Portal de Eventos Acadêmico-Científicos do CIN/UEL, IV Seminário em Ciência da Informação

Tamanho da fonte: 
Cultura e comunicação informacional como fatores influenciadores da construção de conhecimento em ambientes empresariais
Cassia Dias Santos, Marta Lígia Pomim Valentim

Última alteração: 2011-07-30

Resumo


As organizações diante de um cenário de constantes transformações necessitam buscar no conhecimento a base para sua sobrevivência, já que esse elemento aplicado e direcionado estrategicamente propicia uma atuação dinâmica e competitiva diante do mercado internacionalizado. O bom desempenho organizacional depende essencialmente de informação e conhecimento, cuja geração está presente nos diversos setores que compõem a organização, além disso, é fundamental a valorização das pessoas que nela atuam, pois são os colaboradores da organização os produtores e usuários de informação e conhecimento. Nesse contexto, a cultura e a comunicação informacional influenciam a construção e o compartilhamento de informação e conhecimento sendo, portanto, fatores essenciais neste tipo de ambiente, uma vez que proporcionam que melhores estratégias e ações sejam realizadas eficazmente. O comportamento dos indivíduos sejam eles positivos ou negativos estão relacionados à cultura e à comunicação existente nesse ambiente, assim como justificam o modo de pensar, agir e sentir em relação à missão e aos objetivos da organização. Por isso, a falta de uma gestão voltada à cultura e à comunicação informacional pode causar situações de conflito e influenciar o desenvolvimento da própria organização. Dessa forma, a presente pesquisa busca analisar como a cultura e a comunicação informacional influenciam a construção e o compartilhamento de conhecimento em ambientes empresariais. Considera-se, portanto, a influência que a cultura e a comunicação informacional possuem para propiciar um ambiente empresarial favorável ao reconhecimento, geração, compartilhamento, socialização e uso do conhecimento.



Palavras-chave


Cultura informacional; Cultura organizacinal; Comunicação Informacinal; Comunicação Organizacional: Gestão do Conhecimento.

Texto completo: PDF