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MEDIAÇÃO ORAL DA LITERATURA PARA BEBÊS
Última alteração: 2019-08-20
Resumo
A presente pesquisa propõe refletir a respeito da importância da leitura na vida do indivíduo e a necessidade da mesma ser desenvolvida de modo amplo envolvendo os conhecimentos linguísticos, visuais e auditivos. Destaca que a oralização da literatura contribui na formação do leitor desde a infância. Utiliza a pesquisa básica, sua tipologia é exploratória, tem abordagem qualitativa com delineamento bibliográfico e documental. Para tanto a pesquisa tem como objetivo geral: realizar uma revisão na literatura nas áreas da Informação e Comunicação, em língua portuguesa buscando subsídios sobre aspectos que envolvem a mediação da literatura para bebês. Foi possível apontar a existência de leis, programas e projetos que viabilizam os espaços para a promoção da leitura, no entanto, as iniciativas são poucas e é preciso ir além, para que de fato o acesso à leitura seja garantido a todos, pois não basta apenas criar projetos é necessário também, ter condições de mantê-los. Conclui-se que quanto mais significativas forem as relações entre mediador - leitor, existirá mais envolvimento e comprometimento em relação às mudanças que se apresentam. Vale frisar que não basta que as crianças tenham acesso aos livros, é preciso uma mediação lúdica, livre, sem regras, pois o diferencial está em possibilitar experiências repletas de criatividade, que potencializem o desejo e as formas de uso do livro. Nos berçários, por exemplo, os livros certamente são uma potente ferramenta que unem adultos e crianças na produção de uma nova cultura de uso do objeto livro.
Palavras-chave
Mediação oral da literatura. Leitor bebê.
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