Última alteração: 2013-07-02
Resumo
A informação exerce fundamental relevância na influência de escolhas, decisões e interesses. Por isso, torna-se indispensável, levando a formação de substâncias que possam fazer a diferença entre desejos e necessidades. A busca pela informação remete para a solução de um problema e o seu tratamento torna-se fundamental. Nesse contexto, a pesquisa busca analisar o tratamento da informação no arquivo do Comando Geral da Polícia Militar da Paraíba (CGPM), tendo em vista diagnosticar e propor uma ficha de descrição documental. A parte teórica relata com clareza a informação, sua gestão e como esta pode desenvolver um favorecimento para a instituição. O trabalho é de caráter exploratório e consiste em um estudo de caso, com a abordagem qualitativa. Com os resultados adquiridos, notou-se que a documentação da Polícia Militar da Paraíba não passou por um tratamento das suas informações gerando assim, atrasos na sua recuperação. Com a implantação da ficha de descrição facilita-se a informação de uma forma mais compreensível e eficaz. Acredita-se que com a aplicabilidade dessas fichas no arquivo do Comando Geral pode-se fazer uma das funções principais em relação ao documento arquivístico – recuperar a informação e expandir para os seus subordinados – enfatizando a informação como uma ferramenta funcional e especial.