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A RELAÇÃO DE ORIENTAÇÃO CIENTÍFICA EM ARTIGOS EM COAUTORIA: UM ESTUDO NA ÁREA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL
Última alteração: 2019-08-20
Resumo
A colaboração científica é uma ação onde a obra do conhecimento entre aqueles que produzem ciência se compõe por meio de relações sociais, enriquecendo, teórico e metodologicamente qualquer pesquisa que venha a ser desenvolvida em qualquer averiguação a ser realizada. Trata-se de uma atividade de grande valor no âmbito acadêmico, possibilitando um melhor desenvolvimento na produção científica por contribuir para a visibilidade de instituições, grupos de pesquisas e cientistas. Neste sentido, esta pesquisa objetiva analisar a colaboração científica entre os pesquisadores que publicaram em três periódicos distintos da Ciência da Informação (Transinformação, Perspectivas em Ciência da Informação e Informação e Sociedade) no período de 2013 a 2017. Especificamente, objetiva observar os tipos de autoria mais usuais, dando enfoque a presença de autoria dupla nos artigos deste estilo, e identificar, nesta tipologia, a relação orientador – orientando, por meio de um estudo cientométrico. Em cada artigo, foi identificado o tipo de autoria presente: autoria simples, dupla ou de mais autores. Nos artigos publicados em autoria dupla, foram destacadas as relações orientando-orientador e a ordem dos autores ocupam na linha de autoria. Observou que a área da Ciência da Informação apresenta valores consideráveis de publicações em autorias dupla, sendo a maioria delas resultante de relações genealógicas. A partir deste resultado, identificou que em 90% das relações genealógicas, o primeiro autor é o orientando. Conclui que os resultados identificados nos periódicos da Ciência da Informação estão de acordo a literatura sobre a temática.
Palavras-chave
Colaboração científica; Coautoria dupla; Relação de orientação acadêmico-científica; Periódicos da Ciência da Informação
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