Portal de Eventos Acadêmico-Científicos do CIN/UEL, IV Seminário em Ciência da Informação

Tamanho da fonte:
Blog Internautis e o curso de informática da Universidade Aberta à Terceira Idade da UNESP de Marília
Laura Akie Saito Inafuko, Ana Maria Jensen Ferreira da Costa Ferreira, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Thabyta Giraldelli Marsulo, Gabriel Oblasser dos Santos

Última alteração: 2011-07-27

Resumo

Para proporcionar ambientes de inclusão social por meio do compartilhamento de experiências e conhecimento, a Universidade Estadual Paulista (UNESP) abriu suas portas e criou o projeto de extensão universitária Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), oferecendo atividades voltadas para o interesse de pessoas a partir dos 55 anos de idade. Destacam-se os cursos de informática que promovem o ensino das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como proposta de inclusão dos alunos idosos na Sociedade da Informação. Os cursos de informática objetivam incluir os alunos no mundo digital por meio do uso das tecnologias e do acesso a informações relevantes de acordo com suas necessidades atuais, e orientá-los sobre o uso responsável das informações disponibilizadas em ambientes informacionais da World Wide Web. Foi criado o blog Internautis (http://internautis.wordpress.com) para disponibilizar o cronograma de atividades e o conteúdo das aulas, bem como para interação e comentários dos alunos. No decorrer do curso, foi possível observar a evolução no processo de aprendizagem, a elevação na auto-estima dos alunos e o desenvolvimento de competências informacionais digitais, possibilitando maior integração no convívio social e familiar, a partir da utilização de recursos tecnológicos para comunicação e produção intelectual. Além disso, os alunos têm auxiliado as pesquisas acadêmicas dos professores a partir da observação dos alunos durante as atividades de utilização de ambientes informacionais digitais colaborativos, bem como das discussões realizadas nas aulas. Assim, as aulas de informática e o contato direto com o público-alvo das pesquisas possibilita aos professores do curso uma observação mais detalhada das necessidades dos idosos gerando resultados mais satisfatórios e uma integração intergeracional dos alunos da UNATI com os alunos de graduação e de pós-graduação vinculados ao curso de graduação em Biblioteconomia, ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e ao Grupo de Pesquisa–Novas Tecnologias em Informação (GP-NTI).

Palavras-chave

Inclusão digital. Idosos. Envelhecimento humano. Tecnologias de informação e comunicação. Ambientes digitais.

Texto completo: PDF