Portal de Eventos Acadêmico-Científicos do CIN/UEL, IV Seminário em Ciência da Informação

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ANÁLISE DE COCITAÇÃO DOS ARTIGOS PRODUZIDOS PELOS DOCENTES DO PPGCI NA LINHA DE PESQUISA “PRODUÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO” DA UNESP/MARÍLIA.
Bruno Henrique Alves

Última alteração: 2011-07-26

Resumo


Nesta pesquisa objetivou-se analisar a citação e cocitação dos 43 artigos científicos produzidos pelos docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP – Campus de Marília, na linha de pesquisa “Produção e Organização da Informação, no período de 2002 a 2006. Justifica-se a escolha desta linha de pesquisa pelas seguintes razões: constitui umas das iniciantes do programa; é temática central na área de Ciência da Informação em seus processos de análise, síntese, condensação, representação, disseminação e recuperação do conteúdo informacional; o programa apresenta trajetória de produção consolidada na área, ratificada pelo conceito 5, atribuído pelo Capes. Como procedimento de pesquisa levantou-se os dados a  partir dos 43 artigos publicados em periódicos pelos docentes do PPGCI/UNESP/Marília, onde constaram o conjunto de referências dos trabalhos foi realizada uma triagem e limpeza geral nas citações, que colocadas em ordem alfabética, possibilitaram verificar os autores mais citados.Tendo em vista o grande volume de dados, foram considerados autores mais citados aqueles que receberam 5 ou mais citações totalizando 20 autores. A seguir, construiu-se a matriz quadrada e simétrica de tamanho 20x20 autores, registrando-se a frequência de cocitação entre os autores mais citados. Utilizou-se o Software Pajek, a fim de mapear e visualizar a relação entre estes 20 autores  que receberam ao menos 5 citações e que foram cocitados de forma pareada. Com resultados, registraram-se a presença tanto de autores da área específica em estudo, como de outros que, fazendo interface com área, oferecem subsídios epistemológicos e teóricos. Em relação à rede de cocitação, pode-se concluir que os pesquisadores citantes dos 43 trabalhos atribuem alto coreconhecimento entre os autores cocitados da rede, criando uma associação de significados de conteúdos trabalhados, na medida em que fazem, no geral, intensa referência simultânea aos autores citados.


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