Portal de Eventos Acadêmico-Científicos do CIN/UEL, VIII Seminário em Ciência da Informação - SECIN

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A CRIAÇÃO DE UM MODELO CONCEITUAL DAS COMPETÊNCIAS DOCENTES NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL DA ETEC ANTONIO DEVISATE
Renata Pinheiro, Cássia Regina Bassan de Moraes

Última alteração: 2019-08-18

Resumo


A pesquisa tem como objetivo mapear as competências da formação contínua dos docentes com foco na preparação para o mundo do trabalho na Educação Profissional da Escola Técnica Antonio Devisate, situada em Marília, mantida pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, uma autarquia da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação através do Governo do Estado de São Paulo, onde se identificou a falta de informação de forma sistematizada pelo núcleo de gestão pedagógica da unidade escolar relacionado às atualizações docentes e suas competências como apoio nas práticas de socializações ao corpo docente. Para o mapeamento será utilizada a plataforma online, denominada Sistema Integrado de Gestão da Unidade de Recursos Humanos, com recorte no eixo Gestão & Negócios, através da recuperação de dados e será um guia norteador à Coordenação Pedagógica, na contribuição do fortalecimento e a socialização da formação contínua dos docentes em reuniões de planejamento e pedagógicas, entre a equipe gestora e os professores, com o intuito de proporcionar o crescimento da equipe, que se refletirá no ensino por excelência almejado na formação profissional de estudantes. Realizou-se inicialmente uma Revisão Bibliográfica e análise do ciclo de vida dos dados envolvido como primeira fase da pesquisa. Em uma segunda fase será construído um modelo conceitual, com um mapeamento para sistematização dos dados. Como resultados parciais têm-se uma descrição do campo informacional resultante, com o processo envolvido no contexto da pesquisa, com seus principais atores, onde aborda-se o detentor, o intermediário, os referenciados, e os usuários. Através de figuras e quadro é exibido o Ciclo de Vida dos Dados da pesquisa, nas fases de coleta, armazenamento, recuperação e descarte. Conclui-se que os estudos voltados à Ciência da Informação no contexto educacional podem colaborar com o crescimento da equipe de trabalho, envolvendo gestores e professores da unidade escolar.

Palavras-chave


Mapeamento de dados; Modelo conceitual; Formação contínua docente; Ciclo de Vida dos Dados.

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