Portal de Eventos Acadêmico-Científicos do CIN/UEL, V Seminário em Ciência da Informação

Tamanho da fonte: 
A INDÚSTRIA FONOGRÁFICA NOS TEMPOS DA INTERNET: como a pirataria pode servir de modelo para combater a própria pirataria - as experiências Jamendo e Trama Virtual/Álbum Virtual
André Pequeno dos Santos

Última alteração: 2013-07-02

Resumo


A constante queda nas vendas de álbuns e a consequente diminuição nos lucros fez soar o sinal de alerta da indústria fonográfica. O livre compartilhamento das músicas configura ao mesmo tempo o potencial democrático da internet e descortina as ações chamadas de pirataria digital, baseadas na apropriação ilegal dos direitos autorais. A indústria fonográfica parece não entender este fenômeno aparentemente irreversível e tenta de todas as formas fechar o cerco contra os usuários da web. Não entendem, no entanto, que tais práticas fundadas no livre conteúdo compartilhado podem consolidar novas ações baseados num modelo em que o grátis pode servir tanto como modelo econômico quanto uma forma de compartilhamento, disseminação, produção e inovação cultural. São a partir de iniciativas como o Trama Virtual/Álbum Virtual e Jamendo que parecem surgir boas alternativas para a indústria fonográfica trabalhar novos modelos e se adequar a uma realidade imposta pela comunidade virtual. 


Palavras-chave


Indústria fonográfica; Internet; Pirataria; Compartilhamento; Música.

Texto completo: PDF