Portal de Eventos Acadêmico-Científicos do CIN/UEL, VIII Colóquio em Organização, Acesso e Apropriação da Informação e do Conhecimento (COAIC)

Tamanho da fonte: 
PRÁTICA TERMINOLÓGICA PARA ATUALIZAÇÃO DE VOCABULÁRIOS CONTROLADOS A PARTIR DA EXTRAÇÃO AUTOMÁTICA DE TERMOS COM O USO DE SOFTWARES
Larissa Kawana Passos Benatto Perandre Pereira, Francisco Carlos Paletta, Marcos Antonio de Moraes

Última alteração: 2024-08-22

Resumo


A prática terminológica é datada de pelo menos três séculos, advinda das necessidades de denominar conceitos à termos e informações específicas em diversas áreas do conhecimento. Apesar dos procedimentos manuais serem grande parte da metodologia de um trabalho terminológico, esses processos demandam tempo excessivo, especialmente nas etapas iniciais da trajetória do estudo, e diante disso, busca-se por mecanismos tecnológicos mais rápidos e eficientes para otimizar essas etapas. A questão prioritária deste estudo é demonstrar que há necessidade do emprego de ferramentas tecnológicas como parte da metodologia que possa auxiliar nos procedimentos do trabalho terminológico manual sendo fundamental para otimizar essas práticas e obter resultados mais eficientes. O objetivo deste estudo é demonstrar através de uma análise comparativa como as metodologias automatizadas podem ser benéficas nas etapas do processo de trabalho terminológico na atualidade, apontando as características do trabalho automatizado ou semiautomatizado a partir de uma análise teórica de softwares de indexação e de prospecção de dados que fazem mineração textual em documentos de informação. A metodologia utilizada neste estudo será a análise de conteúdo com caráter descritivo. Os resultados apresentam alguns softwares de indexação e mineração de textos, suas características, funcionalidades e aplicações no campo da indexação e representação de documentos informacionais. O estudo conclui que é inevitável o auxílio da tecnologia no trabalho terminológico proporcionando redução de tempo e melhora na produtividade do profissional. Algumas percepções apenas são possíveis por meio das competências humanas, tais como a determinação e atribuição de unidades lexicais especializadas que possam complementar a representação do documento informacional.

Texto completo: PDF