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FLUXO INFORMACIONAL DA PARTITURA MUSICAL: DA COMPOSIÇÃO À PRODUÇÃO DOCUMENTAL
Daniel Ferné Audi, Marcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano

Última alteração: 2019-08-20

Resumo


Por ser uma arte do tempo, a música só existe enquanto soa, ou seja, enquanto a sequência de vibrações sonoras está ocorrendo. Resta depois, a partitura, o instrumento, o músico, isto é, os meios que a criaram. Aqui se pretende entender de forma sucinta como funciona a gestão documental, seus fluxos informacionais e como tudo isso se relaciona com o documento mais importante do ramo musical: a partitura. A área sobre informação musical ainda é bastante limitada. São poucos os estudos preocupados em tratar música como informação, como recuperá-la, organizá-la e tratá-la. Entretanto, ainda não se tem claro como funciona o fluxo informacional de documentos musicais. Cuidar de documentos musicais sempre foi um desafio para a área, pois para dar o tratamento apropriado a esse tipo de registro é preciso, também, um conhecimento abrangente sobre musicologia, algo incomum para um profissional da informação. Por meio de uma pesquisa teórica e qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, e utilizando-se a pesquisa bibliográfica como procedimento metodológico, foi traçado um fluxo para tal documento que servirá a entender e monitorar o documento musical, nesse caso, a partitura. Espera-se poder ajudar com a organização do documento musical.

Palavras-chave


Fluxo informacional. Partituras. Informação musical.

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