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GERAÇÃO DE IDEIAS PARA SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS
Última alteração: 2019-08-18
Resumo
A proposta deste artigo, de caráter prático, é apresentar ideias de serviços e produtos informacionais voltados às bibliotecas universitárias públicas, a partir do processo de inovação e das demandas dos nativos digitais. O objetivo do estudo foi identificar serviços informacionais que essa parcela de usuários gostaria que fossem disponibilizados pelas bibliotecas, para que elas possam ser utilizadas como um espaço de lazer e entretenimento, no qual o acesso à informação é consequência. Realizou-se uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, utilizando o estudo de caso como método. O processo de coleta de dados foi realizado na Biblioteca Central (BC) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) por meio de um grupo de foco, envolvendo 17 estudantes de diversos cursos de graduação que utilizam a biblioteca ao menos três vezes na semana. A análise dos dados permitiu uma melhor compreensão relacionada à visão dos graduandos sobre os serviços da biblioteca, considerada um ambiente importante academicamente, mas não um local atrativo. Os resultados mostram que, mesmo descontentes com aspectos relacionados à infraestrutura e ao ambiente, os estudantes sentem-se satisfeitos com o atendimento dos bibliotecários e com o acervo da unidade. Com base nas respostas obtidas, este trabalho apresenta algumas ideias para aplicação nos serviços de informação em bibliotecas universitárias, como por exemplo salas com isolamento acústico e cabines fechadas para estudo individual. Diante do exposto, percebe-se que há necessidade de investimento de recursos financeiros para implementação dessas ideias, e consequentemente, para que a biblioteca seja considerada inovadora.
Palavras-chave
Serviços de Informação; Bibliotecas Universitárias; Inovação; Nativos Digitais.
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