquisa os estudantes de graduação do curso de Biblioteconomia, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O instrumento para coleta de dados foi o questionário com questões fechadas e abertas, enviado a todos os 127 graduandos matriculados no curso, via Google Forms, dos quais 42 responderam, tendo em sua composição estudantes das Gerações X, Y e Z. Na análise de dados, as questões quantitativas foram apresentadas em tabelas e/ou gráficos e as questões abertas foram categorizadas tematicamente para discussão dos resultados, correlacionando-as ao referencial teórico. Entre os resultados constatou-se para as três gerações dificuldades na identificação da necessidade informacional e no acesso à informação, também se observou, em um comparativo com o referencial teórico, que cada geração possui tanto características próprias, quanto das demais gerações. Sugere-se novos estudos com uma amostragem mais ampla e sem a influência psicológica sofrida devido ao distanciamento social e os receios causados pela pandemia da Covid-19.A competência em informação pode proporcionar o saber aprender a qualquer pessoa desde a mais tenra idade até a longevidade. Quanto ao contexto e o percorrer da vida, todas as pessoas têm seus percursos, aos quais cada uma pertence a um período de nascimento e compartilha de experiências políticas, sociais e culturais, ao que se denomina geração. Nessa perspectiva, o estudo teve como objetivo verificar se há influência dessas diferentes gerações na competência em informação. A investigação quanto ao objeto foi descritiva, com delineamento de estudo de campo, de abordagem mista (quantiqualitativa). Foram participantes da pesquisa os estudantes de graduação do curso de Biblioteconomia, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O instrumento para coleta de dados foi o questionário com questões fechadas e abertas, enviado a todos os 127 graduandos matriculados no curso, via Google Forms, dos quais 42 responderam, tendo em sua composição estudantes das Gerações X, Y e Z. Na análise de dados, as questões quantitativas foram apresentadas em tabelas e/ou gráficos e as questões abertas foram categorizadas tematicamente para discussão dos resultados, correlacionando-as ao referencial teórico. Entre os resultados constatou-se para as três gerações dificuldades na identificação da necessidade informacional e no acesso à informação, também se observou, em um comparativo com o referencial teórico, que cada geração possui tanto características próprias, quanto das demais gerações. Sugere-se novos estudos com uma amostragem mais ampla e sem a influência psicológica sofrida devido ao distanciamento social e os receios causados pela pandemia da Covid-19.
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