Portal de Eventos Acadêmico-Científicos do CIN/UEL, IV Seminário em Ciência da Informação

Tamanho da fonte: 
(IN)FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM ARQUIVOLOGIA SOB PERSPECTIVA DISCENTE
Luciana Ferreira da Costa, Francisca Arruda Ramalho

Última alteração: 2011-07-30

Resumo


Analisa o comportamento de busca e o uso de informação dos estudantes do Curso de Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a partir do conceito de (In)formação Profissional. Constitui-se em um estudo de usuários. Do universo de 190 alunos, pesquisou-se uma amostra de 100 (53%). A investigação apresenta natureza descritiva, sob enfoque metodológico qualitativo com aporte quantitativo, utilizando-se, para coleta de dados, de questionário, e para análise dos resultados, a análise por categorias. Identificou-se as necesidades informacionais, fontes e canais de informação utilizadas e as barreiras informacionais que os alunos enfrentam. Os resultados evidenciam que os estudantes buscam se informar por exigências acadêmicas, profissionais e sociais, bem como para ampliarem seus conhecimentos. Desse modo, o grupo pesquisado demonstra um perfil diversificado no que tange aos papéis que um usuário da informação pode exercer quando da (in)formação profissional em Arquivologia.

Palavras-chave


(In)Formação Profissional; Estudo de Usuários; Arquivologia; Universidade Federal da Paraíba;

Texto completo: PDF