Portal de Eventos Acadêmico-Científicos do CIN/UEL, IV Seminário em Ciência da Informação

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UMA EQUIPE DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Paula Carina de Araújo, Maria Emilia Pecktor de Oliveira, Helena de Fátima Nunes Silva, Newton Corrêa de Castilho Junior

Última alteração: 2011-07-26

Resumo


Caracteriza a gestão do conhecimento (GC) como um modelo de gestão voltado para a criação, disseminação e uso do conhecimento no auxílio ao desempenho organizacional e identifica as práticas de GC existentes no cotidiano de uma equipe de desenvolvimento de software. Estudo de natureza qualitativa e descritiva sobre o compartilhamento de informação e conhecimento para a melhoria dos processos, aprendizado coletivo, busca de inovação e obtenção de vantagem competitiva. Coleta dados junto à equipe de 15 pessoas por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas.  Constata que ainda existem conflitos no que tange às terminologias adotadas pela teoria da GC e que a falta de comunicação interna afeta negativamente o processo de compartilhamento de informações, o que pode acarretar dificuldades também para a implementação de um programa de GC. Identifica que  existem práticas de GC entre a equipe, mesmo que elas ainda não sejam bem estruturadas e reconhecidas por todos os colaboradores, são elas: memória organizacional, benchmarking, educação corporativa e sistemas de informação. Conclui que um dos resultados da implementação de práticas de GC na organização é a retenção do conhecimento, imprescindível para garantir que os processos, técnicas, estratégias e metas da organização não sejam afetados ou adiados caso o especialista deixe a organização. A retenção de conhecimento garante processos de inovação mais ágeis e seguros. Considera que a identificação das práticas que promovem a retenção de conhecimento é o primeiro passo para que as organizações implementem ferramentas e práticas apropriadas às suas estratégias e aos seus colaboradores.


Palavras-chave


Gestão do conhecimento; Compartilhamento de informação e conhecimento; Práticas de gestão do conhecimento.

Texto completo: PDF