Portal de Eventos Acadêmico-Científicos do CIN/UEL, IV Seminário em Ciência da Informação

Tamanho da fonte: 
CONTRIBUIÇÕES DOS COLÉGIOS INVISÍVEIS E DOS BLOGS NA DISSEMINAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Adriana Aguilera Gonçalves, Ana Esmeralda Carelli, Claudia Regina Cicon, Lúcia Regina Marques Giordano

Última alteração: 2011-07-30

Resumo


Na atualidade, ações de disseminação e compartilhamento de informações, conhecimentos, idéias e experiências, fortalecem indiscutivelmente a consolidação de uma ciência colaborativa.  Neste contexto, os blogs, se mostram como uma ferramenta que apresenta características que preponderam estes preceitos, já que assim como os Colégios Invisíveis, possibilitam a troca de informações e conhecimentos, a interação entre pessoas e/ou grupos com interesses comuns, eliminando inclusive barreiras geográficas. Nesta perspectiva, faz-se uma discussão sobre esta temática e tendo a literatura como aporte, busca-se uma reflexão da importância da inserção de ferramentas da Web 2.0, especialmente dos blogs, como recurso de comunicação e interação no meio científico. Conclui que os blogs podem ser cada vez mais utilizados como ferramenta de comunicação científica, haja vista, que propiciam uma conversação contínua entre pesquisadores e favorecem a construção do conhecimento coletivo, contribuindo desta forma, para a evolução da ciência.



Palavras-chave


Comunicação científica; Blogs; Colégios Invisíveis

Texto completo: PDF