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COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E TEORIA DA COMPLEXIDADE: UMA VALORIZAÇÃO DA MULTIPLICIDADE DE CONHECIMENTO
Mariana Rodrigues Gomes de Mello, Selma Leticia Capinzaiki Ottonicar, Daniel Martínez-Ávila, Ellen Valotta Dias Borges

Última alteração: 2019-08-18

Resumo


O pensamento complexo confirma a importância da integração das múltiplas espécies de conhecimentos como o científico, o filosófico, o artístico e o senso comum. Alguns desses conhecimentos influenciam na construção do conteúdo de um domínio ou teoria. A competência em informação envolve os processos, habilidades e experiências das pessoas para aprenderem no decurso do tempo. Agrega, portanto, múltiplas ideias, teorias e práticas, tal como a proposta da Teoria da Complexidade. Baseado em tais reflexões, o objetivo de pesquisa incide em refletir de que modo a Teoria da Complexidade pode contribuir com o arcabouço teórico e prático da competência em informação. Os resultados e discussões demonstram que a valorização de outras formas de saberes, que não apenas os científicos, contribuem para o avanço dos conceitos sobre competência em informação, inclusive influenciando na práxis. Pesquisas em outros continentes têm agregado novas perspectivas acerca da temática. Conclui-se que novos grupos sociais têm sido foco das pesquisas de competência em informação a fim de compreender como os indivíduos vivenciam a prática informacional e a transformam em conhecimento ao longo de suas vidas.


Palavras-chave


Competência em informação, Teoria do Conhecimento, Complexidade, Ciência da Informação.

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