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MEMES COMO DIÁLOGO CULTURAL EM BIBLIOTECAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO HIBRIDISMO CULTURAL
Bruna Daniele de Oliveira Silva, Deise Maria Antonio Sabbag

Última alteração: 2019-08-18

Resumo


Objetiva-se refletir acerca das culturas híbridas e bibliotecas públicas em relação a comunicação, recepção e apropriação do conteúdo digital. A metodologia foi do tipo exploratória, voltada para o mapeamento de conteúdos híbridos de informação no ambiente digital. As culturas híbridas situam-se onde a escrita, a leitura e o uso das mídias assumem um novo papel na criação e disseminação de informação, conhecimento e produtos devido a união de diversas mídias possibilitado pela Cibercultura. O uso de memes como ferramenta de comunicação com os usuários em bibliotecas públicas demonstra a importância de estabelecer um diálogo cultural com a comunidade. As mídias digitais colaboram para esse diálogo tanto no ambiente digital quanto no ambiente físico de uma unidade de informação. Explorar novas formas de se comunicar com seu público, fazendo uso dos recursos digitais, pode ser determinante para o futuro dos equipamentos culturais. Conclui-se que a biblioteca pública é um dos equipamentos mais relevantes para integrar conteúdos digitais ao ambiente físico da unidade, de forma a desenvolver letramentos a partir do hibridismo cultural.

Palavras-chave


Cultura Híbrida; Memes; Biblioteca Pública; Cultura Participativa; Cibercultura

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