Última alteração: 2013-07-02
Resumo
Comportamento informacional envolve habilidades que podem ser identificadas e melhoradas na competência de reconhecer uma necessidade de informação, efetuar sua busca, avaliar o resultado obtido e decidir a melhor forma de seu emprego. Este artigo descreve as concepções e a fundamentação teórica, situa a metodologia, a organização do corpus e as ações desenvolvidas no âmbito do projeto de pesquisa em andamento, intitulado “Comportamento informacional das comunidades discente e docente da Universidade Estadual de Londrina”(UEL). A primeira aplicação do instrumento de coleta está possibilitando acesso a um conjunto preliminar de dados que já permite mostrar as condições preparadas para inferir acerca dos perfis de comportamento informacional identificados entres os atores das comunidades docente, discente e de funcionários técnico administrativos da UEL. Aponta-se aqui, por enquanto, apenas o modo como os instrumentos de coleta de dados foram construídos com base nos princípios extraídos dos cinco padrões de competência informacional da American Library Association (ALA). Apresenta-se, como resultado parcial, o percurso metodológico realizado, bem como a conexão entre objetivos gerais e específicos e o modo como estão refletidos nos três instrumentos de coleta de dados elaborados.